Um custom battle system para o RPG Maker XP que implementa um sistema de batalha lateral nos projetos feitos nesta ferramenta. É um pouco semelhante ao sistema de batalha padrão do RPG Maker 2003.
Como todo mundo sabe, o RMXP perdeu umas das funções do RM2K3 mais adoradas pelos Makers: o sistema de batalha lateral. Devido a isto, surgiram diversos scripts para reconstruir esse tipo de batalha. O mais conhecido deles talvez seja o CBS. O grande problema de utilizá-lo talvez seja a falta de recursos, uma vez que ripar resources de jogos é uma árdua tarefa e praticamente não se acham sprites para CBS prontos na Internet, muitos acabam desistindo de utilizá-lo.
O que muitos não sabem é que os battlers do RM2K3 podem ser convertidos facilmente para esse sistema, bastando um pouco de paciência:
Transformar sprites de batalha do rm2k3 para o CBS é muito simples, estarei explicando como montar animações para inimigos, e posteriormente, heróis:
Em Window_Base
cole, de preferência, junto ao draw_actor_graphic
o seguinte:
def draw_actor_face(actor, x, y) face = RPG::Cache.character("Faces/" + actor.character_name, actor.character_hue) fw = face.width fh = face.height src_rect = Rect.new(0, 0, fw, fh) self.contents.blt(x - fw / 23, y - fh, face, src_rect) end
e no script de hp/sp cole abaixo do def draw_battlestatus
o seguinte:
draw_actor_face(actor, actor_x, 120)
Mude os valores para ajustar a figura no lugar que você quer. Você também pode desabilitar o comando draw_actor_graphic
, para não ficar mostrando o gráfico do personagem.
Alguns textos neste post, especialmente as instruções de como converter Battlers do RM2K3 para o RMXP e customização foram tiradas de uns TXTs que se encontram na demo. Também não sabemos quem é(são) o(s) autor(es) destes textos.
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