Hoje vamos postar mais um tutorial que salvamos da antiga RPG Menace, um tópico lá de 2007 do NemoStein. Trata-se de um texto bem bolado que ensina como aumentar o tamanho dos ícones de um jogo de RPG Maker XP através de RGSS.
Achamos este tutorial bem legal, pois o que este ensina não apenas pode ser útil para o seu game, como em si é bastante educativo.
Ok…
Vamos então aprender a aumentar aqueles ícones dos ítens, armas, armaduras etc…
Graças a uma dúvida do usuário giup3p3, eu me esforcei um pouco e acabei dando um “jeitinho” de aumentar os ícones. Não sei dizer se essa maneira a melhor ou mais eficiente, mas sei dizer que funciona… ;)
Pra todos aqueles que depreciam o RGSS por causa do efeito “ctrl+Chupa, ctrl+Vai” que causa hordas de noobs alienados, devo dizer que também sinto o mesmo… Por isso, vai o aviso:
Se você veio em busca de um bloco de script só pra copiar e colar no seu jogo, pode começar a procurar de novo. Esse será um Tutorial, passo a passo, explicado e entendido… Certo?!
Receita de bolo… E nem vai cobertura…
Mas não quer dizer que você não precisa olhar e entender antes de fazer, só quer dizer que, pelo menos pra mim, está super fácil de entender e fazer modificações, caso necessário.
¬¬’
Aumentar os Ícones dos ítens… (vou precisar repetir isso mais quantas vezes??)
RGSS
Vergonha na cara… Preste atenção no que está fazendo
Apresento-lhes a POG: Programação Orientada a Gambiarras
Vamos lá…
Window_Selectable
e cole logo abaixo dele próprioWindow_Selectable2
. Só pra no confundir os doisWindow_Selectable2
(a cópia que acabamos de fazer), na linha 7, altere para:
class Window_Selectable2 < Window_Base
Na linha 52, altere:
return self.oy / 42
Na linha 69, altere:
self.oy = row * 42
Na linha 77, altere:
return (self.height - 32) / 42
Na linha 122, altere:
y = @index / @column_max * 42 - self.oy
Na linha 124, altere:
self.cursor_rect.set(x, y, cursor_width, 42)
Estas cinco edições alteraram a altura da caixa de seleção em 10 pixels, de 32 pra 42 (pois o ícone tinha 24x24px e foi pra 34x34px, 10px a mais na altura e largura), além de ajustar o limite de ítens antes de gerar rolagem… Como os ítens são mais altos, cabem menos deles na tela…
Window_Item
e cole logo abaixo dele próprio.Window_Item_bkp
, Mantendo cópia de Segurança (Backup)Window_Item_bkp
(a cópia que acabamos de fazer), acima da primeira linha, adicione:=begin
Abaixo da última linha, adicione:
=end
Estes últimos três passos fazem com que a cópia bkp seja ignorada pelo jogo, pois ela não tem utilidade nenhuma, EXCETO guardar o código original, caso seja necessário trazê-lo de volta…
class Window_Item < Window_Selectable2
Na linha 12, altere:
super(0, 64, 640, 415
Durante o processo de alteração da altura dos ítens, acaba sobrando um pixel na parte de baixo da página, o que fica muito feio. Então diminui-se 1px aqui pra corrigir isso. Se quiser ver o bug, pule essa etapa.Na linha 61, altere:
Isto corrige a altura das linhas pra fazer o cálculo do tamanho da pagina onde vão os ítens.
self.contents = Bitmap.new(width - 32, row_max * 42)
Na linha 88, altere:
y = index / 2 * 42
Aumenta o espaçamento entre ítens, pra não ficar subindo um em cima do outro.
Na linha 93, altere:
self.contents.blt(x, y + 4, bitmap, Rect.new(0, 0, 34, 34), opacity)
Alterando o tamanho do ícone em si… A 1ª alteração é a largura e a 2ª é a altura.
Nas linhas 94, 95 e 96, respectivamente, altere:
self.contents.draw_text(x + 40, y + 5, 212, 32, item.name, 0)
self.contents.draw_text(x + 240, y + 5, 16, 32, ":", 1)
self.contents.draw_text(x + 256, y + 5, 24, 32, number.to_s, 2)
A primeira alteração (de 28 pra 40) ajusta o início no nome do ítem, pra não ficar em cima do ícone.
As outras 3 (adição de 5 ao y) são para centralizar a altura do texto.
Bem, acho que é isso… Vocês devem notar que o procedimento acima só altera os ícones dos ítens (poço, elixir e afins)… Como eu disse lá em cima, você tem que entender o que está fazendo. Se você entendeu, será muito simples repetir o processo para as Armas, Armaduras e Habilidades…
Ainda assim, eu entendo que existam (sempre) dúvidas como: “Como que altera a baçaga que tá dentro do bagulho??” Um professor meu dizia: “Com o tempo, a dúvida vira dádiva…” Portanto perguntem. Vou adorar responder… ;)
Agradeço ao usuário giup3p3, pois sem ele eu não teria me esforçado pra contornar esse problema… Agradeço também ao Admin Crazy Fish que me condecorou no meu último tutorial, e digo que isso incentiva bastante…
NemoStein
Obs: Fizemos algumas pequenas alterações como correções ortográficas e outras coisas neutras, mas mantemos as linhas que precisam ser alteradas intactas. Caso você for o autor, ou conhecer esse script, e ver que falta algo, ou tem algo errado, não hesite em entrar em contato, nos avisando.
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