Mapeamento De Florestas
por: Klot
Neste tutorial vou ensinar a criar uma floresta de maneira realista, qualquer mapper que se preze analisa sempre imagens reais do que vão mapear antes de começarem a fazer o mapa (isto, se for possível é claro). Neste caso estamos fazendo uma floresta, algo completamente real. Como todos sabemos há vários tipos de florestas, neste tutorial iremos fazer uma floresta plana com pouco relevo do solo.
1. Eu decidi que iria usar um lago no meu mapa. Comecem criando um novo mapa no RPG Maker XP (nos outros também funciona mas este tutorial foi feito para o XP), e metam-lhe os seguintes atributos:
2. Na primeira layer, começem usando relva (tile número 3) e ponham um lago no meio (tile número 2), se quiserem adicionem um pequeno rio e ponham um pouco de areia perto de certas bordas do lago (tile número 4). Adicionem mais um pouco de areia ao calhas. O resultado deve ser algo parecido:
3. Mudem-se para a segunda layer e adicionem algumas árvores, flores, pedras, relva, etc em volta. Se quiserem façam um puzzle (eu pus uns troncos no lago de maneira a que o personagem tenha que saltar de tronco em tronco até chegar à pedra para obter algo importante). Por exemplo:
4. Agora mudem-se para a terceira layer, usem a tile número 7 (autotile) para o topo das árvores e adicionem mais umas coisas extras:
5. Aqui está o resultado final:
6. Agora iremos adicionar um efeito comum nas florestas, sombras de folhas. Para isso iremos precisar de uma imagem como a que eu fiz para este tutorial (abaixo) com as dimensões 640×480. Façam import dessa imagem usando o resource manager do RPG Maker XP, ponham-na na pasta Pictures e selecionem o Branco como cor transparente e o Preto como Semi-Transparente. Após isso criem um evento no canto superior esquerdo do mapa, chamem-lhe “Sombra” e ponham-no como “Parallel Process”:
7. Adicionem um novo comando “Show Picture”:
8. Cliquem em Ok e voltem ao editor de mapas para testar. Está pronto ^_^
Fonte: A finada Castelo RPG
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