Recorde de 20 anos de speedrun da E1M5 no nível Nightmare do Quake original é finalmente batido graças a Ryan "Chambers" Moore, que concluiu a fase em incríveis 16 segundos.
Embora só acompanhe muito de longe e não tenha muita vontade de praticar pessoalmente, speedrunning é algo que nunca cansa de me fascinar em algum nível, seja pela habilidade e meticulosidade dos jogadores ou pelas histórias.
De fato, é por causa desses dois motivos que resolvi trazer essa notícia, mesmo já tendo saído a uns nove dias atrás (pelo menos), sobre como Ryan “Chambers” Moore foi mais rápido do que Jozsef Szalontai na E1M5 desse clássico FPS da id Software na dificuldade Nightmare, tempo que ninguém conseguiu reduzir em duas décadas.
Especificamente, o recorde nessa missão do Quake original consistia em já incríveis 17 segundos (de Jozsef). Chambers, 20 anos depois, conseguiu a marca de 16. Pelo que vi, consideram inacreditável terem tirado 1 segundo do tempo anterior.
Não vou me meter a explicar o que ele fez, pois entendo bulhufas deste assunto, mas envolve rocket jumping, bunny hopping, encontrar atalhos, usar ataques dos monstros para dar um boost extra…essas coisas.
Enfim, chega a ser hipnótica a jogatina onde a façanha é concluída:
Dá para conferir os tempos oficiais no site Speed Demos Archive, caso não esteja acreditando ou achando que o vídeo é forjado e tal (procure por “Nightmare run”). Esse site, que existe desde 1998, tem credibilidade.
Enfim, fiquei sabendo desta notícia pelo Tyrant120, que enviou um vídeo do canal Quake Speedruns Explained que traz a história do speedrun na E1M5 do Quake, os antigos recordes, a comparação da run antiga com a nova e os detalhes e as estratégias que ajudaram a conquistar tão impressionantes tempos.
Tem muitas curiosidades mesmo:
O vídeo está em inglês, mas deve dar pra traduzir o caption automático para português na barra de reprodução e entender mais ou menos.
Tem também o recorde antigo, o de Jozsef Szalontai, pra assistir:
http://youtu.be/jLheN0Eu3x0?t=93
Achei interessante essa notícia mesmo estando por fora do assunto, mas deve ser mais ainda pra quem leva jeito para essas paradas e sonha em imprimir seus recordes nos anais (no bom sentido) do Speed Demos Archive.
Considerando o tempo, trabalho e talento que são envolvidos, deve ser uma sensação muito satisfatória concluir com sucesso tais façanhas.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Kbuloso isso…speedrun é para os fortes mesmo!!!! Só de olhar o vídeo fiquei tonto, valeu!!!!
são meio hipnotizantes as runs!