Zombioska

Uma TC pra Doom muito bem trabalhada e com muito sangue verde.


11 de novembro de 2024

Zombioska é uma conversão total single player pra Doom 2 que transforma este clássico FPS da id Software num jogo de zumbis, que são criados continuamente a partir de uma misteriosa substancia pegajosa. Foi desenvolvido por Tonton Mayonnaise (Mayoga) e lançado inicialmente em 20 de março de 2020.

O mod altera praticamente tudo no Doom, incluindo monstros, armas, mapas, HUD, efeitos sonoros e gráficos. A gameplay, inclusive, também revisada substancialmente, trazendo menos linearidade, novas mecânicas e um interessante modo sandbox.

Um dos pontos marcantes do Zombioska é sua pegada humorística, apesar da temática que envolve mortos-vivos e sua violência animada (inclusive com desmembramentos), mas, como tudo é colorido e cartunesco, não tem nada de muito impressionante, pelo menos até onde pude ver.

Vídeos

Temos um vídeo oficial de lançamento do Zombioska.

Acima, o canal U42 traz 40 minutos de jogatina do mod.

Sinopse

Em Glaviota, um país fictício do Leste, cientistas conduzem experimentos arriscados com uma substância misteriosa: a Gosma Roxa (“Purple Goo”). Descobriram que essa gosma possui uma habilidade inusitada e assustadora – ela revive os mortos! No entanto, um acidente catastrófico ocorre quando você, Ivanov, novo trabalhador do centro de pesquisa, acidentalmente aperta o botão errado, causando a explosão do reator e espalhando a Gosma Roxa por todo o país. O resultado? Um surto de zumbis fora de controle.

Agora, armado com qualquer coisa que encontrar – de uma simples concha de sopa a armamentos mais potentes – é sua missão enfrentar hordas de mortos-vivos através de diversos níveis não lineares. Além de lutar contra os zumbis, é preciso coletar a essência zumbi que eles deixam ao serem derrotados e usar um spray especial para neutralizar os focos de Gosma Roxa que continuam gerando inimigos sem parar. Está nas suas mãos limpar essa bagunça sobrenatural e salvar Glaviota antes que seja tarde demais!

Funcionalidades

  • Progressão de níveis não linearExplore os cenários à sua maneira, com liberdade para escolher diferentes caminhos e enfrentar os desafios do seu jeito.
  • Ação rápida e intensa – Prepare-se para combates frenéticos e enfrentamentos rápidos contra hordas de zumbis implacáveis.
  • 4 categorias de armas – Diversidade de armamentos para enfrentar as ameaças, desde utensílios inusitados até poderosos arsenais.
  • Arsenal grande e variado – Encontre e utilize diferentes armamentos ao longo do caminho, garantindo novas maneiras de destruir os mortos-vivos.
  • Explosões – Espalhe caos e destruição com explosões que deixam o cenário ainda mais caótico.
  • Tripas, sangue e gosma verde – Bastante violência visual, como cenas de gore com direito a muito sangue verde dos zumbis.
  • Para finalizar um nível – Abra o console do jogo e digite o comando « puke 303 » para concluir o estágio.
  • Zumbis engraçados – Como já dito, Zombioska tem uma pegada humorística e cartunesca.
  • Sprites, texturas e sons personalizados – Também já falei sobre isso.

Níveis de dificuldade

Outra funcionalidade em destaque são os níveis de dificuldade, que trazem não apenas mais desafio, mas alteram outros aspectos do Zombioska de forma considerável:

  • Soo easy – Enfrente poucos zumbis, que são facilmente eliminados com um único tiro.
  • Easy – Alguns zumbis começam a mostrar resistência, permanecendo de pé mesmo após perderem a cabeça, o peito ou os braços.
  • Butt kicking – Encare grandes quantidades de zumbis resistentes, que continuam avançando mesmo quando mutilados.
  • Rotting hell – Prepare-se para um verdadeiro inferno, com zumbis que se recusam a cair, mesmo sem cabeça, peito ou braços.
  • Guts and brains – No nível mais desafiador, os zumbis são incansáveis: eles caem, mas logo se levantam, mesmo com partes do corpo ausentes.

Curiosidades

  • O autor fez um remake aprimorado do Zombioska na forma do Undead Zombies Do Not Live, que apresenta novos mapas, sprites redesenhados e zumbis mais resistentes que se desfazem quando levam dano.
  • Achei o comportamento dos NPCs do Zombioska algumas vezes parecidos com os humanos saudáveis da série Infectonator. Aliás, segundo U42 (de um dos vídeos), diz que estes personagens bloqueiam seu caminho às vezes e pode ser um pouco chato encontrar os últimos zumbis, o que é um ponto negativo no tocante à jogabilidade.
  • Num dos links de download oficiais do mod, diz que você é um extraterrestre, membro do ASS (Alien Secret Service). Mas essa informação não consta em nenhuma das outras descrições oficiais do Zombioska. Talvez, o autor desistiu dessa ideia e esqueceu de atualizar neste link.

Screenshots

Compatibilidade

O Zombioska é compatível com o GZDoom e o LZDoom, sendo que ele já vem com esses dois ports e o IWAD da Phase 2 do Freedoom no seu pacote de download. Portanto, basta arrastar e soltar o ZOMBIOSKA.pk3 no lzdoom.exe para jogar rapidamente. Não deu certo aqui com a versão do GZDoom do pacote (acho que é a 4.3.3), e sim com o GZDoom 4.12.2 com o IWAD do Doom II: Hell on Earth.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!