Stray Jackals

Mod multiclasse onde passado, presente e futuro se encontram.


23 de outubro de 2024

Stray Jackals é um mod retrô pra Doom, Heretic, Hexen e Chex Quest que traz classes de heróis de diferentes eras/temas — fantasia medieval, faroeste e cyberpunk — e armamentos que lhes são bem adequados. Foi desenvolvido por Dr_Cosmobyte e lançado inicialmente em 1º de janeiro de 2024.

Os protagonistas do mod — um bárbaro, um pistoleiro e um hacker technomancer, até o momento — têm, além de suas armas exclusivas, stats, estilos de jogo, visuais, efeitos sonoros e mecânicas. Tem também novos HUD, gráficos, níveis de dificuldade e uma slot machine que pode aparecer nos mapas pra te dar uns bônus, se você der sorte.

O Stray Jackals não apresenta nenhuma alteração nos inimigos, o que faz dele perfeitamente compatível com vários mods de monstros que existem por aí. O bom é que, neste caso, se a temática do pacote não combinar com um herói, combina com outro.

Vídeos

No 242º episódio da nossa série Combinações do Alberto, usei o Bárbaro pra jogar uma partida com os outros mods HontE Remastered Experimental, Hex Fantasy Mod, Hexen 2 Texture Disguise for Doom 2 and Texture Pack, Bloom Boost, Flashlight++, Universal Weapon Sway, Tilt++, NashGore NEXT e Hexen 64 Jukebox.

No segundo vídeo, dou uma testada com o Technomage com o Rampancy e outros breguetes: Synthmania, Cyberjunk, Bloom Boost, Tilt++, Universal Weapon Sway, MixTP.pk3 do 2 Mashup Texture Packs e Doom Liquid Textures Pack.

O Tyrant120 também combinou o mod com outras paradas: Dino Rampage, Twisted Time, JPMobility, Critical Shots, Precise Crosshair, Custom Crosshair Pack e SpawnProps. Também usou a Arachno SoundFont e, como BGM, Sunset Riders Stage 1 Theme MIDI.

Sinopse

Uma vez a cada 700 anos humanos, um guerreiro, habilidoso na arte da batalha, nasce para lutar contra o mal.

Mas os universos colidiram.

Cabe a você descobrir como, e encarar essa aventura com seu personagem favorito!

Classes

Como dito, o Stray Jackals tem classes múltiplas de protagonistas. Você escolhe uma delas ao iniciar uma partida.

Barbarian

Desde o princípio, círculos, anéis, dragões e reis comandavam legiões de bravos guerreiros para proteger os reinos e as terras contra monstros sombrios e forças malignas. O Barbarian (Bárbaro) empunha as lâminas mais fortes, arcos e magia (sim, um bárbaro que usa magia) para esmagar seus inimigos, apesar de ser a classe mais lenta e com menos ataques à distância.

Cada arma tem um altfire ou, às vezes, um super altfire (acessível com a tecla definida como “User 1”) disponível com 100 de saúde ou mais. O mana funciona como seu reservatório de munição. Fique atento às cores de sua arma para saber qual tipo de mana ela usa.

Desperado

Desde a invenção da pólvora, os tempos começaram a ser escritos por homens com armas, em vez de linhagens e lideranças. O som de um disparo podia parar um pelotão inteiro de valentes honrados, mas desarmados.

Desperado sabe como começar e terminar lutas confiando em seus fiéis parceiros: balas e dinamites, da maneira mais objetiva. Como a maior parte de sua jogabilidade envolve tiros padrão, você pode se sentir sobrecarregado ao enfrentar chefes, mas pode confiar em explosivos, empunhaduras duplas e lançamentos de moedas (mais detalhes abaixo) para equilibrar as chances.

Para acessar suas armas akimbo mais rapidamente, pressione a tecla “User 1”.

Technomancer

Um dia, num futuro distante, a tecnologia será indistinguível da magia, mesmo para aqueles que conseguem acompanhar seu progresso. O conhecimento é poder, e também pode ser a perdição da nossa própria espécie. O Technomancer faz uso de artefatos rápidos de defesa e ataque para ajudá-lo, como companheiros, blasters eletrônicos e até peças de séculos passados, mas à custa de um poder mais baixo.

Ao jogar com essa classe, você terá acesso não só a uma arma akimbo, mas também a um módulo de combate baixado diretamente em seu córtex, graças aos maravilhosos implantes de chips (e um arquivo “KungFuForDummiesGuide.pdf” que você achou em algum lugar na internet).

Pressionando as teclas “User 1”, “User 2”, “User 3” e “User 4”, é possível fazer combinações de socos e chutes para derrotar os inimigos. Você se torna ainda mais perigoso com o power-up “Black Coffee”!

Dicas úteis

A seguinte lista explica mais ou menos algumas gimmicks gerais do Stray Jackals.

  • Slot Machines – Sempre que você encontra um segredo, uma Slot Machine aparecerá no início do mapa. Interaja com ela como faria com uma porta e tenha a chance de ganhar um prêmio de munição!
  • Coin Toss – Ao jogar com a classe Desperado, você começa com três lançamentos de moeda, localizados em seu slot 6. Chame um jogo de Cara ou Coroa. Se ganhar, um buff aleatório afetará seu próximo tiro. Mais moedas podem ser encontradas em pontos onde spawnam as backpacks, ou você pode recarregar todas as suas moedas assim que completar uma fase.
  • Ammo and Backpacks – O limite de munição para todas as armas é 99. Embora possa parecer algo assustador, lembre-se de que todo o arsenal é bastante eficaz e você raramente se encontrará em uma situação onde ficará sem munição para todas elas. Os Backpacks, em vez de fornecer todos os tipos de munição ou expandir seus limites de munição como de costume, contêm ferramentas ou armas úteis para cada classe, equilibrando a falta de coletas de munição.
  • Black Coffee – No lugar da usual Blursphere, temos uma charmosa e saborosa xícara de café. Assim que a beber, sentirá a velocidade percorrendo suas veias. Em outras palavras, o power-up Black Coffee afeta sua velocidade de movimento e, em muitos casos, o atraso de suas armas, tornando ataques corpo a corpo e tiros monótonos em algo muito mais rápido.
  • Status Bar – Se você ainda não desativou isso nos Options, notará que uma das opções de HUD tem esta barra colorida na parte inferior direita. Cada letra corresponde a um power-up, enquanto a barra abaixo corresponde ao temporizador. Se tiver dois ou mais ativos, a barra é organizada de forma que o power-up com menos tempo ativo (invulnerabilidade, neste caso) será exibido primeiro, para que não afete outros power-ups.
  • Will o’ the Wisp – Em vez do power-up de visão noturna, este pequeno inseto brilhante o acompanhará por cerca de 45 segundos enquanto ilumina onde você está. Fique de olho em sua barra de status para não ficar despreparado quando ele desaparecer.

Add-ons recomendados

Além de vários pacotes de monstros, e temos muitos aqui, o Dr_Cosmobyte recomenda alguns outros mods/add-ons para expandir sua experiência com o Stray Jackals:

  • Gun Bonsai – Um viciante sistema de nivelamento para armas e jogador. Expande o valor de replay para resultados impensáveis.
  • DamNums – Esse add-on traz também uma coisinha de RPG para o mod, exibindo um número que corresponde ao dano que você causa em monstros. Também compatível com todos os tipos de IWADS.
  • Nostalgic Secret Sounds – Traz sons de SNES ao game. Bem legal.
  • Doom SNES Jukebox – TetraPackJukebox com canções de Super Nintendo.
  • Doom SNES Jukebox – Ultra pack! – Outro jukebox com canções de Super Nintendo.
  • Yamaha Overdrive – Adiciona muitas músicas do Genesis/Mega Drive, e é uma das principais razões pelas quais este mod adotou uma escolha estética de retrogaming.
  • War Trophies – Você quer manter o controle de todos os seus registros, monstros mortos, e até mesmo adicionar um sistema de classificação para suas armas mais usadas, tudo em um cartão bonito na sua tela? Tente essa paradinha.

Curiosidades

  • Este é o 15º mod de Dr_Cosmobyte e sua 23ª colaboração para a comunidade de Doom no geral.

Screenshots

Compatibilidade

O Stray Jackals deve funcionar no GZDoom e LZDoom, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom, Freedoom, Heretic e Hexen. O uso do ZDL ou algum launcher similar é recomendado.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

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