Um artigo/tutorial do Kurunko que fala sobre RGSS, a linguagem de programação usada no RPG Maker, mais especificamente no RPG Maker XP. O texto não tem a pretensão de ensinar como programar nestas ferramentas, mas sim dar alguns toques para os usuários menos experientes em como fazer pequenas alterações nos scripts que existem prontos e disponíveis para o público maker em geral.
O texto é escrito em termos bastante informais, de forma que qualquer leigo pode entender. Mas mesmo assim é recomendável já ter alguma esperiência com RPG Maker, pelo menos ao inserir scripts, antes de sair metendo as caras.
Para quem sabe programar, aprender a mexer em scripts é super facil. OK, até ai sem novidades. Agora a porca torce o rabo quando você quer fazer uma alteração básica em um script que você achou legal mas não tem a minima idéia de como fazer isso. É normal não entender de programação, na verdade, é tão normal quanto não saber andar de bicicleta. É algo que envolve lógica e realmente não é nada que vá afetar sua vida normal fora do computador (ao menos que você realmente seja programador).
O intuito deste artigo não é ensinar programação, isto talvez futuramente, agora é só te dar uma noção básica de como se funciona um script.
Vamos começar:
A programação é constituida basicamente por lógica, ou seja, se você pedir, o interprete de scripts faz (sem nenhuma novidade até aqui). O problema é que o interprete só reconhece o que você pede (no caso o comando) se você pedir numa língua que ele entenda. Esta língua é o RGSS.
Vamos exemplificar isso. Eu quero que meu personagem fique mais rapido toda vez que eu apertar a tecla Shift. Eu poderia simplesmente pedir isso para o RPG Maker:
Resultado:
Isso, este Syntax Error (erro de sintaxe, aliás), se dá ao fato do RPG Maker não entender o que eu quis dizer, não me compreender. Então que tal se eu traduzir isso para uma língua que ele entenda?
class Game_Character
( todas as strings devem ser digitadas em minúsculo, porque os comandos são sensíveis a maiúsculas e minúsculas)
attr_accessor :move_speed
end
Ficará exatamente assim:
Ótimo! Nesta etapa já dissemos para o RPG Maker que eu quero que ele mexa na velocidade do meu personagem. Mas não disse como eu quero que ele faça isso.
class Scene_Map
Uma ressalva importante deve ser feita aqui: não importa o quanto uma coisa pareça ser óbvia, o programa não sabe. Por isso seja uma boa pessoa e explique com classes tudo o que você pretende fazer.
alias new_update update
def update
e na linha seguinte
new_update
if Input.press?(Input::SHIFT)
$game_player.move_speed = 7
else
$game_player.move_speed = 4
(Eu coloquei 4 aqui porque de acordo com a primeira classe que abrimos, o script Game_character, a velocidade padrão de um personagem que não corre e não está lento é a velocidade 4)
end
para cada string que usamos, no caso 3.Pronto! Terminamos o nosso primeiro Script! E ele se tornou um script muito funcional de corrida. E aí, entenderam como funciona um script?
Caso queira ele na integra:
class Game_Character attr_accessor :move_speed end class Scene_Map alias new_update update def update new_update if Input.press?(Input::SHIFT) $game_player.move_speed = 7 else $game_player.move_speed = 4 end end end
Fontes e Créditos
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!