Velberan conta a história de Virtua Fighter – a revolucionária e singular franquia que ditou as tendências no início da era 3D dos games – com curiosidades, cenas dos jogos, histórias dos lutadores, evolução da série etc. [Acesse a descrição completa]
Neste vídeo de quase uma hora de duração, o Velberan nos traz a história de Virtua Fighter, a revolucionária franquia de jogos de luta da Sega que ditou as tendências no início da era 3D dos games.
A série Virtua Fighter é uma original e inovadora franquia de jogos de luta criada por Yu Suzuki (o mesmo de Shenmue) em conjunto com a Sega, em seu estúdio AM2. O jogo de estreia, Virtua Fighter, foi lançado em 1993 aos arcades, utilizando um hardware desenvolvido conjuntamente pela empresa de tecnologia aeroespacial Lockheed Martin chamado de Sega Model 1, introduzindo os seus oito lutadores iniciais, bem como a chefona, Dural.
O primeiro Virtua Fighter foi um dos primeiros jogos poligonais (3D). A equipe o desenvolveu na mesma época do Virtua Racing, sendo estes foram os primeiros jogos 100% poligonais da empresa. Uma das maiores inovações era a possibilidade de mudar a visão na câmera durante o jogo, tecnologia que acabou sendo patenteada pelo AM2.
O gameplay básico do Virtua Fighter envolve dois combatentes que devem vencer a melhor de três rounds, cada um destes com 30 segundos de duração ou mais. Se um personagem é nocauteado ou cai fora da arena, seu adversário vence o round. Um quarto round será necessário se houver um nocaute duplo no anterior. Este esquema não mudou muito através da série. Uma característica única do Virtua Fighter é a preocupação no realismo (nada de poder, magias, golpes fisicamente impossíveis etc.) e em trazer técnicas de artes marciais de verdade com a máxima fidelidade possível, sendo que cada personagem pratica um estilo distinto ou variação própria.
Em 1994, o Virtua Fighter 2 foi lançado, trazendo dois novos lutadores: Shun Di e Lion Rafale. Foi construído utilizando o hardware Model 2. Logo em seguida, o game foi atualizado para a sua versão Virtua Fighter 2.1.
Já o Virtua Fighter 3 foi lançado em 1996, com a introdução de Taka-Arashi e Umenokouji Aoi, além da utilização do Sega Model 3 como hardware e substanciais melhorias gráficas. Também recebeu melhorias na jogabilidade, tais como variações de solo nos cenários (como escadas e pisos diagonais) e um quarto botão (Dogde), que possibilita a esquiva para um local específico. Virtua Fighter 3: Team Battle foi lançado em 1997 e, pela primeira vez na série, era possível realizar um torneio de batalhas com times de até três personagens (similar a The King of Fighters).
Lançado em 2001, o Virtua Fighter 4 introduziu Vanessa Lewis e Lei-Fei (mas removeu Taka-Arashi) e usou o hardware NAOMI 2, em vez de um hardware da Lockheed. Além disso, removeu os campos de batalha desiguais e o botão Dodge do seu predecessor. O título é um dos mais populares da série, tanto nos fliperamas quanto para console. Virtua Fighter 4: Evolution, lançado em 2003, foi a primeira atualização da franquia a adicionar novos personagens, sendo estes Brad Burns e Goh Hinogami. Virtua Fighter 4: Final Tuned, uma atualização do Evolution, saiu para os arcades no início de 2005.
O último game oficial da série foi o Virtua Fighter 5, lançado no Japão em 12 de julho de 2006 para a placa de arcade Sega Lindbergh (não relacionada ao Lindinho, creio eu), e apresentou mais dois novos personagens: Eileen e El Blaze. Esta entrada na série foi impressionante em termos técnicos e oferecia grande qualidade, mesmo tendo sido produzida sem o criador do Virtua Fighter, Yu Suzuki.
Virtua Fighter é muitas vezes considerado o padrinho dos jogos de luta em 3D, com cada título colaborando para avanço da técnica e aspectos gráficos do gênero. Muitos games de luta tridimensionais e séries como Tekken e Dead or Alive foram influenciados pela criação de Yu Suzuki. Quanto as vendas, Virtua Fighter ficou para trás dos seus concorrentes diretos por vezes. Porém, os principais títulos permaneceram sempre aclamados pela crítica e contam com uma base fiel de fãs até hoje.
Em 1998, a série foi reconhecida pela Smithsonian Institution no campo da arte e entretenimento, e tornou-se uma parte permanente da coleção da Investigação e Recolha de Informação em Inovação desta organização. Existem gabinetes conservados no Smithsonian’s National Museum of American History atualmente.
Então, o Velberan fala sobre estas e outras informações, trazendo, em meio a várias cenas dos jogos, inúmeras curiosidades e as peculiaridades que tornam o Virtua Fighter uma franquia bastante singular e original. Ele também discorre sobre os antecedentes da sua criação, descreve brevemente seus principais lutadores (com suas histórias), comenta a cena competitiva, cita a concorrência e mostra alguns ports inusitados (como o Virtua Fighter de Game Gear e o Virtua Fighter 2 de Mega Drive) e como a série evoluiu ao longo de sua história.
O vídeo é muito bacana e informativo. Foi lançado em 28 de julho de 2018, mas é um daqueles sem validade, visto que seu conteúdo é histórico e não vai perder relevância. Além da narração do Velberan, conta com edição de Vigia e arte da thumb por Fernando Sano.
A seguir, temos uma lista de títulos lançados na série Virtua Fighter:
Título Plataformas Virtua Fighter Fliperama (1993), Sega 32X (1995), Saturn (1995) Virtua Fighter Remix Fliperama (1995), Saturn (1995), Game Gear (1996), Master System (1996) Virtua Fighter 2 Fliperama (1995), Saturn (1996), Mega Drive/Genesis (1997), Windows 95 (1997) Virtua Fighter 2.1 Fliperama (1995), Saturn (1996), PlayStation 2 (2004) Virtua Fighter Portrait Series Saturn (1996) Virtua Fighter Animation Game Gear, Master System (1996) Virtua Fighter Kids Fliperama (1996), Saturn (1996) Fighters Megamix Saturn (1997) Virtua Fighter 3 Fliperama (1997) Virtua Fighter 3: Team Battle Fliperama (1998), Dreamcast (1999) Virtua Fighter 4 Fliperama (2001), PlayStation 2 (2002) Virtua Fighter 4: Evolution Fliperama (2003), PlayStation 2 (2003) Virtua Fighter 10th Anniversary PlayStation 2 (2003) Virtua Fighter 4: Final Tuned Fliperama (2004) Virtua Quest GameCube (2005), PlayStation 2 (2005) Virtua Fighter 5 Fliperama (2006), PlayStation 3 (2007) Virtua Fighter 5 Online Xbox 360 (2007) Virtua Fighter 5 R Fliperama (2008) Virtua Fighter 5 Final Showdown Fliperama (2010), PlayStation Network (2012)
Virtua Fighter Virtua Fighter 2 Virtua Fighter 3 Virtua Fighter 4 Virtua Fighter 4: Evolution Virtua Fighter 5 Virtua Fighter 5 R Akira Yuki Lion Rafale Aoi Umenokouji Lei-Fei Brad Burns Eileen Jean Kujo Jacky Bryant Shun Di Taka-Arashi Vanessa Lewis Goh Hinogami El Blaze Sarah Bryant Lau Chan Pai Chan Kage-Maru Wolf Hawkfield Jeffry McWild Dural
Vídeo adicionado em: 25 de julho de 2021
Categoria(s): Vídeos
Tags: Curiosidades, Sega
Canal: Velberan
Acessado: 100 vezes.
Duração: 56:13