Remake clássico de um clássico dos anos 90 em cima do clássico dos anos 90.
Zombies Ate My Neighbors TC é um mod standalone pra Doom que transforma este jogo em uma versão em primeira pessoa do run and gun repleto de elementos de clássicos de terror Zombies Ate My Neighbors (1993). Foi desenvolvido por Dude27th e lançado inicialmente, em versão demo, em 19 de maio de 2016.
Trata-se de uma conversão total que realmente altera tudo no FPS, o que inclui gráficos, efeitos sonoros, jogabilidade, armas, mapas, inimigos e vários outros elementos, embora tudo tentando manter a essência do Zombies Ate My Neighbors original da forma mais fiel possível, o que é um trabalho extraordinário, ainda mais considerando que o game de 1993 é um jogo de tiro com perspectiva superior.
O Zombies Ate My Neighbors TC é muito popular, com certeza um dos seletos mods que transcenderam a comunidade do Doom, realmente furando a bolha. Diria com alguma segurança que isso é devido não apenas por ser um remake de um clássico cult muito querido baseado no único jogo possível, como também pelo fato de ser um trabalho muito sólido e consistente em praticamente todos os seus aspectos.
No vídeo acima, o próprio Dude27th demonstra a versão mais atual (até o momento desta publicação) do Zombies Ate My Neighbors TC.
Temos também a live do canal Defenestrando Jogos onde o Celso mandou essa belezinha de mod. Eu estava assistindo ao vivo neste dia.
Neste mod, o jogador assume o papel de Zeke ou Julie em uma perspectiva de primeira pessoa. O objetivo principal é resgatar sobreviventes em mapas recriados com base no Zombies Ate My Neighbors original, enfrentando uma série de inimigos icônicos, antes que sejam mortos pelos monstros. O jogador precisa explorar o ambiente em busca de sobreviventes, com atenção especial para evitar emboscadas de inimigos. As fases incluem locais como ruas suburbanas, cemitérios, shoppings e hospitais, todos inspirados nos níveis originais de Zombies Ate My Neighbors.
O mod apresenta situações onde o jogador deve encontrar os sobreviventes em labirintos enquanto evita ataques de adversários variados, como zumbis, bonecos possuídos e outros monstros, cada um com fraquezas próprias e muitos inspirados em filmes famosos. Por exemplo, inimigos sobrenaturais, como vampiros, podem ser vulneráveis a armas ou itens específicos. Outros são particularmente difíceis de lidar, como o que parece o Jason Voorhees, que pode atravessar os sebes dos labirintos e causar dano intenso. Tem também tipos como “Chucky Dolls”, quase invencíveis, pois só podem ser derrotados apenas temporariamente antes de ressurgirem. Alguns itens dos armários podem atacar o jogador.
O arsenal reflete os do game original, variando de artefatos convencionais até equipamentos mais inusitados, como brinquedos e power-ups. Há, por exemplo, poções para transformar o jogador em um monstro temporariamente, palhaços infláveis, cruz, pistolas de água, refrigerantes e até um lança-foguetes, e cada arma tem uma eficácia específica contra certos inimigos, como já dito. Há também um radar disponível para ajudar a localizar sobreviventes pelo mapa, semelhante a um sistema do game original, e algumas paredes podem ser destruídas para liberar o caminho.
Dando uma olhada nos changelogs, consegui peneirar algumas funcionalidades em destaques do Zombie Ate My Neighbors TC:
Como supracitado, o Zombies Ate My Neighbors TC é um mod standalone que já vem com tudo necessário para rodar, inclusive o próprio IWAD (no caso, ZAMN_MAIN.ipk3
) o GZDoom 4.3.3 (para máquinas mais potentes) e LZDoom 3.88a (para configurações mais modestas e Windows 32-bit). Tem mais informações nos arquivos README.txt
e ZAMNTCHowToPlayCoOp.txt
, incluídos no download.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!