Siren

Cabe a você descobrir o que está lá embaixo... Descubra. Resgate. Sobreviva. Corra!


19 de novembro de 2024

Siren, estilizado como SIREN, é uma conversão total pra Doom 2 que transforma o clássico num sombrio jogo de tiro em primeira pessoa de ficção científica com uma interessante pegada inspirada na franquia Alien. Foi desenvolvido por DitheredOutput e lançado inicialmente em 24 de maio de 2020.

O mod altera praticamente todos os aspectos do Doom, como monstros, armas, pick-ups, gráficos, HUD, sons e mecânicas, introduzindo também uma campanha própria e novos gimmicks, como sistemas de hacking, reparo e hacking. Além disto, a estética foi modernizada, sendo bastante agradável e consistente.

O objetivo do Siren é ser uma experiência mais próxima de um FPS de Aliens mesmo, mas com a variedade e os benefícios de jogabilidade que a lista de monstros do Doom oferece. É também um mod mais lento e perigoso que visa contar sua história por meio de seu próprio conjunto de níveis. Bom trabalho.

Vídeos

Acima, usei a edição de apenas armas e monstros do Siren na primeira fase do Dark7 com o Gun Bonsai e os outros mods DarkDoomZ, Flashlight++, NashGore NEXT, Critical Shots, Universal Weapon Sway, Bloom Boost e Nightmare Logic Music Pack. Gostei demais deste combo.

Já no vídeo acima, o autor demonstra a atualização da campanha do mod em sua versão 0.85.

Sinopse

O Redark é um protótipo de habitação criado pela Corporação sob a superfície de Marte.

O local esteve inativo por décadas. Até algumas horas atrás, este lugar e seus habitantes sequer existiam.

Cabe a você descobrir o que está lá embaixo…

Descubra. Resgate. Sobreviva. Corra!

Funcionalidades

Dando uma olhada nos changelogs e no mod de leve, consegui identificar umas características interessantes para montar a lista de destaque abaixo:

  • Feito pra jogar com mouse look.
  • Saltar e agachar também será necessário nas campanha.
  • Lanterna para ajudar na iluminação.
  • Campanha própria onde o enredo é revelado aos poucos.
  • Sistemas de hacking e reparo intuitivos.
  • Medkits portáteis que permitem que itens de cura sejam carregados para uso posterior.
  • Novo arsenal, incluindo uma faca e mecânicas aprimoradas de combate corpo a corpo, como o “grab and stab” (agarrar e esfaquear).
  • Upgrades para as armas.
  • Gráficos em alta definição para monstros e texturas.
  • HUD dinâmico e suporte a proporções de tela 21:9.
  • Sistema de movimento com inércia, balanço e “ledgegrab” (subida em bordas, tipo parkour).
  • Inteligência artificial de inimigos aprimorada e mais precisa.
  • Sistema de conversação para enriquecer a narrativa, revelar segredos e ajudar na progressão.
  • Os objetivos são exibidos em mensagens no HUD quando atualizados.
  • Lootboxes.

Teclas importantes

Antes de jogar o Siren, convém configurar essas teclas no Options:

  • Jump (Saltar)
  • Crouch (Agachar)
  • Alt fire (Tiro Alternativo)
  • Reload (Recarregar)
  • Use inventory item (Usar item de inventário)
  • Flashlight (Lanterna)
  • Open PDA (Abrir PDA)

Siren – Mod Only

Siren – Mod Only é a edição de apenas armas, monstros, pick-ups e gimmicks do Siren feita também por DitheredOutput para ser combinada com outros mapas de Doom (incluindo os vanilla) que não tragam armamento e inimigos personalizados (em alguns casos, fases com monstros próprios podem funcionar, mas nem sempre).

Siren – Mod Only @ Google Drive – Download & info (218 MB)

Screenshots

Compatibilidade

O Siren v0.86 precisa do GZDoom 4.10.0 ou superior e o IWAD do Doom II: Hell on Earth. Acho que o da Phase 2 do Freedoom deve quebrar o galho e, talvez, os do Final Doom também. Testa aí e me fala.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

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