Diminuindo O Tamanho De Jogos No RM2K

6 de setembro de 2011

Segue um antigo tutorial que ensina como lancar seus jogos/projetos do RPG Maker 2000 com menor tamanho, facilitando a distribuição e gastando menos recursos. O texto foi feito por Mystic Dark, da finada Wolfpac.

Tutorial sobre como diminuir o tamanho de seus jogos feitos no RPG Maker 2000

by Mystic Dark

Bem, hoje em dia na internet existem poucos jogos inteiros bons com menos de 2 megas, e muitos acima deste tamanho. Pensando nisto resolvi fazer meu primeiro tutorial sobre a conversão dos arquivos png (padrão do RPG Maker) em .XYZ

Muitos criadores de jogos sabem disto e não usam em seus jogos talvez por julgarem este processo trabalhoso, mas vamos lá! Para quem não sabe, o formato .XYZ foi especialmente designado para que os jogos tivessem seus tamanhos diminuídos.

Para converter, faça assim:

  1. Abra o RPG Maker, clique naquele ítem chamado EXPORT-IMPORT, que fica ao lado do Database.
  2. Lá existem os nomes das pastas do RTP, selecione a pasta desejada, depois o arquivo.
  3. Ao selecionar o arquivo PNG ou BMP, a caixa EXPORT estará valida
  4. Clique nela e a janela Salvar como (Save as) se abrirá.
  5. Ache a pasta do RTP na janela Salvar Como, selecione o formato .XYZ na caixa abaixo do nome, nomeie o novo arquivo, e salve.

Pronto,assim seus jogos ficarão menores, e mais downloads surgirão, porque as vezes o tamanho de um jogo pode assustar, hehehe!

Caso queira usar este arquivo em seu site, ao menos divulgue meu nome juntamente com o arquivo ou com seu link. Jamais indique um arquivo que não é seu como sendo, isto é PLÁGIO, e caso não saiba, isto é crime!

Bem,espero ter sido claro, qualquer dúvida, contate-me pelo e-mail:
mystic_dark_zero (arroba) hotmail (ponto) com

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!