Segue um tutorial feito por Lord_XxX sobre Battle Events para o RPG Maker 2000. Ele explica o que cada função do menu de Battle Events é e serve, além, de claro, ensinar como ativá-los. O texto é escrito em linguagem bem formal e ilustrado, pode ser que ajude a você bastante.Você também pode baixar esse tutorial em seu formato original (HTML, pode ser aberto com qualquer browser).
E ae gente, to sumido né? Vim aqui com um tuto pra iniciantes, é claro. Adoro fazer tuto pra iniciantes. Por: Lord_XxX
Deixando a opção de Switch marcada, você faz com que o evento dispare apenas quando o Switch selecionado está ativado, mas você deve usar outra opção junto com essa, por que se você deixar apenas essa, o evento num vai parar de rodar, rodar, e rodar, enquanto o Switch estiver ativado, lembre-se do que eu disse sobre o “AutoStart”.
Você também pode usar a segunda opção de Switch, mas assim, você dependerá dos dois Switch para que o evento dispare na batalha.
Lembre-se: os Battle Events funcionam como se fosse enventos em AutoStart se a condição dele estivar ativada ele vai se repetir, sem parar, então lembre-se de ter algo para para-lo!
Entao, esse é o painel dos Battle Events, pra começar você deve clicar no botão com “…” (circulado na figura), para abrir o menu de Trigger. O que é Trigger? Trigger é uma condição para o evento da batalha acontecer, se não tivesse isso, num teria como regular uma hora certa pro evento acontecer. Então, vamos começar, clique nesse botão.
OBS: Você precisa ter conhecimento de Switches e Variables.
Ao clicar no botão, um menu como esse vai aparecer, ai contém todas as opções de Trigger: Switch (2 opções), Variable, Turn No, Exhaustio, Monsters e Hero.
Esses você vai usar como condição para o evento da batalha disparar, você pode usar uma, duas, cinco, ou todas as opções neste menu.
Mas pra que serve cada uma opção?? Simples, é isso que nós vamos ver daqui pra frente.
Lembre-se: os Battle Events funcionam como se fosse enventos em AutoStart se a condição dele estivar ativada ele vai se repetir, sem parar, então lembre-se de ter algo para para-lo!
Deixando a opção de Switch marcada, você faz com que o evento dispare apenas quando o Switch selecionado está ativado, mas você deve usar outra opção junto com essa, por que se você deixar apenas essa, o evento num vai parar de rodar, rodar, e rodar, enquanto o Switch estiver ativado, lembre-se do que eu disse sobre o “AutoStart”.
Você também pode usar a segunda opção de Switch, mas assim, você dependerá dos dois Switch para que o evento dispare na batalha.
A opção Variable, funciona no mesmo esquema que a opção Switch, ao marca-la o Evento só vai disparar quando a Variable indicada estiver com o seu valor acima do número escolhido na caixa Above. Só que Variables e Switches tem suas diferenças, afinal, Variables são Variables.
A opção Turn No. serve para determinar de qual turno o evento começa a executar até qual turno ele vai parar.
A primeira caixa marca um turno, e a segunda marca outro turno. O evento começar a executar quando chega no turno indicado na primeira caixa e para no turno indicado na segunda caixa.
(O número da primeira caixa tem que ser sempre menor que o número da segunda caixa)
O evento vai ser disparado quando a soma dos danos que o grupo recebeu, e também do Mp perdido, for igual a porcentagem que você especificou no exhaustion. Entre a primeira caixa e a segunda, exemplo:
40 % more 60 % less
Faz com que o grupo tenha que perder uma quantidade equivalente entre 40 e 60 porcento para o evento disparar
A opção Monster serve para fazer que o evento execute quando o Monstro escolhido, tenha entre uma quantidade de HP.
A caixa com “% more” vai determinar quantos porcentos do HP acima, e a caixa “% less” determina quantos porcentos do HP a baixo.
Por exemplo:
40 % more 60 % less
Isso faz com que o evento ocorra enquanto o Monstro escolhido estiver com o HP acima de 40% e a baixo de 60%.(Entre 40 e 60 porcento)
A opção Hero serve para fazer que o evento execute quando o Herói escolhido, tenha entre uma quantidade de HP.
A caixa com “% more” vai determinar quantos porcentos do HP acima, e a caixa “% less” determina quantos porcentos do HP a baixo.
Por exemplo:
10 % more 35 % less
Isso faz com que o evento ocorra enquanto o Herói escolhido estiver com o HP acima de 10% e a baixo de 35%.(Entre 10 e 35 porcento)
Lembre-se: os Battle Events funcionam como se fosse enventos em AutoStart. Se a condição dele estiver ativada, ele vai se repetir, sem parar, então lembre-se de ter algo para pará-lo!
Agora é só editar os comandos como se fosse um evento de mapa comum, com Batlle Animations na tela, Flash, Shake, entre muiats outras coisas, mas é lógico que tem muito menos opções, por que tem coisas que num da pra fazer em uma batalha como mexer um chara né? É só clicar em um espaço branco como esse abaixo e inserir o comando:
Obrigado por baixar meu tuto, espero ter agradado e quero fazer mais e mais. Obrigado FATE por dar a explicação do Exhaustio.
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