Return of the Phantom

"'O my ghostly one. I shall search for the 'E'..."


31 de outubro de 2024

Return of the Phantom é um adventure point and click em terceira pessoa inspirado no romance O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, que coloca o jogador no papel de um detetive que deve apurar um acidente que matou duas pessoas. Foi desenvolvido por MPS Labs e lançado inicialmente em 1º de setembro de 1993.

Apresentando uma ambientação que mistura investigação e fantasia gótica, Return of the Phantom é um título que, embora leve na dificuldade, oferece uma narrativa intrigante e estilo de exploração que encaixa muito bem no mistério da clássica obra original.

Publicado originalmente pela MicroProse (atualmente pela Ziggurat Interactive) e disponibilizado para DOS e Windows, Return of the Phantom foi recebido de forma geralmente positiva pela crítica na época, e acabou tornando-se um clássico cult com o tempo. Pelo menos até o momento desta publicação, conta com dezenas de análises positivas no Steam e é avaliado com 3,8/5 no GOG.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do Return of the Phantom já em seu relançamento pela Ziggurat.

Temos também uma análise de PushingUpRoses do game, em inglês. É uma das fontes da seção de gameplay deste artigo.

Sinopse

O lendário Fantasma da Ópera retornou! Como o Inspetor Raoul Montand, você é o único que pode perseguir a Morte Vermelha no passado e impedi-lo de aterrorizar o presente. Esta aventura de apontar e clicar lançada originalmente pela MicroProse em 1993 apresenta um elenco de personagens totalmente dublados com animações fluidas, uma história tensa e emocionante escrita pelo romancista de James Bond Raymond Benson e uma trilha sonora atmosférica que define o clima perfeito para esta nova abordagem de uma história clássica.

Gameplay

A trama deste adventure se passa principalmente na Ópera de Paris, onde um acidente trágico coloca em risco a segurança do local. Em Return of the Phantom, você controla o detetive Raoul Montand, encarregado de investigar o desastre e desvendar os mistérios que cercam o Fantasma da Ópera, levando-o a buscar pistas tanto no presente quanto em uma viagem ao passado, no ano de 1881​.

A jogabilidade é baseada em comandos de ação do tipo point and click, com o jogador interagindo com o ambiente ao escolher verbos como “Olhar”, “Falar”, “Pegar” e “Empurrar” a partir de um menu e combinando-os com objetos e personagens. Isso permite coletar informações, resolver quebra-cabeças e avançar na narrativa. O game é ambientado quase inteiramente na ópera, incluindo túneis e passagens secretas que levam aos aposentos do Fantasma, agregando uma atmosfera de suspense e exploração.

Embora envolva mistério e investigação, Return of the Phantom apresenta poucos desafios de inventário. O jogo prioriza interações com personagens e progressão linear, deixando a resolução de quebra-cabeças mais restrita. Em alguns momentos, o jogador coleta itens, mas a maioria dos quebra-cabeças é simples e raramente exige combinações complexas de objetos. Apesar dessa simplicidade, há uma fase final nas catacumbas que requer atenção e apresenta um labirinto desafiador, frequentemente criticado pela ausência de dicas que guiem o jogador​.

O jogo conta com gráficos detalhados e animações fluidas que tentam gerar um clima de um cenário operístico parisiense, com trilha sonora variada e atmosferas de suspense. Há uma versão em CD que adiciona dublagens aos diálogos, embora estas sejam consideradas de qualidade questionável. Todavia, muitos jogadores acabam achando seu tom cômico e memorável, contribuindo para a reputação cult do Return of the Phantom.

Enredo (com spoilers)

O Palais Garnier está no meio da estreia mundial de Don Juan Triumphant quando o enorme lustre que adorna o teto abobadado do auditório mergulha no meio das arquibancadas e mata vários membros da plateia. O jogador assume o papel de Raoul Montand, um detetive da Sûreté e patrono da Ópera.

O gerente, Monsieur Brie, suspeita que o Fantasma pode ser a causa e faz Raoul investigar. Raoul encontra a atriz principal do show, Christine Florent, que recebeu uma nota do Fantasma que a ameaça. Algum tempo depois, Christine é encontrada estrangulada pelo Fantasma. Raoul vai até a passarela onde o Fantasma aparece e o empurra para fora da borda. Então, acorda e se vê transportado de volta no tempo para o ano de 1881, onde é confundido com o Visconde Raoul de Chagny.

Durante uma produção, Erik captura Christine Daaé. Depois de muito trabalho e exploração, Raoul entra no covil do Fantasma e resgata Christine, mas o Fantasma aparece mais uma vez e recaptura Christine. Raoul sobe no lustre e luta com o Fantasma, eventualmente fazendo com que o lustre caia e mate os dois homens. Raoul desperta de volta em seu próprio tempo, onde nenhum dos eventos relacionados ao Fantasma parece ter ocorrido, mas antes dos créditos começarem a sombra do Fantasma é vista atrás dele.

Personagens

  • Raoul Montand (dublado por Stuart W. Howard) – O protagonista, um investigador da Polícia Secreta Francesa, A Sûreté.
  • Christine Florent (dublada por Jonathan Caspian-Kaufman) – A atual estrela da ópera; de alguma forma conectada com Christine Daae.
  • Christine Daaé (dublada por Jonathan Caspian-Kaufman) – Uma garota simplória da Suécia; a mulher que o Fantasma ama.
  • Monsieur Brie (dublado por Raymond Benson) – O atual gerente de ópera.
  • Monsieur Richard (dublado por Douglas Kaufman) – Gerente de ópera do passado.
  • Madame Giry (dublada por Lynne Siglar) – Camaroteira do Fantasma; sabe que Raoul é do futuro.
  • Jacques (dublado por Nick Raye): Um homem que sabe muito sobre o Fantasma; eventualmente é morto.
  • Julie Giry (dublada por Dorianne Weaver) – Descendente de Madame Giry que também sabe sobre o Fantasma.
  • Charles (dublado por Steven Zumbrun) – Mestre de palco dos dias atuais.
  • Edgar Degas (dublado por Douglas Kaufman) – Um artista interessado em pintar quadros de
  • bailarinas; de alguma forma sabe que Raoul é do futuro.
  • Erik, o Fantasma da Ópera (dublado por Greg Kemper) – O principal antagonista durante todo o jogo.

Destaques

Segundo seu publisher/distribuidor, na lista abaixo constam as características em destaque do game:

  • Testemunhe a tragédia que se abate sobre o público dentro da famosa Ópera de Paris.
  • Procure por pistas ao longo das passarelas, através dos bastidores e nas muitas salas dos bastidores da ópera.
  • Volte no tempo enquanto explora o labirinto de catacumbas da ópera.

Curiosidades

  • Return of the Phantom foi produzido por Matt Gruson e teve design e roteiro de Raymond Benson, que mais tarde se tornaria um renomado autor de romances de James Bond.
  • Este foi o segundo adventure gráfico desenvolvido pela MicroProse, vindo após Rex Nebular e antes de Dragonsphere.
  • O jogo foi criado com o MicroProse Adventure Development System e apresentava gráficos de 256 cores, que eram considerados de alta qualidade para a época.
  • Como dito anteriormente, a versão em CD foi lançada com dublagem completa dos personagens, o que prometia uma experiência mais imersiva para os jogadores. Como também já apontado, foi mal recebido num primeiro momento, mas acabou tornando-se um atrativo para os fãs do Return of the Phantom com o tempo.
  • O Palais Garnier é a famosa ópera de Paris, construída entre 1861 e 1875. É um dos teatros de ópera mais conhecidos e icônicos do mundo, e serviu de inspiração para o cenário de O Fantasma da Ópera. Com sua arquitetura exuberante, o Palais Garnier possui um lago artificial embaixo de sua estrutura, além de corredores e passagens secretas, elementos que alimentaram a imaginação de Gaston Leroux ao criar os mistérios e o clima sombrio do romance.
  • Publicado pela primeira vez em 1910, O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, é um clássico da literatura gótica francesa que mistura romance, terror e mistério, inspirado em rumores de que o Palais Garnier realmente possuía passagens secretas e um lago subterrâneo.
  • Este jogo foi lançado sob o Player’s Choice da Microprose e pode (ou podia) ser encontrado facilmente em qualquer Kay-Bee Toystore por 2 dólares ou menos.

Screenshots

Sobre o download

O Return of the Phantom é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado pra PC (Windows e DOS) no Steam e GOG, sendo que nosso link de download leva a esta última loja.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows 7, 8 ou 10 (via DOSBox);
  • Processador: Pentium 4 ou superior;
  • Memória: 256 MB de RAM;
  • Placa de vídeo: Athlon 64 ou melhor;
  • Armazenamento: 100 MB de espaço disponível.

Mais informações e adventure

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!