Resolvendo alguns problemas ao jogar o Unreal Tournament 2003 nos dias de hoje

31 de maio de 2012

Eu estava testando uns jogos em flash de tiro em primeira pessoa outro dia, e lembrei que eu tinha ganhado o Unreal Tournament 2003 e deu vontade de jogar. Para o meu espanto, tive dois problemas que eu não esperava ter com um jogo “novo”.

Bem, pelo menos novo se comparado às velharias que eu costumo jogar. Esta publicação vai falar sobre este dois problemas: rodar no Windows 7 64-bit e jogar multiplayer nos servidores (problema do “querying master server”), e como os resolvi.

Rodando o Unreal Tournament 2003 no Windows 7 64-Bit

Primeiramente eu tive que gravar a imagem dos meus cds (originais) do UT2003 para rodar no meu laptop, pois este não tem CD-ROM. Vários computadores estão vindo sem este dispositivo ultimamente, mas foi bom que eu já fiz o backup deste excelente game de uma vez, vai saber quando um disco descasca ou estraga… Daí eu usei o Daemon Tools Lite, para montar o drive virtual com as imagens, e comecei a instalação do UT2003. A instalação ocorreu sem problemas, mas ele não rodava.

Daí fiz umas pesquisas e descobri este patch: Unreal Tournament 2003 v2225. Bastava baixar e rodar o patch. Funcionou como mágica, e não preciso mais do CD para jogar.

Atenção: Testei apenas no Windows 7 64-bit. Não sei se vai ter problemas em outros sistemas operacionais. De qualquer maneira, é recomendável instalar este patch logo após instalar o game.

Singleplayer, configurações, jogabilidade excelente, gráficos bacanas (muito bons pra época) etc… tudo rodando perfeito… Menos a principal funcionadidade do game: jogar multiplayer online nos servidores de UT2003! Cheguei a pensar que a Epicgames tinha abandonado o jogo pra forçar a gente a comprar os mais novos como o Unreal Tournament 3. Se fosse o caso, eu faria questão de nunca mais comprar nada deles. Mas felizmente, não foi o caso:

Multiplayer nos servidores em uma nova instalação do UT2003

Eu tentava procurar algum servidor, mas aí o cliente tentava conectar no Master Server (o servidor mestre da Epic que procura os servidores do game que tenham sido registrados lá) mas congelava na mensagem “querying master server, e não aparecia servidor algum, mesmo depois de muito tempo esperando.

Acontece que o servidor que vem como padrão no UT2003 é o ut2003master1.epicgames.com, e parece que este não funciona mais. Você tem que mudar para o ut2003master2.epicgames.com. Isto é feito alterando umas linhas no arquivo UT2003.INI que fica na pasta System da sua instalação deste game (…/UT2003/System/UT2003.ini).

Abra este arquivo com o Bloco de Notas ou algum editor de arquivos de sua preferência, e procure a sessão [IpDrv.MasterServerLink]. No arquivo da minha instalação, estava assim:

[IpDrv.MasterServerLink]
LANPort=11777
LANServerPort=10777
CurrentMasterServer=0
MasterServerPort[0]=28902
MasterServerAddress[0]=ut2003master1.epicgames.com
MasterServerPort[1]=28902
MasterServerAddress[1]=ut2003master2.epicgames.com
MasterServerPort[2]=0
MasterServerAddress[2]=
MasterServerPort[3]=0
MasterServerAddress[3]=
MasterServerPort[4]=0
MasterServerAddress[4]=

Tudo que fiz foi alterar a linha CurrentMasterServer=0 para CurrentMasterServer=1, salvar o arquivo e tentar de novo. Não demorou muito e olha só que bonito:

Achando Servidores UT2003

Achando Servidores UT2003! Clique para ampliar.

Não entendeu? Observe a linha MasterServerAddress[1]=ut2003master2.epicgames.com. Está assim né MasterServerAddress[1]? Então este número (1) é o número que você deve colocar no lugar de X no CurrentMasterServer=X. Note que o seu UT2003.INI pode estar diferente. Se for o caso, você vai ter que procurar a linha que esteja definindo o ut2003master2.epicgames.com, o servidor mestre que funciona. A linha é tipo MasterServerAddress[X]=ut2003master2.epicgames.com.

Bom é só isso. Espero que funcione pra você também. Quero que todo mundo possa jogar online mantendo este excelente game vivo!

Mais Unreal

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Um comentário para “Resolvendo alguns problemas ao jogar o Unreal Tournament 2003 nos dias de hoje”

  1. dylan disse:

    eu queria saber se tem como eu criar um srver no host multplayer gama eu ja criei um mas que nem eu e nem a pesoa que quer jogar comigo acha os server eu so acho meu mas ele nao acha e ele acha o dele mas eu nao acho o que eu faso ?

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!