Segue um tutorial que ensina como importar recursos no RPG Maker XP. O texto foi feito pelo nosso grande parceiro Mitsujii, e ensina em 5 simples passos ilustrados como importar imagens e sons neste maker.
É um texto bem interessante para os makers novatos, que muitas vezes precisam de saber como adicionar recursos no RMXP, e em outros, visto que o processo é bastante parecido nas ferramentas desta série.
Um texto rápido sobre a importação de recursos no RPG Maker XP (porém serve para outras versões, já que têm o mesmo sistema), não é necessário algum conhecimento em programação, até porque é uma funcionalidade do próprio programa, bem fácil.
Como fazer
1. Clique no botão “Resource Manager”, situado na barra de ferramentas ou Pressione F10:
2. Abrirá uma janela com uma lista de diretórios. Cada pasta tem sua função. Vamos imaginar que queremos importar um Character (personagem). Clique em Graphics/Characters. E após isso, em Importar.
3. Abrirá uma janela para você escolher o teu Character (personagem). Bom, vou escolher o meu. E então, clique em Open (ou Abrir).
4. Na maioria dos Characters, eles possuem um fundo de uma certa cor. Para que os personagens não fiquem com essa cor de fundo, o próprio programa filtra essa cor. Selecione a cor Transparente com o botão esquerdo, e a cor Translúcida (que vai ter uma certa transparência [que não é total] no jogo) com a direita. A maioria dos characters não possuem uma cor translúcida, a não ser aqueles que possuem sombras. Deixe assim como está (preto).
Obs: Caso no seu programa isso não aconteceu, é porque o gráfico já tem uma transparência definida (uma imagem em .png). Se ficou com cor de fundo, é recomendado que converta o formato da imagem.
5. Pronto! Aí está o gráfico já importado. Ele fica com uma bola vermelha, para representar que é um gráfico fora do RTP (pacote de recursos para/do programa).
Conclusão
E já acabou. É muito fácil importar recursos para o RPG Maker, isso também vale para os outros RPG Makers da mesma série (possuem o mesmo esquema). Mesmo sendo fácil, é importante para as pessoas que queiram o seu jogo mais customizado.
Há uma forma manual de importar gráficos, é indo para a pasta do projeto e salvar a imagem lá. Nem todas as vezes dá certo, pois, salvando diretamente, o programa (RPG Maker) não filtra cores.
Obrigado!
—-
Créditos: Mitsujii
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!