Auto Equip Punch [RMXP]

2 de outubro de 2011

Um script feito por Lennon que, ao inserido num projeto do RPG Maker XP, permite que seu herói, no caso de não estar equipado com nenhuma arma, apareça usando as mãos (Punch), semelhante à aqueles jogos de luta onde você pode recolher armas, mas se não tiver nenhuma, você vai na mão mesmo.

O código é composto de uma classe, Game_Actor e o script em si, Auto Equip Punch. Você pode adiciona-los juntos no mesmo script ou separá-los. Aqui funcionou dos dois jeitos.

O autor fala que é preciso colocar o ítem “Punch” na ID número 1 de armas, mas você pode criar na ID que quiser (caso seu jogo já esteja com seus próprios itens, nas lojas e tal). Para isto, basta mudar o número 1 para o número da ID do Punch que você criou nestas linhas da classe Game_Actor:

  • $game_party.gain_weapon(@weapon_id, 1)
  • $game_party.lose_weapon(id, 1)

e esta linha no Auto Equip Punch:

  • @actor.equip_punch(1)

Observe que, caso você faça isso, o seu herói deve começar equipado com a arma “Punch”. Se não vai continuar com o espaço em branco no campo de arma dos equipamentos, e isso tudo não vai fazer muito sentido.

#==============================================================================
# Game_Actor
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta é a classe que trata dos Heróis na Batalha.
#==============================================================================
class Game_Actor < Game_Battler
  #--------------------------------------------------------------------------
  # - Troca de Equipamento
  #
  #     equip_type : tipo de Equipamento
  #     id    : ID das Armas ou Protetores, se for 0 o Equipamento foi removido
  #--------------------------------------------------------------------------
  def equip_punch(id)
    if id == 0 or $game_party.weapon_number(id) > 0
      $game_party.gain_weapon(@weapon_id, 1)
      @weapon_id = id
      $game_party.lose_weapon(id, 1)
    end
  end
end
#==================================================================
# ** Auto Equip Punch
#------------------------------------------------------------------
# Lennon
# Versão 1.0
# 18/9/2007
#
# MSN: lennoncosta@hotmail.com
#------------------------------------------------------------------
# Este Script faz com que assim que o char não estiver equipado
# com nenhuma "ARMA" se auto equipa com a "ARMA" Punch.
#------------------------------------------------------------------
# Crie uma "ARMA" chamada Punch no 1 id da DATABASE.
#------------------------------------------------------------------
# Ate o momento não ocorreu BUG !!
# mais se ouver me contate.
#==================================================================
class Scene_Equip
  alias_method :auto_equip_update, :update
  def update
    # Auto Equip Punch
    if $data_weapons[@actor.weapon_id].nil?
      @actor.equip_punch(1)
      @help_window.update
      @left_window.refresh
      @right_window.refresh
      @item_window1.refresh
      @item_window2.refresh
      @item_window3.refresh
      @item_window4.refresh
      @item_window5.refresh
    end
    # Original Update
    auto_equip_update
  end
end
#==================================================================

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!