Carregamento Automático De Savegame No RPG Maker XP

28 de setembro de 2011

Auto Load é um script para o RMXP, desenvolvido por Marcelo Cavaco, que ao inserido num projeto ou game, faz com que o primeiro save (do arquivo Save1.rxdata) seja automaticamente, quando existir, na tela de título. Eu diria que este script precisa de algum trabalho e algumas correções, pois testei rapidamente, uma hora de erro no script, e outra hora ficou num loop infinito, quando o herói morria e o jogo reiniciava. Mas a idéia é interessante, de repente pode ser aproveitado ou então implementado apenas na hora em que o projeto tiver sido terminado (ele auto carrega o save até  no modo de teste do RMXP).

Segue para o código do Auto Load

Script De Auto Combate Para O RPG Maker XP

27 de setembro de 2011

Segue um script que insere a opção para ter o combate automático nas batalhas de um projeto/game no RPG Maker XP. O script é de fácil implementação, basta inserir em qualquer lugar em cima do Main, que quando qualquer batalha for chamada, já vai aparecer a opção “Auto-Combate” do lado de “Fugir”.

O código foi editado a partir do original de Thousand Dragoon Link e Sir_KnightDragoon e foi traduzido por Kodama Phanton.

Segue para o código do Auto-Luta

Sistema De Munição Para O RPG Maker 2000

26 de setembro de 2011

Stephen Armstrong e Hitchhiker desenvolveram este sistema de munição para o RPG Maker 2000 (e que pode ser usado no RPG Maker 2003) que pode ser implementado de duas maneiras. De acordo com os autores, ambos os jeitos envolvem equipar com uma arma e usar balas como munição. Também avisam que é necessário conhecimento em variables, switches, fork conditions e common events. O tutorial está em inglês e funciona bem, eu usei como base para um sistema de munição em um projeto antigo do RPG Maker 2000 meu.
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Pac Hero

25 de setembro de 2011
acessar Pac Hero

Uma nova e divertida versão do clássico Pac-Man, onde um personagem bem brasileiro, o Tatu-Bola tem que fugir dos fantasminhas enquanto come umas plantinhas num labirinto debaixo da terra. Parece que o jogo foi feito por um brasileiro (não tenho certeza) também, arinki e é divertido para relembrar os velhos tempos de Atari 2600. Os comandos são simples, apenas use […]

Chapolim X Drácula

24 de setembro de 2011

Chapolim X Drácula

Chapolim X Drácula, Um Duelo Assustador é mais um jogo com um dos personagens mais queridos do mundo, o Chapolin Colorado! Foi criado pela Tec Toy e por Roberto Gomes Bolaños (o super comediante) e lançado em 1993 para o console Master System. Trata-se de um simples, mas divertido e colorido jogo de plataforma/ação onde o nosso herói da América Latina luta contra fantasmas e o próprio Conde Drácula em pessoa. Acesse o resto deste post »

MEX – Maker Exchange

22 de setembro de 2011

MEX - Maker Exchange

MEX – Maker Exchange é um programa alemão que facilita o processo de compartilhar comandos do RPG Maker de um projeto para outro. Ele transforma os dados da área de transferência para texto, e daí você pode copiar e colar eventos, eventos comuns, mapas, tilesets e battle animations de um modo mais fácil, rápido e prático, sem precisar de fechar um projeto para abrir outro, etc.

Você pode inclusive salvar o seu trabalho num arquivo de texto, enviar para seus amigos, postar na Internet, etc sem precisar de enviar o projeto inteiro.Ele funciona com o RPG Maker 2000, 2003, XP e VX e conta com dois idiomas, alemão e inglês. Acesse o resto deste post »

Informações de tempo e mini-mapa No RMXP

21 de setembro de 2011

Informações De Tempo E Minimapa No RMXP

Um minigame com scripts que permitem abrir janelas, durante o game, mostrando informações avançadas sobre tempo como hora, dia e clima em algum determinado mapa, e também um minimapa. É interessante que dependendo do clima, aparecem efeitos para simular o mesmo no game. Além disto, conta com vários scripts de batalha também.

O minigame tem 8 mapas, para demonstrar os scripts em funcionamento, juntos.

As mensagens estão traduzidas ao português! Acesse o resto deste post »

Arcuz: Behind the Dark

20 de setembro de 2011
acessar Arcuz: Behind the Dark

Arcuz é um Action Role Play Game (tipo Zelda ou Diablo). Você luta contra os monstros, treina seu herói, aprende skills, procura por melhores armas e equipamentos, compõe novos ítens usando sua criatividade e mais! Cuidado para não se viciar… Você tem mais de 18 mapas para descobrir, 25 quests para completar, 21 skills de batalha para aprender, mais de […]

Atoria

19 de setembro de 2011

Atoria

Atoria é um mini-game com uma porção de scripts que, dentre várias coisas que possibilitam, categoriza seus itens (além de colocar ícones nestes) e skills. Oferece modificações em batalhas e também cria uns menus de quests, menus in-games, adiciona sistema de reputação etc.

Pelo que parece, o mini-game foi criado por coolmariners98 e ficou bem legal. Pode não apenas personalizar seu game, dando um toque diferente, mas as novas funcionalidades que o conjunto de script possibilita são bastante coerentes entre si e é tudo organizado. Acesse o resto deste post »

Convertendo MP3 para o RPG Maker 2000

18 de setembro de 2011

Convertendo MP3 para o RPG Maker 2000

Este é um tutorial que ensina como converter MP3 para o RPG Maker 2000 com uma qualidade satisfatória e sem gerar arquivos enormes, visto que esta ferramenta não suporta MP3 originalmente.

Existe um DLL que é usado por este maker que é responsável por reproduzir sons que apenas em .WAV, mas não em .MP3. Na época em que o RM2K foi lançado, a era dos Pentiuns 166 mhz (1997), a melhor máquina que existia era o Pentium Pro 233 mhz. Eles mal conseguiam reproduzir MP3, quanto mais processar tudo o que este maker necessitava [1].

Posteriormente, surgiriam patches para usar MP3 neste maker,mas com exceção, talvez, do Ineluke‘s patch, nem sempre estes funcionavam bem. Sem contar que tem gente que prefere usar o RPG Maker 2000 ainda em seu estado “puro”, sem patches ou hacks. Também, muitas vezes, ao trabalhar nos projetos, as músicas do RTP do RPG Maker 2000, ou os MIDIs que encontramos por aí não satisfazem, por um motivo ou outro. Não saber criar MIDIs com as músicas de nossa autoria (ou não saber compor músicas) é um destes motivos.

Por outro lado, o RM2K suporta arquivos .WAV, tanto para efeitos sonoros como músicas de fundo, o que pode acabar resolvendo o problema. O único porém é que apenas converter um MP3 para WAVE pode gerar um arquivo enorme, dificultando a distribuição do seu game, sem contar no lag.

Pensando nisto, estamos postando este tutorial/dica que ensina como fazer esta conversão de um jeito apropriado, obtendo resultados adequados para seu game. Acesse o resto deste post »

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