O game pra quem votou no pinguço esperando picanha.
Sifu é um jogo independente de luta estilo beat ’em up em terceira pessoa ambientado na China, onde você é o filho de um mestre de uma escola de artes marciais que busca vingança contra os responsáveis pela morte de seu pai. Foi desenvolvido por Sloclap e lançado inicialmente em 8 de fevereiro de 2022.
Toda vez que o protagonista morre neste game, é ressuscitado por um talismã mágico e envelhece, ganhando acesso a ataques mais poderosos, mas reduzindo sua saúde. Quando fica muito velho, pode morrer permanentemente, devendo então reiniciar o nível do início e da mesma idade de sua tentativa inicial.
Publicado pela própria Sloclap e Kepler Interactive e disponibilizado pra PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S, Sifu foi recebido de forma geralmente boa pela crítica e foi um sucesso de mercado. O jogo também é avaliado de forma muito positivas nas plataformas digitais pra PC, pelo menos até o momento desta publicação.
Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Sifu.
Temos também um vídeo que dá uma visão geral do sistema de combate do jogo. Em inglês.
O Sifu é um beat ’em up baseado em rodadas inspirado no kung fu Bak Mei que apresenta mais de 150 ataques únicos. Movimentos básicos de ataque podem ser encadeados, e alguns combos oferecem oportunidades táticas adicionais, como derrubar inimigos ou deixá-los atordoados. Tanto o protagonista quanto os inimigos possuem uma “barra estrutural”. Quando essa barra é completamente preenchida, a guarda do personagem se quebra, deixando-o vulnerável a ataques finais.
Os jogadores podem bloquear golpes, mas isso gradualmente enche sua barra estrutural. Como alternativa, podem desviar de ataques ou apará-los no momento certo. Um aparo bem-sucedido permite atordoar o inimigo ou jogá-lo em uma direção específica. Há um incentivo a aproveitar o ambiente, improvisando novos ataques ou adaptando suas estratégias contra oponentes mais fortes. Por exemplo, é possível chutar um inimigo de uma plataforma ou usar objetos do cenário como armas improvisadas. Em algumas seções de combate, um inimigo pode entrar em um estado de fúria descontrolada, tornando-se essencialmente um minichefe.
Ocasionalmente, surgirão opções de diálogo, que podem permitir evitar o combate completamente, dependendo das palavras escolhidas. Quando você morre no jogo, será magicamente ressuscitado no local onde caiu, mas envelhece alguns anos. Conforme o personagem envelhece, seus ataques se tornam mais poderosos, mas sua saúde diminui. Eventualmente, não será mais possível reviver, e a próxima morte encerrará a partida.
Os jogadores encontrarão santuários, locais onde podem se curar e desbloquear novas habilidades. Eles também podem visitar o “Wuguan”, uma escola de kung fu, para praticar suas habilidades entre os níveis. As habilidades adquiridas são perdidas quando o personagem morre, mas é possível desbloquear melhorias de forma permanente, tornando-as disponíveis desde o início de cada rodada. À medida que os jogadores completam várias rodadas, podem acessar o “quadro de detetive”, onde as informações coletadas em diferentes partidas são armazenadas, possibilitando a abertura de áreas secretas e atalhos.
Sifu é um jogo de luta realista em terceira pessoa com uma rígida mecânica de combate de Kung Fu e ação cinemática de artes marciais que conduz você em uma jornada por vingança.
Novo conteúdo disponível | Entre nas Arenas
Quer curtir mais daquela boa e velha ação do Kung Fu? A expansão gratuita “Arenas” adiciona um novo modo de jogo com 15 locais dinâmicos e 120 desafios que vão testar suas habilidades de Kung Fu! Equipe-se para combates espetaculares, oponentes brutais e infinitas oportunidades de refinar seus golpes.
Uma vida é suficiente para aprender Kung Fu?
Seja qual for o personagem que você escolher, masculino ou feminino, em Sifu, você refletirá sobre essa questão em sua jornada por vingança, caçando os assassinos de sua família. Um contra todos, nenhum aliado, inúmeros inimigos, e um amuleto misterioso que traz você de volta à vida depois de cada morte. Mas fique ciente! Sua arma secreta vem com um preço considerável a se pagar: o envelhecimento e suas consequências.
Aprendendo com o fogo
Seus inimigos não esperam a vez deles e nem sinalizam suas intenções. Esquive, apare, ataque, use combinações e seja como a água em seu curso por ambientes cativantes. Domine sua arte, seja lutando nas entranhas de uma boate, seja percorrendo uma galeria requintada para evitar o cerco inimigo, ou ainda navegando verticalmente um enorme prédio comercial.
Adaptar-se é sobreviver
O posicionamento cuidadoso e o uso inteligente do ambiente a seu favor são a chave para a sua sobrevivência. Use tudo à sua disposição: objetos que podem ser atirados, armas improvisadas, janelas e parapeitos. As probabilidades não são favoráveis e ninguém terá piedade de você.
O treinamento nunca termina
É preciso prática para alcançar a maestria no Kung Fu – um caminho para o corpo e a mente. Aprenda com seus erros, desbloqueie habilidades únicas e encontre a força que existe dentro de você para dominar as técnicas devastadoras do Pak-Mei Kung Fu.
Em uma noite chuvosa, Yang, um ex-aluno desonrado de uma escola de artes marciais na China, lidera um ataque à sua antiga escola com a ajuda de outros quatro artistas marciais:
Após derrotar os alunos, Yang confronta o sifu (mestre) da escola, que era seu antigo mentor, e o atinge no peito, provocando um ataque cardíaco fatal. Ao vasculhar os pertences do sifu, Yang encontra o único filho do mestre escondido por perto e ordena que Fajar corte sua garganta. Porém, a criança desperta mais tarde com a garganta milagrosamente curada, graças ao poder de um antigo talismã que possui. Este talismã pode ressuscitar os mortos, mas aumenta exponencialmente sua idade a cada ressurreição. Jurando vingança contra Yang e seus cúmplices, a criança passa os oito anos seguintes isolada, treinando intensamente e reunindo informações sobre seus alvos.
Já adulto e agora um artista marcial habilidoso, o filho do sifu inicia sua jornada de vingança, rastreando e eliminando cada um dos antigos cúmplices de Yang após derrotá-los em combate:
Finalmente, o artista marcial vai atrás de Yang em seu santuário particular. Yang explica que foi abandonado pelo sifu quando seus entes queridos estavam próximos da morte, o que o levou a se voltar contra seu antigo mestre. Após uma luta feroz, o artista marcial atinge Yang no peito, matando-o da mesma forma que ele matou seu pai. No entanto, o artista marcial descobre dois túmulos e aprende que Yang tentou roubar o talismã para salvar sua esposa e filha doentes, mas foi impedido pelo sifu, que declarou que Yang perdeu sua dignidade ao desonrar seu juramento, expulsando-o da escola.
O talismã, então, ensina ao artista marcial a importância de Wude (a moralidade das artes marciais) e o envia de volta no tempo ao início de sua missão. O artista marcial precisa novamente derrotar cada um dos cinco alvos, mas desta vez tem a opção de poupar seus inimigos, que mostram gratidão e param de lutar.
O game possui dois finais, dependendo das ações do jogador:
Uma cena pós-créditos mostra o artista marcial, agora um verdadeiro sifu, treinando novos alunos na antiga escola de seu pai, sugerindo que ele foi ressuscitado de alguma forma (possivelmente pelo talismã após dominar Wude ou por Yang, como forma de agradecimento por ter sido poupado e para buscar redenção por seus pecados).
O Sifu é um game normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas da Steam e Epic, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, acesse o site oficial.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!