O mod base (rslshino.pk3) apresenta novas armas, gráficos, efeitos sonoros e gimmicks, enquanto seu add-on/expansão Shuno (rslshuno.pk3), que vem junto, garante também três classes únicas de protagonistas, um rol de inimigos renovados e atualizações em vários outros aspectos, tornando Shinobi uma conversão parcial do Doom na prática.
É bom ver um mod relativamente antigo que manteve-se interessante não apenas pelos updates que recebeu ao longo dos anos, como também pela sua ideia básica. Afinal, pra misturar Shinobi com Shadow Warrior no Doom ficar ruim, tem que ser um trabalho muito mal feito, o que é bem longe de ser o caso.
Acima, Matt Eldrydge faz um showcase das armas do Shinobi.
O segundo vídeo é também um showcase do mod, mas em uma de suas versões antigas.
Sinopse
Depois de desperdiçar as vidas de muitos soldados que se mostraram inadequados para suas missões, as Forças de Defesa da Terra decidiram reverter para uma classe de guerreiros antigos e temíveis, equipados com armas antigas e confiáveis, mas também com artefatos novos e prototípicos, adaptados especificamente para a ocasião. Você será capaz de honrar o caminho de um NINJA?
Armas
Nesta seção, constam as armas do Shinobi base.
Tiger Fangs
O equivalente ninja ao soco inglês dos fuzileiros. Essas braçadeiras com dentes afiados destacam suas habilidades ninjutsu.
Ataque Primário – Segure para uma série de golpes rápidos e solte para finalizar o combo. Com o Berserk, um único toque dispara uma sequência de golpes devastadores, culminando no ‘Tiger Charge’, que drena energia. Esse ataque tem alta chance de atordoar inimigos.
Ataque Alternativo – Um grappling hook que se acertar uma parede, funciona como a teia do Homem-Aranha. Se acertar um inimigo, funciona que nem o Spear do Scorpion.
Stalker Darts (AKA Bo-Shuriken)
Dardos que permitem disparos letais e furtivos a longa distância. Você começa com cinco e pode recolhê-los no chão, quando possível.
Ataque Primário – Dispare dardos furtivos.
Ataque Alternativo – Transforme um punhado em estrepes permanentes, ótimas armadilhas contra zumbis.
Grip Bombs
Bombas com garras metálicas que se fixam em superfícies. Possuem alto poder de detonação e grande raio de explosão.
Ataque Primário – Ideal para armadilhas contra inimigos.
Ataque Alternativo – Use a função de bomba de fumaça embutida para fugas estilosas.
Katana
A arma de combate corpo a corpo preferida pelos shinobis (ninjas).
Ataque Primário – Uma sequência infinita de golpes fatais.
Ataque Alternativo – Um corte direto seguido de um contragolpe reverso poderoso, capaz de decapitar inimigos.
‘Oppressor’ Automatic Shotgun
Escopeta automática de dois canos com poder dobrado em comparação às escopetas tradicionais, mas com maior espalhamento, o que a torna ideal para controle de multidões.
Ataque Primário – Modo totalmente automático.
Ataque Alternativo – Dispara cada cano independentemente.
‘Violator’ Assault Rifle
Um rifle versátil que dispara balas de calibre 10. É eficaz contra ameaças menores e conta com um lança-granadas acoplado para inimigos maiores.
Ataque Primário – Dispare balas em ritmo constante.
Ataque Alternativo – Lança uma granada que explode ao contato.
‘Hunter’ Heat Seeker
Um lançador de mísseis portátil com modo de busca por calor.
Ataque Primário – Segure para disparo em linha reta ou solte para ativar o modo busca por calor.
Ataque Alternativo – Dispare três mísseis kamikazes de uma vez.
‘Ignitor’ Propane Flamethrower
Lança-chamas que utiliza gás propano para criar uma chama devastadora. Ideal contra humanos, mas menos eficaz contra criaturas infernais.
Ataque Primário – Lança um fluxo de gás flamejante.
Ataque Alternativo – Corrente de combustível líquido parcialmente em combustão, mais eficaz contra carne.
‘Polarizer’ Experimental Lightning Cannon
Um canhão de relâmpagos experimental. Dispare para liberar um surto de eletricidade que pode causar desmembramentos ou danos massivos.
Ataque Primário – Liberta uma carga elétrica aleatória.
Ataque Alternativo – Projeta um enxame de cargas mortais repetidas.
Seppuku Symbol
Um artefato mágico em forma de coração pulsante, retirado de um yurei por uma criatura demoníaca. Usá-lo consome vitalidade, mas libera uma poderosa energia destrutiva.
Ataque Primário – Libera um fluxo de poder destrutivo.
Ataque Alternativo – Ative o artefato manualmente, com riscos consideráveis.
Power-ups
Segue a lista os power-ups do mod Shinobi base, cada um identificado por um símbolo kanji distinto:
Yurei Kanji: “walk through projectiles…” (Duração: 30 segundos) – Torna você imune a projéteis, permitindo atravessá-los diretamente.
Amaterasu Kanji: “reach higher…” (Duração: 45 segundos) – Dobra a altura média dos seus saltos, permitindo alcançar lugares mais altos.
Nin Kanji: “raid unnoticed…” (Duração: 60 segundos) – Torna você quase invisível, deixando apenas uma silhueta levemente visível.
Iwanaga Kanji: “wait to regain life…” (Duração: 60 segundos) – Recupera lentamente sua vida ao longo do tempo, curando ferimentos de batalha por um curto período.
Oni Kanji: “overrun the enemy…” (Duração: 30 segundos) – Aumenta drasticamente sua velocidade de movimento, permitindo até mesmo ultrapassar seus próprios projéteis.
Extras
Essas habilidades podem ser ativadas com teclas definidas no Options.
WallJumping (Salto em paredes) – Como um verdadeiro ninja, sua destreza, velocidade e habilidade para operações furtivas são lendárias. Você pode saltar de uma parede para outra, ganhando impulso a cada contato com a superfície e alcançando lugares inesperados.
Infravision Goggles (Óculos de visão infravermelha) – Todo shinobi moderno conta com um par portátil de óculos de visão infravermelha. Esses óculos podem ser ativados para ampliar a visão de alvos distantes em condições de baixa luminosidade. No entanto, não podem ser usados simultaneamente com armas.
Flashlight (Lanterna, apenas no Shuno) – Ajuda a iluminar um pouco as áreas.
Grappling Hook – No Shuno, é possível ativar o altfire das Tiger Fangs com uma tecla definida no Options.
Shuno
Como supracitado, o Shinobi, desde o seu lançamento #9 (13 de julho de 2019), vem com uma expansão/add-on chamada Shuno, a qual vem junto do mod base e atualiza-o em vários aspectos:
Três novas classes de jogador, cada uma com um arsenal de armas único.
Conjunto aprimorado (embora limitado) de armas com modos de disparo altamente técnicos.
HUD de visor aprimorado, derivado do trabalho de Saegiru e da equipe do AEoD.
Sistema de mira com escaneamento de saúde.
Modos de visão desfocados e submersos, adaptados por Gutawer.
Sistema de sangue com droplets reconfigurado, por SidDoyle.
Sistema de gore integrado do DOOM Tribute, criado por Alando1.
Habilidade de gancho de escalada (grappling hook) por JPalomo.
Sistema avançado de inclinação combinado de KeksDose-Ral22.
Funcionalidade de mísseis guiados a laser, por Scotty.
Funcionalidade de holofote, adaptada por SidDoyle.
Novos power-ups e habilidades de vários autores diferentes.
Conjunto aprimorado de inimigos seguindo o estilo hi-tech/anime desta nova expansão.
Classes
Ninja Soldier – Estamina aprimorada e habilidades avançadas com o gancho de escalada. Velocidade mediana. Boa resistência aos efeitos de confusão causados pelo uso excessivo de bônus de saúde.
Shuno – Alta velocidade e agilidade, tanto em movimento quanto ao usar o gancho de escalada. Estamina padrão. Resistência fraca ao teor alcoólico dos bônus de saúde engarrafados.
Dr4c0 Shiborg – Estamina e resiliência fortemente aprimoradas. Velocidade normal. Capaz de usar o gancho de escalada com agilidade reduzida, mas também pode contar com seu sistema de voo de “ThrusterWings” de alcance limitado e recarga automática. Imune ao teor alcoólico dos bônus de saúde.
Arsenal
Han-Kote – Equipamento para combate corpo a corpo, ideal para sequências rápidas. Seu ataque alternativo lança um gancho de escalada. É dramaticamente aprimorado pelo Chi: mais rápido, letal e capaz de absorver vida dos inimigos.
Daito – Katana de longo alcance com maior poder de ataque que o Han-Kote. Pode desviar projéteis inimigos com o tempo correto. Seu ataque alternativo consome alguns pontos de estamina do usuário para lançar três Hira-Shurikens espirituais, que causam alto dano e desorientam os inimigos durante seu voo.
Scouter – Rifle de assalto de disparo rápido com baixo tempo de recarga e boa precisão no início das rajadas. A precisão pode ser aprimorada adquirindo múltiplos Washi-No-Seishin. Seu ataque alternativo ativa/desativa o holofote acoplado, útil para patrulhar áreas escuras. Capacidade do carregador: 80 tiros.
Autogun – Escopeta semiautomática de cano duplo, alta potência e grande dispersão de disparos. A precisão pode ser aprimorada adquirindo múltiplos Washi-No-Seishin. Seu ataque alternativo executa um disparo de ar de alta pressão não ofensivo, permitindo que o usuário alcance lugares elevados (gun-jumping). Apontar para o chão dá os melhores resultados. Capacidade do carregador: 12 tiros.
Propulsor – Lança-foguetes assistido capaz de disparar mísseis com busca automática. O ataque alternativo dispara um míssil em modo de orientação a laser, permitindo controle remoto da trajetória por meio de um ponteiro laser. Capacidade: 8 mísseis por carregador.
Power Factory – Arma de energia que projeta cargas de alta voltagem em alta velocidade. Os alvos frequentemente sofrem paralisia temporária por eletrochoque ao serem atingidos (resultados podem variar). Seu ataque alternativo gera uma corrente elétrica que se redireciona através de corpos polarizados em proximidade média ou curta.
Thermal Cannon – Arma incendiária capaz de lançar grandes massas de material explosivo já em chamas. Todos os corpos inflamáveis ao redor são normalmente incendiados no impacto. Ataque alternativo: inverte o ciclo térmico para produzir uma pequena onda de glaciação ao longo da linha de disparo, letal para a maioria dos inimigos do inferno. Capacidade: 150 unidades antes da recarga.
Pick-ups
Dai-Kusari (Poder de armadura espiritual) – Oferece um nível de proteção equivalente à invulnerabilidade.
Reiki (Aura de deflexão) – Desvia todos os projéteis em sua direção.
HenShin – Projeta vários mísseis mágicos ao redor, transformando qualquer criatura atingida em um representante de Suidae (suínos) ou Galliformes (aves). Embora não sejam inofensos, esses alvos tornam-se consideravelmente mais fáceis de eliminar. Estes itens podem ser carregados.
RyuJin No Sokkuri – Invoca um aliado dragão para lutar ao seu lado por um tempo limitado. Pode também ser carregado, permitindo a invocação de até dois aliados simultaneamente.
Yoru No Kage – Concede invisibilidade temporária, velocidade, visão infravermelha e, mais notável, a capacidade de atravessar projéteis sem sofrer dano. Pode ser carregado.
Washi No Seishin – Cada unidade coletada melhora a precisão de tiro do usuário ao utilizar armas de fogo.
Chi – Amplia as capacidades físicas a níveis extremos por tempo limitado. As habilidades de combate corpo a corpo tornam-se mais rápidas, poderosas e capazes de absorver vida.
Yin-Yang Sphere – Concede uma grande quantidade de pontos de estamina e escudo.
Monstros
Former Soldiers
Soldados Possuídos: essas entidades não têm lembrança de suas vidas humanas passadas.
Continuam gritando e tentando matá-lo, cada um com os métodos que conhece melhor.
Atenção: algumas habilidades ocultas e equipamentos deixados para trás ao serem abatidos.
Chitinid
Soldado do Inferno: evolução nefasta do estado humano, é um réptil antropomórfico deformado armado com uma arma lançadora de bolas de fogo.
Cuidado: ao morrer, deixa um coração biomecânico que dispara uma última onda de bolas de fogo explosivas ao redor, podendo ser usada a seu favor.
Mouth
Demônio Bipede Aprimorado: parente mais rápido e letal do demônio tradicional.
Fica em silêncio até ser perturbado.
Dica: em grandes números, evite despertá-los.
OniLich
Feiticeiro Morto-Vivo: voador e silencioso, ataca com mísseis de energia amaldiçoada. Fraqueza: não é muito resistente; elimine-o rapidamente antes que sua magia se espalhe.
Volatile Soul
Alma Suicida Explosiva: variação da Lost Soul que se explode ao alcançar o alvo.
Menos durável, mas causa mais dano que a versão comum.
Ubume
Banshee Flamejante: filha de um elemental de fogo e uma bruxa, pode se teletransportar para evitar ataques. Invoca Volatile Souls, usa ataques de fogo e tenta ressuscitar cadáveres próximos.
Akkoro
Criatura das Profundezas: pode se camuflar do nada. Apesar de horrível, não é tão perigoso.
Cuidado: possui um ataque orgânico antigo e de longo alcance, difícil de parar uma vez iniciado.
OniTaur
Evolução da Aristocracia Infernal: mais rápido que seu ancestral, ataca com energia espiritual guiada.
Dica: ao derrotá-lo, sua cabeça será decepada.
Arch-Yurei
Descendente Dominante: uma versão superior do Baron of Hell. Extremamente resistente e com ataques variados, alguns letais instantaneamente.
Dica: mantenha-se à distância segura.
Octabus
Mutação do Mancubus: flutua e dispara projéteis incendiários em espiral.
Cuidado: explodirá ao morrer, espalhando entranhas metálicas pontiagudas.
Unlived
Degradação do Revenant: sem mísseis rastreadores, mas com força e velocidade incríveis, além de uma boca vertical orgânica. Ataca com insana rapidez e pode matá-lo em dois ou três golpes.
Dica: atordoe-o com tiros rápidos; fogo é eficaz contra grupos grandes.
Centaurachnotron
Fusão Maligna: mistura de Hell Knight com Arachnotron, combina velocidade de ataques à distância com um pod de mísseis rastreadores.
Atenção: extremamente resistente e perigoso.
Demiurge
Mago Sombrio: conjura tempestades elétricas com várias formas de ataque e pode desviar seus disparos contra você.
Dica: mantenha-se em movimento para evitar os raios.
Daemon Lord
Progenitor do Cyberdemon: versão original, sem modificações biomecânicas.
Usa apenas poder demoníaco com mísseis de grande raio de explosão.
Desafio: eleva a dificuldade do confronto ao máximo.
Daemon Brain
Mutação da Spider Mastermind: voa lentamente e dispara rajadas de projéteis flamejantes.
Também pode gerar módulos explosivos auto-guiados.
Estratégia: ataque e esconda-se para sobreviver.
Notas de rodapé
Conjuntos de áudio para qualquer gênero de jogador estão disponíveis. Escolha o seu em: Options > Player Setup, no (G)ZDOOM.
Para obter o conjunto completo de armas e/ou itens carregáveis para testes rápidos
sem interferir no conjunto de armas disponível, digite rsl no console.
Para experimentar uma das modificações da classe de jogador aprimorada Shuno com seu próprio conjunto de armas, inventário e bestiário, também carregue RSL\Shuno\rslshuno.pk3.
Todas as melhorias de jogabilidade especiais fornecidas por Shuno (sistema de gore, sistema de inclinação, mira de escaneamento de saúde, etc.) podem ser configuradas ou desativadas individualmente no Options.
Teclas para os painéis pop-up ao estilo de Strife também podem ser atribuídas. Todos os três estão implementados e fornecem informações sobre chaves coletadas, status do personagem e armazenamento de munição/inventário. Acesse novamente Options > Player Setup, no (G)ZDOOM para mexer nessa parada.
Recomendo usar o ZDL para carregar os PK3, mas, se quiser usar linha de comando, Assumindo que a modificação foi descompactada no subdiretório RSL dentro do diretório do (G)ZDOOM, o comando sugerido para iniciar a modificação é o seguinte:
Shinobi @ Doomworld – Com mais informações, mirrors alternativos para download, comentários etc. Em inglês.
Shinobi @ ZDoom – Tópico com mais informações, comentários etc. Em inglês.
RSL’s SHINOBI: Widescreen Patch @ ZDoom – Patch do LossForWords the dá suporte widescreen ao mod. A versão do mod que está em nosso download não precisa disto. Em inglês.
Shinobi ’87 @ Mod DB – Este mod é também inspirado no clássico da Sega, mas é mais diretamente baseado. Em inglês.
Doom Shinobi @ Mod DB – Outro mod de ninjas pra Doom. Este é em terceira pessoa. Em inglês.
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Lembro de shinobi dos arcades…no anos 90 tinha um daqueles meninos que trabalhava de engraxate e com 1 ficha o menino zerava do começo ao fim sem perder vida, as fases de bonus daquele jogo marcaram muito…vc jogando estrelinhas naqueles ninjas e a musiquinha tocando!!!! Shinobi Doom ficou interessante, me fez lembrar algo de Daikatana do N64…a jogabilidade impecável como sempre, valeu!!!!
ficou interessante esse mod mesmo. E nos fliperamas sempre tinha uns assim. tinha até uns pivetes maltrapilhos que conseguiam zerar as máquinas só pedindo pra revezar com quem tava jogando.
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