"'O my ghostly one. I shall search for the 'E'..."
O adventure baseado no Fantasma da Ópera, Return of the Phantom, está de graça, para Windows, 100% free to keep, em uma festa da uva do GOG por tempo limitado!
Return of the Phantom é um adventure point and click em terceira pessoa inspirado no romance O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, que coloca o jogador no papel de um detetive que deve apurar um acidente que matou duas pessoas. Foi desenvolvido por MPS Labs e lançado inicialmente em 1º de setembro de 1993.
Apresentando uma ambientação que mistura investigação e fantasia gótica, Return of the Phantom é um título que, embora leve na dificuldade, oferece uma narrativa intrigante e estilo de exploração que encaixa muito bem no mistério da clássica obra original.
Publicado originalmente pela MicroProse (atualmente pela Ziggurat Interactive) e disponibilizado para DOS e Windows, Return of the Phantom foi recebido de forma geralmente positiva pela crítica na época, e acabou tornando-se um clássico cult com o tempo. Pelo menos até o momento desta publicação, conta com dezenas de análises positivas no Steam e é avaliado com 3,8/5 no GOG.
Atenção: Você pode pegar o jogo de graça aqui. Aproveite, pois o Return of the Phantom pode custar normalmente R$ 14,49. Para adicionar o jogo à sua conta do GOG, role a página até o banner de Giveaway e clique em “Add to library”. Se você ainda não tiver conta lá, a plataforma vai pedir pra criar. Daí, é só seguir os passos necessários.
Ah, tem mais jogos grátis aqui e aqui também! Aproveitando, entre também no nosso canal do Telegram para receber mais games neste esquema!
Acima, temos um trailer oficial do Return of the Phantom já em seu relançamento pela Ziggurat.
Temos também uma análise de PushingUpRoses do game, em inglês. É uma das fontes da seção de gameplay deste artigo.
O lendário Fantasma da Ópera retornou! Como o Inspetor Raoul Montand, você é o único que pode perseguir a Morte Vermelha no passado e impedi-lo de aterrorizar o presente. Esta aventura de apontar e clicar lançada originalmente pela MicroProse em 1993 apresenta um elenco de personagens totalmente dublados com animações fluidas, uma história tensa e emocionante escrita pelo romancista de James Bond Raymond Benson e uma trilha sonora atmosférica que define o clima perfeito para esta nova abordagem de uma história clássica.
A trama deste adventure se passa principalmente na Ópera de Paris, onde um acidente trágico coloca em risco a segurança do local. Em Return of the Phantom, você controla o detetive Raoul Montand, encarregado de investigar o desastre e desvendar os mistérios que cercam o Fantasma da Ópera, levando-o a buscar pistas tanto no presente quanto em uma viagem ao passado, no ano de 1881.
A jogabilidade é baseada em comandos de ação do tipo point and click, com o jogador interagindo com o ambiente ao escolher verbos como “Olhar”, “Falar”, “Pegar” e “Empurrar” a partir de um menu e combinando-os com objetos e personagens. Isso permite coletar informações, resolver quebra-cabeças e avançar na narrativa. O game é ambientado quase inteiramente na ópera, incluindo túneis e passagens secretas que levam aos aposentos do Fantasma, agregando uma atmosfera de suspense e exploração.
Embora envolva mistério e investigação, Return of the Phantom apresenta poucos desafios de inventário. O jogo prioriza interações com personagens e progressão linear, deixando a resolução de quebra-cabeças mais restrita. Em alguns momentos, o jogador coleta itens, mas a maioria dos quebra-cabeças é simples e raramente exige combinações complexas de objetos. Apesar dessa simplicidade, há uma fase final nas catacumbas que requer atenção e apresenta um labirinto desafiador, frequentemente criticado pela ausência de dicas que guiem o jogador.
O jogo conta com gráficos detalhados e animações fluidas que tentam gerar um clima de um cenário operístico parisiense, com trilha sonora variada e atmosferas de suspense. Há uma versão em CD que adiciona dublagens aos diálogos, embora estas sejam consideradas de qualidade questionável. Todavia, muitos jogadores acabam achando seu tom cômico e memorável, contribuindo para a reputação cult do Return of the Phantom.
O Palais Garnier está no meio da estreia mundial de Don Juan Triumphant quando o enorme lustre que adorna o teto abobadado do auditório mergulha no meio das arquibancadas e mata vários membros da plateia. O jogador assume o papel de Raoul Montand, um detetive da Sûreté e patrono da Ópera.
O gerente, Monsieur Brie, suspeita que o Fantasma pode ser a causa e faz Raoul investigar. Raoul encontra a atriz principal do show, Christine Florent, que recebeu uma nota do Fantasma que a ameaça. Algum tempo depois, Christine é encontrada estrangulada pelo Fantasma. Raoul vai até a passarela onde o Fantasma aparece e o empurra para fora da borda. Então, acorda e se vê transportado de volta no tempo para o ano de 1881, onde é confundido com o Visconde Raoul de Chagny.
Durante uma produção, Erik captura Christine Daaé. Depois de muito trabalho e exploração, Raoul entra no covil do Fantasma e resgata Christine, mas o Fantasma aparece mais uma vez e recaptura Christine. Raoul sobe no lustre e luta com o Fantasma, eventualmente fazendo com que o lustre caia e mate os dois homens. Raoul desperta de volta em seu próprio tempo, onde nenhum dos eventos relacionados ao Fantasma parece ter ocorrido, mas antes dos créditos começarem a sombra do Fantasma é vista atrás dele.
Segundo seu publisher/distribuidor, na lista abaixo constam as características em destaque do game:
no images were found
O Return of the Phantom é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado pra PC (Windows e DOS) no Steam e GOG, sendo que nosso link de download leva a esta última loja.
Idiomas: inglês.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!