Segue um sistema (ou mini-game) pro RPG Maker 2000 ou pro 2003, que permite a criar plataformas para coleta de ítens. O autor do tuto é o Kenny:
Olá pessoal! Bem-vindos ao meu 21º tutorial! Hoje, a pedido do Tigamen2 da Maker Universe me perguntou. Muito bem, aí vai o tuto!
Aprenderemos basicamente a fazer plataformas de saltos para que se colete determinados itens em um determinado tempo, usarei no exemplo moedas, mas use como manda sua imaginação.
Muito bem! Chega de blábláblá e vamos por a mão na massa!
A primeira coisa a você fazer será criar o mapa. Eu usarei um exemplo pra usar no tuto, mas use o q vc quiser, pode usar o meu exemplo também se quiser.
Imagine uma caverna cercada de lava. Então pra passar você precisará pular de plataforma e plataforma pra coletar as moedas em 30 segundos. Difícil? Aí você é que mandará. Pra vocês terem uma idéia do exemplo examinem o exemplo abaixo:
____ ____ TEMPO | . |~~~~~~~~| . | |____|~~~~~~~~|____| ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ ____ ____ | . |~~~~~~~~| . | |____|~~~~~~~~|____|
Entenderam? Os quadradinhos são as plataformas e o resto é a lava. Os pontinhos são as moedas a serem coletadas. Entenderam então? O tempo ficará no canto da tela.
Muito bem, depois de criar o mapa nesse esquema, é hora de criarmos o tempo e as moedas. Vamos lá!
Tecle F8 para acessar o database. Muito bem, agora crie um novo evento comum na aba eventso comuns, em processo paralelo, ativado pelo switch “Contagem de Pontos” com o nome Contagem de Pontos.
Nos eventos crie uma váriavel, chamada pontuação. Agora crie uma fork conditions, marque váriavel, e agora, marque o número de moedas que se deve ser coletadas. Vamos supor que sejam 15. Marque 15 e em igual ou acima, sem else case.
Dentro da fork dê um operação com timer e marque parar. dê um mudar switch para a switch ativar tempo em off. Logo usaremos essa switch.
O resto é opicional, faça o que você quiser.
Agora vamos as moedas. Crie um evento no mapa de uma moeda, e dê um mudar váriavel, selecione pontuação, em setar “+” e em operando setar “1”.
Dê um movimento de personagem, selecione este evento, e coloque um mudar gráficos para algo sem gráfico. Logo depois dê um Mudar Lugar de Evento, selecione esse evento e mude para algum dos extremos do mapa.
Copie e cole este evento 15 vezes em cada plataforma.
No database crie um Evento Comum chamado Tempo do Mini-Game. Em processo paralelo e ativado pela switch ativar tempo. Lembra dela, não? Muito bem, nos eventos coloque um operação de timer, marque direita, selecionar e 30 segundos. Dê outra operação com timer e marque iniciar. Logo depois dê um esperar, com 300 (30 segundos). Logo depois coloque uma mensagem assim: Que pena! Você perdeu!
E dê um Game Over.
Prontinho, terminamos o tempo!
Essa é a parte mais chata. Em cada ponta da plataforma crie um evento em ao toque do herói. Aí é com você. Se a diferença entre a próxima plataforma é de 5 quadradinhos, dê um movimento de personagem, marque herói, iniciar pulo, e passo pra cima 5 vezes.
Aí você repete essa opeação em cada lugar para pular, mudando é claro, os passos em cada lugar relativamente.
Crie um evento em início automático ativando a switch ativar tempo e a contagem de pontos.
Crie uma nova página ativado pelo swith ativar tempo, e deixe em apertar tecla.
E PRONTO! Você terminou o seu minj-game de coletar com o tempo!
Fácil? Acho que sim!
Agradecimento ao Tigamen2 e ao Polvoazul, ambos da falida Maker Universe.
Entrem em www.navi2k3.cjb.net
Falow, e até o próximo TUTO!
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