Calor e Frio

18 de abril de 2011

Segue um tutorial que serve para RPG Maker 2000 e 2003, feito por Vahn Kaich.

Introdução

Bem, este é meu primeiro tutorial que eu julgo ‘bom’… Nele eu estarei explicando como fazer uma Barrinha de Calor, Frio, fome etc
que aumenta de acordo com a necessidade… no meu jogo (Sim Girl) adaptei a barra para um sistema de Drogas… Aqui vocês podem adaptá-la para qualquer sistema desejado! Vamos lá!

Primeiro Passo
Abra o DataBase e vá na aba de “Eventos Comuns”. Crie um Evento chamado “Calor” (aqui usaremos o exemplo de Calor!). Deixe-o em processo Paralelo e para o Switch condicional de disparo crie um Switch chamado “Ligar Barras Calor”. Ok, aqui, antes de seguir em frente, você vai precisar das Imagens da Barra. Cada imagem deverá retratar um estágio do Status. As imagem devem ser uma “Borda” e cada uma delas com uma quantidade da borda preenchida. Faça quantas divisões forem necesárias!

Segundo Passo

Cire uma Fork. Nas condições, crie uma variável chamada “Calor”. Coloque um número, tendo em mente que este será o número máximo da barra. (EX: Se você fez 10 barras, coloque o número aqui como “10”). Marque a caixa de “Exceção Possível: Else Case” MARCADA!

Escolha a opção “Igual ou Acima. Dentro da FORK, coloque “Mostrar Picture” e coloque a Picture da barra cheia. Em seguida, coloque os eventos que deverão acontecer quando a barra encher (EX: O herói dizer “Oh, que calor…” e dar Game Over…esse tipo de coisa). Na exceção, crie OUTRA FORK, com a condição da variável “Calor” um número menor que a anterior. Continue deixando em “Igual ou Acima” (EX: Se o número da variável anterior foi DEZ, esta deverá ser NOVE).

Dentro da Fork, mostre a Picture da barra quase cheia e, se quiser, coloque uns eventos, tipo deixara tonalidade da tela diferente etc…faça assim até chegar a última Fork, com a barra vazia.

Terceiro Passo

Crie outro Evento Comum. Deixe em Processo Paralelo e no Switch condicional de disparo, algum Switch que indique que seu jogo começou, pra poder acionar o Sistema de Calor. Coloque um Wait de quanto tempo quiser (Pra calor, eu aconselho 1 minuto) e um “Mudar Variável” na Variável “Calor” e ADICIONAR 1.

Como Fica?

O primeiro evento deverá ficar assim:

<>IF - THEN:Var[0001:Calor] - 10Mair
 <>Mostrar Picture: 50, BarraCheia, (POS X, POX Y)
 <>
Exceção ELSE
<>IF - THEN:Var[0001:Calor] - 9Mair
 <>Mostrar Picture: 50, Barra9, (POS X, POX Y)
 <>
Exceção ELSE

E assim até o fim …

O segundo evento ficará assim:

<>Esperar: 60.0s
<>Mudar Variável: [0001:Calor]+ ,1

Créditos

Informações adicionais

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