Como instalar e rodar o Brutal Doom no GZDoom

Qualquer idiota vai conseguir jogar o mod com isso.


18 de setembro de 2015

Esta publicação ensina um jeito fácil e prático, passo a passo, de como instalar e rodar o Brutal Doom, o popular mod de Sergeant Mark IV, no GZDoom, o mais poderoso e avançado source port do Doom, pelo menos até o momento.

Este texto foi feito tendo por base um vídeo criado e publicado pelo canal NewReleaseLet’sPlay, que vem a seguir. Seu narrador afirma que existem outras opções e modos para rodar este mod do Doom, porém, ensina um modo que funciona bem para ele.

Este vídeo foi publicado em 14 de fevereiro de 2015.

O vídeo tem apenas 03:18 de duração, o que sugere que é bem de boa. O problema, para alguns, é que está em inglês… Dá pra mandar o YouTube traduzir a transcrição automática pra português fuçando na barra de reprodução, mas, pra melhorar precisão, resolvi também transformar o conteúdo do vídeo em um tutorial em texto, complementando com algumas informações ou outras, como pode ser visto a seguir.

Tutorial em texto

Se você já viu vídeos do mod Brutal Doom e está interessado em utilizá-lo, não se preocupe com o processo de instalação. Ele é simples e rápido. Este guia acompanha o vídeo explicativo, detalhando cada etapa do procedimento.

Baixando o Brutal Doom

O Brutal Doom é um dos mods mais populares e ainda está sendo atualizado. Você pode encontrar a versão mais recente no Mod DB ou em outras plataformas de mods para Doom. Sempre verifique o site para garantir que sua versão esteja atualizada, já que novas melhorias e correções são constantemente lançadas.

Vale lembrar que há várias versões antigas que continuam interessantes, como o Brutal Doom v20b ou Brutal Doom v19, ou até mesmo forks como o Higor’s Brutal Doom. A escolha é sua.

Baixando o GZDoom

Para rodar o Brutal Doom, você precisará de uma engine atualizada do Doom. A mais avançada é o GZDoom, que é constantemente mantida e otimizada. Visite a área de downloads do site oficial do ZDoom, onde os desenvolvedores disponibilizam gratuitamente a versão mais recente do software. Na maioria dos casos, baixar a versão mais recente é a melhor escolha, mas você pode consultar o site para obter informações sobre versões alternativas ou anteriores, caso tenha necessidades específicas.

Entretanto, eu, Facínora, tenho que dizer que o Brutal Doom é altamente compatível. Se você achar o GZDoom mais novo pesado demais na tua máquina, pode tentar o LZDoom ou o Zandronum. Até mesmo as versões mais atualizadas do mod do Sargento devem funcionar de boa nestes ports.

Obtendo os arquivos IWAD

Para rodar o Brutal Doom, você também precisará dos IWADs do jogo original. Esses arquivos podem ser obtidos de uma cópia legítima do Doom. Uma maneira fácil de adquiri-los é comprando-os no Steam ou GOG (atualmente na forma do Doom I + Doom II). No entanto, qualquer cópia registrada do Doom, seja física ou digital, também serve.

Novamente vou complementar essa seção, lembrando que o Brutal Doom é altamente compatível. Além de rodar em vários ports, desatualizados ou não, a partir de sua v20, ele roda de boassa com os IWADs do Freedoom, que é um FPS livre e gratuito baseado no Doom clássico. Mamata pra quem não quer gastar nada.

Configurando o GZDoom e o Brutal Doom

Após baixar o Brutal Doom e o GZDoom, e com os IWADs compatíveis, você precisará colocar todos esses arquivos na mesma pasta para facilitar o processo.

O autor do vídeo recomenda um procedimento mais bagunçado, por isso, recomendo dar uma olhada no nosso tutorial nubizaço do GZDoom e/ou nos outros métodos de rodar mods com este port. Se achar muito complicado e não estiver nem aí pra avacalhar tuas pastas do Steam, continue seguindo o procedimento abaixo:

Se estiver usando o Steam, por exemplo, você pode copiar os arquivos do GZDoom para a pasta onde o Doom 2 está instalado, como no seguinte exemplo:

C:\SteamLibrary\steamapps\common\Doom 2\

Agora, com os arquivos na mesma pasta, o procedimento mais simples é arrastar e soltar os arquivos do Brutal Doom diretamente sobre o executável do GZDoom. Isso iniciará o jogo automaticamente com o mod ativado. Note que o próprio autor do vídeo afirma que apesar de não ser a maneira mais elegante de executar o mod, é rápida e sem complicações.

Personalizando a jogabilidade

Assim que o Brutal Doom for carregado com sucesso, você verá mudanças no menu principal, nas configurações de dificuldade e várias opções de personalização disponíveis. Um passo importante logo no início é habilitar o uso do mouse look (movimentação com o mouse), o que proporciona uma jogabilidade moderna e mais fluida. Além disso, será necessário ajustar as teclas de controle, já que as configurações padrão podem não estar otimizadas, como usar WASD para as teclas de movimento.

Isso tudo é feito no Options. É recomendável explorar todas as opções de controles, pois o Brutal Doom adiciona muitas funções novas que não estavam presentes nas versões clássicas de Doom.

Conclusão

Agora que tudo está configurado, já pode começar a jogar. Se tudo foi feito corretamente, o menu será diferente e você verá novos recursos, como armas, níveis de dificuldade, e muito mais. Se desejar jogar outros mapas ou campanhas personalizadas, basta repetir o processo de arrastar e soltar os arquivos sobre o GZDoom.

É claro que o Brutal Doom é uma experiência fantástica para qualquer fã de Doom, inclusive os das antigas que sempre quiseram ver o clássico aprimorado com jogabilidade revisada, mas a verdade é que este método funciona para outros mods também, e temos centenas deles aqui.

Vídeo atualizado

Em 15 de março de 2019, o NRLP lançou um novo vídeo que promete ser uma versão atualizada e melhorada do primeiro. Ainda não tive tempo pra conferir, mas é este a seguir. Também está em inglês com transcrição automática que pode ser traduzida ao PT-BR na barra de reprodução do vídeo:


É isso aí.

Se valer a pena, faço um tutorial baseado neste novo vídeo também, mas a verdade é que só o que já temos aqui continua válido e funcional pra qualquer idiota um conseguir se divertir com o Brutal Doom.

Mas você pode também complementar este conteúdo, deixando suas complementações, dúvidas, correções e quaisquer outros dados relevantes aí nos comentários.

Abraços!

Mais informações e Brutal Doom

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!