Padre Paulo Ricardo responde se os livros de fantasia podem nos fazer mal, assunto tratado pelo próprio J. R. R. Tolkien, autor de nada menos que O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion. [Acesse a descrição completa]
Neste curto vídeo, o Padre Paulo Ricardo responde a alguém que anonimamente pergunta se os livros de fantasia podem nos fazer mal, assunto tratado pelo próprio J. R. R. Tolkien, autor de nada menos que O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion.
Resolvi trazer este vídeo pra cá pra ter mais um bom conteúdo relacionado às importantes obras de Tolkien e também pelo motivo de que muito facilmente este assunto pode transbordar aos games, até porque estas obras são extremamente seminais, e influenciaram direta e indiretamente virtualmente todos os títulos de fantasia medieval. Então, é bom aprender umas coisas pra lidar com os puritanos tacanhos de plantão, que volta e meia aparecem por aí para encher o saco.
Mas voltando ao assunto, em suma, “a fantasia pode, é claro, ser levada ao excesso”, e é o próprio Tolkien, quem reconhece. “Mas de que coisa humana neste mundo caído isso não é verdade?”. E é aí que mora o X da questão. O mal não existe em matéria, só em ato. Ou seja, o bem ou o mal surge do bom ou mau uso das coisas. Por exemplo, o comunismo é algo intrinsecamente ruim, um péssimo uso das capacidades humanas, que foram criadas para o bem. Mas, ao contrário dessa desgraça, as obras de fantasia não são más em si.
É necessário ser óbvio: o abuso que muitos fazem de determinadas coisas não as torna ruins. Continuamos devendo usar de modo sensato os bens que Deus colocou à nossa disposição. Sem os endeusarmos. Sem os demonizarmos indevidamente. “Idolatria se comete”, afinal, como diria Chesterton, “não somente pela instituição de falsos deuses, mas também, pela instituição de falsos demônios; fazendo os homens temerem a guerra e o álcool, ou a lei econômica, quando eles devem temer a corrupção espiritual e a covardia”.
Publicado originalmente em 17 de janeiro de 2018, este é um trecho da primeira transmissão do curso do Pe. Paulo Ricardo sobre O Senhor dos Anéis.
Vídeo adicionado em: 29 de janeiro de 2024
Categoria(s): Vídeos
Tags: Fantasia, Fantasia medieval, O Senhor dos Anéis
Canal: Padre Paulo Ricardo
Acessado: 49 vezes.
Duração: 05:12
A verdade é que antes dos filmes do Senhor dos Anéis, só fui conhecer sobre a literatura J. R. R. Tolkien, jogos e música por causa da banda Blind Guardian…principalmente por causa do album Nightfall in Middle-Earth…¨É um álbum conceitual baseado em O Silmarillion de JRR Tolkien , um livro de contos da Primeira Era da Terra Média , contando a conturbada história de Beleriand enquanto os Elfos lutavam contra o Lorde das Trevas Morgoth . [2] [3] [4] O álbum contém não apenas músicas, mas também partes faladas narrando partes da história. A capa retrata uma cena de O Silmarillion , a elfa Lúthien dançando em frente ao Lorde das Trevas Morgoth.¨ Fonte Wikipédia!!!! Mas antes disso, vc via algo similar nos desenhos do Caverna do Dragão, no filme Krull de 83 e até mesmo no clássico Excalibur de 81…onde a magia predomina, ambientação medieval e aquela disputa de terras entre reinos e a tal falada política neoliberal que já exisita dos tempos antigos e que na prática nunca foi utilizada com sucesso!!!! Valeu!!!!