Antes de começarmos o tuto, será melhor que vocês entendam os elementos do sistema. Para quem não se lembra ou não está ligando o nome à pessoa, esse jogo é aquele famoso em que você está em um pequeno labirinto e tem que andar pelos corredores coletando os cristais, ou bolinhas, ou comida.
E ao mesmo tempo você deve fugir dos inimigos que, se te encostarem lhe matam. Agora vamos começar…
1 – Em primeiro lugar você deve criar um mapa. Não o faça muito grande. Este tipo de jogo não é muito bom com mapas gigantescos. Coloque bastante labirintos. Mas o importante é COLOQUE EM TODA A BORDA DO UMA PAREDE OU ALGO QUE IMPEÇA O HERÓI DE PASSAR.
2 – Para fazer os inimigos você deve fazer o seguinte: Escolha um gráfico, e, em tipo de movimento coloque seguir o herói. Com uma frequecia de 6. Em condição inicial de evento, coloque que será acionado quando o herói entrar em contato com este. Ao tocar (Evento,Heroi).
Em posição de evento coloque no mesmo nivel do heroi.
A velocidade do movimento coloque metade da velocidade.
Agora em comandos de eventos onde você entrará com os codigos coloque o que acontecerá quando o heroi for pego pelo inimigo. Eu coloquei o seguinte texto dizendo: “você já era…” e depois um efeito sonoro de um bebê chorando, fazendo depois um teleporte para fora da fase.
Agora é importante colocar em TODOS os inimigos uma váriavel chamada cristais setada em 0.
Ficou assim o inimigo:
Seguir o heroi frequencia 6 Ao tocar(evento,heroi) Mesmo nivel que o heroi velocidade de movimento: metade da velocidade. <>Texto:você já era... <>Efeito sonoro: ******* <>Teleporte: ******** <>Variável: [****:cristais]set, 0
No meu jogo o herói terá que coletar cristais, mas você pode por várias outras coisas.
3 – Coloque condição inicial de evento em: Ao toque do heroi. Em posição, coloque abaixo do heroi. Na area onde entrará o codigo coloque um mover evento e mude o gráfico do evento para um gráfico vazio. Coloque um “mudar local de evento” (2ºaba)
e mude-o para o canto da fase coordenada (000,000). Coloque um efeito sonoro e coloque a variável cristais somadas em 1.
Ficou assim:
<>Mover Evento: Este evento,Mudar charset <>Local de Evento:Este evento, (000,000) <>Efeito sonoro: ******* <>Variavel: [****:cristais]+,1
Agora é só você colocar em todas as partes este evento para o herói coletar. Você agora tem que saber quantos cristais você pôs ao todo, a melhor maneira é entrar no mapa coletar todos os cristais e ainda no jogo, apertar F9 então procure na parte de variáveis a variável cristais e veja o seu valor. Ou então você pode contar no dedo quantos você usou…
4 – Coloque um evento em inicio automático na borda do mapa, e nos comandos, coloque uma condição fork que será ativada quando a variável cristais estiver igual ao numero que você contou de cristais.
Agora é só você por dentro da fork o que acontecerá quando o herói coletar todos os cristais. Eu coloquei várias coisas, muitas animações com pictures. É sua imaginação que manda… No final do evento coloque um teleporte para fora do mapa.
Você pode melhorar muito mais este sistema basta por a cabeça para pensar. Você pode por um teleporte de um lado do labirinto para o outro lado. Você pode por um evento para fazer os inimigos fugirem de você quando você pegar um certo item.
INÚMERAS COISAS…
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