Zombies Ate My Neighbors TC

Remake clássico de um clássico dos anos 90 em cima do clássico dos anos 90.


12 de novembro de 2024

Zombies Ate My Neighbors TC é um mod standalone pra Doom que transforma este jogo em uma versão em primeira pessoa do run and gun repleto de elementos de clássicos de terror Zombies Ate My Neighbors (1993). Foi desenvolvido por Dude27th e lançado inicialmente, em versão demo, em 19 de maio de 2016.

Trata-se de uma conversão total que realmente altera tudo no FPS, o que inclui gráficos, efeitos sonoros, jogabilidade, armas, mapas, inimigos e vários outros elementos, embora tudo tentando manter a essência do Zombies Ate My Neighbors original da forma mais fiel possível, o que é um trabalho extraordinário, ainda mais considerando que o game de 1993 é um jogo de tiro com perspectiva superior.

O Zombies Ate My Neighbors TC é muito popular, com certeza um dos seletos mods que transcenderam a comunidade do Doom, realmente furando a bolha. Diria com alguma segurança que isso é devido não apenas por ser um remake de um clássico cult muito querido baseado no único jogo possível, como também pelo fato de ser um trabalho muito sólido e consistente em praticamente todos os seus aspectos.

Vídeos

No vídeo acima, o próprio Dude27th demonstra a versão mais atual (até o momento desta publicação) do Zombies Ate My Neighbors TC.

Temos também a live do canal Defenestrando Jogos onde o Celso mandou essa belezinha de mod. Eu estava assistindo ao vivo neste dia.

Gameplay

Neste mod, o jogador assume o papel de Zeke ou Julie em uma perspectiva de primeira pessoa. O objetivo principal é resgatar sobreviventes em mapas recriados com base no Zombies Ate My Neighbors original, enfrentando uma série de inimigos icônicos, antes que sejam mortos pelos monstros. O jogador precisa explorar o ambiente em busca de sobreviventes, com atenção especial para evitar emboscadas de inimigos. As fases incluem locais como ruas suburbanas, cemitérios, shoppings e hospitais, todos inspirados nos níveis originais de Zombies Ate My Neighbors.

O mod apresenta situações onde o jogador deve encontrar os sobreviventes em labirintos enquanto evita ataques de adversários variados, como zumbis, bonecos possuídos e outros monstros, cada um com fraquezas próprias e muitos inspirados em filmes famosos. Por exemplo, inimigos sobrenaturais, como vampiros, podem ser vulneráveis a armas ou itens específicos. Outros são particularmente difíceis de lidar, como o que parece o Jason Voorhees, que pode atravessar os sebes dos labirintos e causar dano intenso. Tem também tipos como “Chucky Dolls”, quase invencíveis, pois só podem ser derrotados apenas temporariamente antes de ressurgirem. Alguns itens dos armários podem atacar o jogador.

O arsenal reflete os do game original, variando de artefatos convencionais até equipamentos mais inusitados, como brinquedos e power-ups. Há, por exemplo, poções para transformar o jogador em um monstro temporariamente, palhaços infláveis, cruz, pistolas de água, refrigerantes e até um lança-foguetes, e cada arma tem uma eficácia específica contra certos inimigos, como já dito. Há também um radar disponível para ajudar a localizar sobreviventes pelo mapa, semelhante a um sistema do game original, e algumas paredes podem ser destruídas para liberar o caminho.

Funcionalidades

Dando uma olhada nos changelogs, consegui peneirar algumas funcionalidades em destaques do Zombie Ate My Neighbors TC:

  • Vários novos mapas, como Titanic Toddler, Toxic Terrors, Mushroom Men, No Assembly Required, Weeds Gone Bad eMars Needs Cheerleaders.
  • A trilha sonora fiel ao jogo original que traz um toque nostálgico. Se bem me lembro, dá pra alternar a BGM entre as versões de Mega, SNES e Lame Genie Covers.
  • Vários novos inimigos, como Frankenstein, Titanic Toddler, Bolhas Vermelhas e Marcianos.
  • Inclui ferramentas de modificação, facilitando personalizações e expansões futuras, além de reworks e add-ons.
  • Biblioteca ACSUtils adicionada, com novos actors de itens para GZDoom Builder. Isso deve ampliar as possibilidades de design de mapas e funcionalidades específicas.
  • Animação de tela de título widescreen incluída.
  • Standalone – Já vem com os bagulhos todos pra rodar.
  • Co-op, com ajuste nas posições iniciais dos jogadores para melhorar a experiência em multiplayer.

Curiosidades

  • Pra quem não conhece, Zombies Ate My Neighbors é um clássico da LucasArts dos anos 90 onde os jogadores controlam Zeke e Julie, dois adolescentes que enfrentam hordas de monstros inspirados em filmes de terror, usando armas inusitadas como pistolas d’água e refrigerantes explosivos para salvar seus vizinhos. Com uma estética divertida e referências a clássicos do gênero, o game conquistou fãs pelo humor e pela jogabilidade criativa, embora tenha sido censurado em algumas regiões, onde foi lançado como Zombies. Apesar de não ter sido um sucesso comercial imediato, Zombies Ate My Neighbors ganhou status cult e uma sequência, Ghoul Patrol, sendo relançado em 2021 em uma coleção para consoles modernos e PC.

Screenshots

Compatibilidade

Como supracitado, o Zombies Ate My Neighbors TC é um mod standalone que já vem com tudo necessário para rodar, inclusive o próprio IWAD (no caso, ZAMN_MAIN.ipk3) o GZDoom 4.3.3 (para máquinas mais potentes) e LZDoom 3.88a (para configurações mais modestas e Windows 32-bit). Tem mais informações nos arquivos README.txt e ZAMNTCHowToPlayCoOp.txt, incluídos no download.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!