Conseguiram um jeito de fazer o PlayStation 2 rodar o Doom clássico e original (não é port) numa gambiarra homebrew interessante batizada de PS2DOOM. Assista ao vídeo.
Esta é uma notícia “fresca”, só de sete anos atrás, que finalmente estou registrando aqui, pois só agora consegui obter mais informações sobre a façanha técnica onde conseguiram rodar Doom no PlayStation 2.
O experimento foi conduzido pelo canal bcc2528, batizado de PS2DOOM e envolve o Doom, Doom shareware e Doom II clássicos e originais, não os ports PSX dos games (aí seria fácil), e embora, pelo menos na época, ainda apresente limitações, não deixa de ser algo interessante.
Assista à gambiarra em ação:
O vídeo foi publicado em 10 de março de 2010 e estava com informações em japonês, e, por isso, não entendi bulhufas, mas graças ao usuário Karma, obtive alguns dados técnicos sobre mais esta engenhosidade que envolve o FPS da id Software.
Aliás, eu tinha até esquecido que isso existia.
Mas enfim, segundo Karma, o PS2DOOM é
DOOM.WAD
, DOOM1.WAD
(versão shareware), DOOM2. WAD
.É isso aí. Mais um lugar onde o Doom roda.
Vimos o Doom no PlayStation 2, agora assista o Doom de PSX no PC:
No vídeo acima, o 7º episódio da nossa série Combinações do Alberto, combinei o PSX Doom for Vanilla Doom com o PSX Soundtrack Replacement, Nash’s Gore Mod, a versão de apenas monstros do Smooth Doom e o HontE Remastered.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!