Brutal Freedoom [Brutal Doom + Freedoom]

Brutal Freedoom foi um vídeo que fizemos antecipando o Starter Pack do Brutal Doom v20, os quais, segundo o Sergeant Mark IV, iriam precisar apenas do Freedoom. Daí, resolvemos testar para ver de qual é. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Descrição completa

Brutal Freedoom foi um vídeo que fizemos antecipando o Starter Pack do Brutal Doom v20, os quais, segundo o criador do Brutal Doom, o Sergeant Mark IV, iriam precisar apenas do Freedoom. Daí, resolvemos testar para ver de qual é, mesmo sem o Starter Pack, e o resultado foi esse aí.

O que foi interessante do Brutal Doom + Freedoom é, em curtas linhas, significou o fim da necessidade de comprar algum Doom registrado para jogar o BD. A partir da v20, esse mod é totalmente compatível com os IWADs (internal wads) grátis do Freedoom, tanto o da Phase 1 quanto o da Phase 2, não necessitando dos IWADs originais e registrados.

Funcionou totalmente de boa com o Zandronum 2.0 e o GZDoom 1.8.2, o que está de acordo com os requerimentos que o desenvolvedor do mod nos informou.

Como você poderá ver também, os sprites dos monstros e de algumas decorações foram substituídos pelos originais. Isso era de se esperar, pois os monstros no Brutal Doom tem uma série de estados extras que não se encontram no Doom puro e no Freedoom, tipo eles sendo despedaçados, agonizando, dando e levando fatalities, etc. Daí, imagina o trampo que o cara iria ter para editar todas as sprites de novo só pra funcionar no mod dele? Apesar disto, até onde pude notar, os mapas, as texturas, itens e até o rosto do Doomguy ficaram como no Freedoom mesmo.

Configurando as engines para rodar o Freedoom

Para configurar o GZDoom e o Zandronum para rodar com os IWADs do Freedoom (ou qualquer outro IWAD), basta abrir o arquivo .ini (zdoom-NOME.ini ou zandronum-NOME.ini) que está na pasta destas engine e procurar as linhas abaixo da onde está escrito: [IWADSearch.Directories]

Daí basta você inserir uma linha abaixo das que já estão no seguinte esquema: Path= seguido do caminho completo para a pasta com o IWAD.

Por exemplo, o meu Zandronum está configurado assim:

[IWADSearch.Directories]
Path=.
Path=$DOOMWADDIR
Path=$HOME
Path=$PROGDIR
Path=C:JogosDOOM_SE
Path=C:JogosDOOM II
Path=C:JogosWADsfreedoom-0.9

Obviamente você vai ter que colocar os caminhos das suas pastas de acordo com o que está no seu sistema. Não basta apenas copiar e colar o que eu fiz no seu arquivo .ini, a não ser que suas pastas sejam exatamente como as minhas.

Desta forma, se eu carregar o Zandronum, ele vai abrir uma janela perguntando qual Internal Wad eu desejo rodar, tipo assim:

Zandronum Configurado

Então basta você clicar no WAD do Brutal Doom v20 (o arquivo brutalv20.pk3 se você não o renomeou) arrastar e soltar em cima do Zandronum ou GZDoom, que ele vai perguntar qual IWAD você quer. Inclusive, tem mais informações e tutoriais em vídeo sobre como utilizar estes ports avançados em suas respectivas publicações: GZDoom e Zandronum.

Pronto.

Good luck and have fun!

Mais Freedoom


Vídeo adicionado em: 10 de junho de 2015

Categoria(s): Vídeos

Tags: , ,

Canal: Gaming Room

Acessado: 447 vezes.

Duração: 07:58

Deixe um comentário