MOG Fog Effects é um script desenvolvido pelo Moghunter para o RPG Maker XP que permite adicionar efeitos nas neblinas, como mudança de cores, tonalidade, opacidade, zoom e fade.
MOG Fog Effects é um script desenvolvido pelo Moghunter para o RPG Maker XP que permite adicionar efeitos nas neblinas, como mudança de cores, tonalidade, opacidade, zoom e fade.
Creio ser o substituto do MOG Extra Fog, script que que não existe mais no site do Mog (www.atelier-rgss.com), mas não tenho certeza. No entanto, esse parece ser mais simples de utilizar e não carece de imagens extras.
Para inserir o script no teu projeto, basta inserir o código abaixo acima do “Main”, no seu editor de scripts.
Convém baixar a demo para entender melhor o funcionamento.
#_______________________________________________________________________________ # MOG Fog Effects V1.1 #_______________________________________________________________________________ # By Moghunter # http://www.atelier-rgss.com #_______________________________________________________________________________ # Adiciona efeitos automáticos no Fog. # - ZOOM # - OPACIDADE # - TONALIDADE #_______________________________________________________________________________ module MOG #ID da Switch que ativa o modo Zoom. FOG_ZOOM_SWITCH_ID = 7 #Tempo para mudar o Zoom(IN-ON) FOG_ZOOM_INOUT_TIME = 10 #Poder do Zoom. FOG_ZOOM_POWER = 0.5 #ID da Switch que ativa o modo Opacity. FOG_OPA_SWITCH_ID = 8 #Tempo para mudar a opacidade. FOG_OPA_TIME = 2 #Poder da Opacidate FOG_OPA_POWER = 3 #ID da Switch que ativa o modo TONE. FOG_TONE_SWITCH_ID = 9 #Tempo para mudar de tonalidade. FOG_TONE_TIME = 5 #Poder da tonalidade. FOG_TONE_POWER = 5 end #_______________________________________________________________________________ #=============================================================================== # Game_Map #=============================================================================== class Game_Map include MOG attr_accessor :f_r attr_accessor :f_r_time attr_accessor :f_g attr_accessor :f_g_time attr_accessor :f_b attr_accessor :f_b_time #-------------------------------------------------------------------------- # Setup #-------------------------------------------------------------------------- alias mog71_setup setup def setup(map_id) mog71_setup(map_id) @fog_zoom_time = 0 @fog_zoom_type = 0 @fog_opa_time = 0 @fog_opa_type = 0 @f_r = 0 @f_r_time = 255 @f_g = 0 @f_g_time = 0 @f_b = 0 @f_b_time = 0 @til = $data_tilesets[@map.tileset_id] end #-------------------------------------------------------------------------- # Update #-------------------------------------------------------------------------- alias mog71_update update def update mog71_update fog_zoom_effect_update fog_opac_effect_update end #-------------------------------------------------------------------------- # fog_opa_effect #-------------------------------------------------------------------------- def fog_opac_effect_update if $game_switches[FOG_OPA_SWITCH_ID] == true @fog_opa_time += 1 if @fog_opa_time > 40 * FOG_OPA_TIME @fog_opa_time = 0 @fog_opa_type += 1 end if @fog_opa_type > 1 @fog_opa_type = 0 end if @fog_opa_type == 0 @fog_opacity += FOG_OPA_POWER else @fog_opacity -= FOG_OPA_POWER end valor = @til.fog_opacity / 2 if @fog_opacity >= @til.fog_opacity + valor @fog_opacity = @til.fog_opacity + valor elsif @fog_opacity <= @til.fog_opacity / 2 @fog_opacity = @til.fog_opacity / 2 end else @fog_opa_time = 0 @fog_opa_type = 0 $game_map.start_fog_opacity_change(@til.fog_opacity , FOG_OPA_TIME * 2) end end #-------------------------------------------------------------------------- # fog_zoom_effect #-------------------------------------------------------------------------- def fog_zoom_effect_update if $game_switches[FOG_ZOOM_SWITCH_ID] == true @fog_zoom_time += 1 if @fog_zoom_time > 40 * FOG_ZOOM_INOUT_TIME @fog_zoom_time = 0 @fog_zoom_type += 1 end if @fog_zoom_type > 1 @fog_zoom_type = 0 end if @fog_zoom_type == 0 @fog_zoom += FOG_ZOOM_POWER else @fog_zoom -= FOG_ZOOM_POWER end if @fog_zoom >= @til.fog_zoom * 2 @fog_zoom = @til.fog_zoom * 2 elsif @fog_zoom <= 100.0 @fog_zoom = 100.0 end else @fog_zoom_time = 0 @fog_zoom_type = 0 if @fog_zoom > @til.fog_zoom and @fog_zoom != @til.fog_zoom @fog_zoom -= 1 if @fog_zoom < @til.fog_zoom @fog_zoom = @til.fog_zoom end elsif @fog_zoom < @til.fog_zoom and @fog_zoom != @til.fog_zoom @fog_zoom += 1 if @fog_zoom > @til.fog_zoom @fog_zoom = @til.fog_zoom end else @fog_zoom = @til.fog_zoom end end end end #=============================================================================== # Spriteset_Map #=============================================================================== class Spriteset_Map #-------------------------------------------------------------------------- # Update #-------------------------------------------------------------------------- alias mog71_update update def update mog71_update fog_tone_effect_update end #-------------------------------------------------------------------------- # Fog Tone Effect Update #-------------------------------------------------------------------------- def fog_tone_effect_update if $game_switches[MOG::FOG_TONE_SWITCH_ID] == true if $game_map.f_r_time > 0 and $game_map.f_g_time <= 0 and $game_map.f_b_time <= 0 $game_map.f_r += MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_r <= 255 $game_map.f_g -= MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_g > 0 $game_map.f_b -= MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_b > 0 $game_map.f_r_time -= 1 if $game_map.f_r_time < 1 $game_map.f_r_time = 0 $game_map.f_g_time = 255 $game_map.f_b_time = 0 end elsif $game_map.f_r_time <= 0 and $game_map.f_g_time > 0 and $game_map.f_b_time <= 0 $game_map.f_r -= MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_r > 0 $game_map.f_g += MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_g <= 255 $game_map.f_b -= MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_b > 0 $game_map.f_g_time -= 1 if $game_map.f_g_time < 1 $game_map.f_r_time = 0 $game_map.f_g_time = 0 $game_map.f_b_time = 255 end elsif $game_map.f_r_time <= 0 and $game_map.f_g_time <= 0 and $game_map.f_b_time > 0 $game_map.f_r -= MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_r > 0 $game_map.f_g -= MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_g > 0 $game_map.f_b += MOG::FOG_TONE_POWER if $game_map.f_b <= 255 $game_map.f_b_time -= 1 if $game_map.f_b_time < 1 $game_map.f_r_time = 255 $game_map.f_g_time = 0 $game_map.f_b_time = 0 end end @fg_tn = Tone.new($game_map.f_r, $game_map.f_g, $game_map.f_b, 0) $game_map.start_fog_tone_change(@fg_tn, MOG::FOG_TONE_TIME * 2) end end end $mog_rgss_Fog_Effects = true
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!