Segue um tutorial feito por Sanmoo que pode ser útil em seu projeto de RPG Maker. Ele ensina como fazer o char correr com a tecla pressionada:
“Ensina a fazer um evento <> no seu jogo que faça com que o herói <> nos instantes em que uma determinada <> estiver sendo <>”.
100% desenvolvido por mim e EFICIENTE. (por Sanmoo)
Abra o Banco de Dados e crie um evento comum de nome Turbo. Deve estar em processo paralelo. Nos comandos deste evento coloque um “Definir Teclas Adicionais”, guarde na variável “Correr” E deixe marcada apenas a opção Shift 7 (para rm2k a tecla 5, enter). Obs: Nada de marcar a caixa Esperar Ser Pressionada, o segredo de tudo e deixar ela desmarcada. Depois coloque uma “IF Fork” Com a condição de que a variável “Correr” seja igual a 7(ou 5 para rm2k). Com a caixa “ELSE Case” Marcada. Dentro desta condição, coloque outra “IF Fork” Com a condição de que o Switch “Correr” (Você vai criar agora) esteja OFF. Caixa “ELSE Case” DESMARCADA. Dentro dessa condição, coloque um “Movimento de Personagem” Herói>Aumentar Velocidade>Ativar Switch (ative o Switch Limit. de Velo.; que você deve criar agora)>Ativar Switch (ative o Switch “correr”). Pronto, Agora dê um OK.
Agora volte à IF inicial (Correr Igual a 5) e vá à caixa “ELSE”, que fica abaixo da condição. Coloque um “IF Fork” Condição de Que Switch Limit. de Velo. Esteja ON. Caixa “ELSE” DESMARCADA. Dentro dessa condição coloque “Movimento de Personagem” Herói>Reduzir Velocidade>Desativar Switch (Desative o Switch Limit. De Velo.)>Desativar Switch (Desative o Switch Correr). INCRIVELMENTE ACABOU. É só isso. Mas confira os comandos para ter certeza que você não errou:
:->
<> Definir Teclas: [****:Correr]
<> IF – THEN:Var[****:Correr] – 7
<> IF – THEN:Switch[xxxx:correr] – |OFF
<> Mover Evento: ||||||||Herói, Aumentar Veloc, Switch-ON, Switch-ON
<>
:FIM Caso
<>
:Exceção – ELSE
<> IF – THEN:Switch[!!!!:Limit. de Velo.] – |ON
<> Mover Evento: ||||||||Herói, Diminuir Veloc, Switch -OFF. Switch -OFF
<>
:FIM Caso
<>
:FIM Caso
<>
Qualquer dúvida estou à disposição:
sanmoo_cs@hotmail.com
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!