Guilherme Freire – professor, conferencista e palestrante em Filosofia – mostra como Mario, Sonic e Zelda explicam o mundo moderno, analisando profundamente a estrutura simbólica destes grandes nomes dos games. [Acesse a descrição completa]
Neste vídeo, Guilherme Freire – professor, conferencista e palestrante em Filosofia e Educação – mostra como Mario, Sonic e Zelda explicam o mundo moderno, analisando profundamente a estrutura simbólica contida nestes grandes nomes dos videogames.
É interessante como ele começa a sua exposição contando as influências sobre os primeiros games destas franquias, as quais se encontram no Velho Oeste ou até na Idade Média, e as identifica nos elementos dos games. Por exemplo, ele conecta as lendas arturianas à jornada do herói de Link, o protagonista principal de Zelda.
Freire também afirma e explica o porquê das estruturas simbólicas básicas destas franquias serem responsáveis pelos seu enorme sucesso e influência. Ele também fala como tudo isso está relacionado à nostalgia atualmente e, em certos casos, até ao niilismo.
Trata-se de um vídeo muito interessante, porém intelectualmente denso, mas isso é bom pra ver se você coloca a cabeça pra funcionar um pouco. Talvez, vais ter que assistir várias vezes pra entender tudo.
Vídeo adicionado em: 6 de dezembro de 2020
Categoria(s): Vídeos
Tags: Curiosidades, Medieval, Sonic, Super Mario, Velho Oeste, Zelda
Canal: Guilherme Freire
Acessado: 389 vezes.
Duração: 21:27