Doom pra 32X “ressuscitado”, XCOM com TIE Fighter e mais [Notícias do Facínora #239]

Tem também Nash's Gore Mod 3D, jogo do Popeye, mapas de Quake no Godot, mais XCOM etc.


29 de março de 2024

No dia 29 de março de 2024, entrou no ar a edição #239 da Notícias do Facínora, nosso programa jornalístico aqui da Gaming Room, onde falei sobre o port de Doom que foi “ressuscitado” no Sega 32X, um game que combina a estratégia do XCOM com a simulação de combate espacial Star Wars: TIE Fighter e outros assuntos que achei interessantes (inclusive um outro jogo tipo XCOM).

Este post é as notas desta edição, que traz a própria (o vídeo a seguir), suas fontes, referências, assuntos relacionados, complementos, downloads dos mods da jogatina e links para os games gratuitos.

Então, além do DOOM 32X: Resurrection e Remnant Protocol, falei também sobe o trailer do Nash’s Gore Mod tridimensional pro Voxel Doom II, um esquema que importa mapas de Quake pro engine Godot 4 (func_godot); o port do Popeye de fliperama pra Atari XL/XE ; um action-adventure e RPG grátis e open source com elementos de Minecraft, Veloren; o jogo tipo XCOM, mas com super-heróis, Capes; o interessante e bonito metroidvania indie Animal Well; um mod de aprimoramento de movimento pro Fallout: New Vegas, Enhanced Movement Mod; e os jogos atualmente na faixa: Islets e Red Risk (confira os jogos atualmente na faixa aqui e receba-os no Telegram aqui).

A seguir, podem ser encontrados os links para as fontes, referências, vídeos jogos e tudo mais que foi falado aqui:

Jogatina

Pra deixar o início e o fim do vídeo mais animados, meti cenas de uma jogatina de Doom com Doom Wick, Payback Enemies, AUGER;ZENITH e alguns outros mods no GZDoom.

Tudo o que meti nessa jogatina está na lista abaixo, em ordem de carregamento:

  1. AUGER;ZENITH;
  2. Payback Enemies (DeePaybackEnemiesGROUND_X.zip);
  3. Doom Wick;
  4. Military (green.pk3);
  5. Nash’s Gore Mod;
  6. Critical Shots;
  7. Bloom Boost (Shader Tools);
  8. Universal Weapon Sway.

Já o vídeo original, com a partida completa, sem falação nem nada, vem a seguir:

Popeye VBXE: clássico do arcade chega ao Atari XL/XE com melhorias visuais

Uma surpresa nostálgica para os fãs de jogos retrô: Popeye, o clássico arcade, ganhou uma nova versão para Atari XL/XE com suporte ao hardware VBXE, graças ao trabalho do desenvolvedor woj. Neste port, você assume o papel do marinheiro Popeye, coletando corações, notas musicais e letras que a personagem Olívia Palito deixa cair, enquanto desvia das investidas de Brutus e da Sea Hag, mantendo a essência do original.

A versão RC1, lançada em fevereiro, marca um ano desde o início do projeto. Entre as novidades, o jogo traz suporte ao A8 Pico Cart, permitindo salvar pontuações diretamente no cartucho, embora com o aviso de que isso sobrescreve arquivos anteriores. O desenvolvedor também destacou o lançamento de uma versão em formato CAS, indicada para quem busca um desafio extra. Essa atualização resgata a magia do arcade com um toque especial para os fãs do Atari.

Fonte: Popeye VBXE – An arcade port, but this time for the Atari XL/XE with VBXE! (RC1)

Vídeo

Veloren

Noutro dia, descobri o Veloren, um jogo de ação, aventura e RPG ambientado em um vasto mundo de fantasia e com elementos de Minecraft. Neste game, que não apenas é grátis como também open source (código aberto), você pode explorar montanhas imponentes, desertos áridos, densas florestas tropicais e muitos outros biomas, enfrentando combates dinâmicos e cheios de ação com uma ampla variedade de armas e estilos de jogo. Além disso, é possível interagir com NPCs em cidades para criar equipamentos, desafiar chefes poderosos e monstros temíveis em masmorras, e até mesmo minerar recursos valiosos em cavernas subterrâneas. O Veloren apresenta um mundo proceduralmente gerado, totalmente simulado em tempo real, permitindo também domar criaturas selvagens como companheiros ou montarias. O game também conta com single player e a opção de se aventurar com amigos em servidores multiplayer, e, sendo um projeto de código aberto, convida jogadores a contribuírem diretamente com o desenvolvimento.

O Veloren pode ser baixado aqui.

Trailer

Capes: o jogo estratégico de super-heróis estilo XCOM chega em maio com novo trailer

Capes, um jogo de estratégia por turnos inspirado em XCOM e ambientado no universo dos super-heróis, será lançado em maio de 2024. Desenvolvido pelo estúdio australiano Spitfire Interactive, formado por ex-integrantes da Defiant Development (Hand of Fate), Capes traz uma história sombria e envolvente: vinte anos após os supervilões dominarem a cidade e proibirem o desenvolvimento de superpoderes, um grupo de jovens heróis se reúne para desafiar esse regime opressor e libertar King City.

Entre os destaques do jogo estão:

  • Jogabilidade Tática Intensa – Controle uma equipe de heróis com habilidades únicas, domine suas estratégias e libere ataques devastadores em equipe.
  • Sistema de Progressão – Complete missões principais e secundárias para desbloquear novas habilidades e aprimorar seus heróis.
  • Enredo Imersivo – Descubra os segredos do Programa de Aprimoramento liderado pelo vilão Operator Alpha enquanto enfrenta hordas de inimigos e vilões corporativos.

O jogo contará com suporte nativo para Linux e já tem uma demo disponível no Steam para quem quiser experimentar antes do lançamento.

Fonte: Superhero XCOM-like ‘Capes’ releases in May, new gameplay trailer is up.

Trailer

O anúncio veio acompanhado de um novo trailer que revela mais sobre a jogabilidade e a trama do jogo:

Animal Well, primeiro jogo publicado pela Bigmode chega em Maio

O aguardado indie Animal Well, desenvolvido por Billy Basso (Shared Memory) e publicado pela Bigmode, de Videogamedunkey, será lançado em 9 de maio para PlayStation 5, Switch e PC. Após quase sete anos de desenvolvimento, o metroidvania encantador e misterioso finalmente estará disponível para os jogadores.

No trailer de lançamento, Animal Well mostra sua estética atmosférica, combinando cenários sombrios e criaturas intrigantes em um estilo metroidvania de exploração, incluindo um yo-yo com luz que atrai animais. Este é o primeiro título a ser publicado pela Bigmode, fundada por Dunkey em 2022, o que pode ser uma uma estreia promissora para o selo de publicações independentes.

Fonte: Indie Metroidvania Animal Well, The First Game From Dunkey’s Bigmode Publisher, Gets May Release Date

Trailer

Fallout: New Vegas ganha mod de movimento com melhorias e novas animações

O modder Wombat lançou o Enhanced Movement Mod para Fallout: New Vegas, expandindo significativamente o sistema de movimento do jogo. Com ele, é possível semover diagonalmente em primeira pessoa, correr e se esconder com maior fluidez, além de se inclinar em esquinas e até se deitar. O mod traz um novo sistema de animações para tornar a movimentação mais natural e realista, com melhorias como inclinação do corpo ao mover-se na diagonal e uma nova mecânica de sprint que sincroniza as animações entre as perspectivas de 1ª e 3ª pessoa.

Além disso, o Enhanced Movement Mod evita saltos bruscos de câmera ao esgueirar-se e melhora a transição entre os modos de visualização. Com o Enhanced Movement Mod, Fallout: New Vegas ganha uma jogabilidade mais suave e imersiva, que pode ser experimentada baixando o mod aqui.

Fonte: Fallout: New Vegas Just Got a Cool Enhanced Movement Mod

Vídeo

Remnant Protocol: XCOM com Tie Fighter traz batalhas espaciais e gestão de rebelião galáctica

Remnant Protocol, novo jogo de estratégia espacial da Progenitor Game Studios, combina intensas batalhas no estilo TIE Fighter com de gerenciamento tático inspirada em XCOM. No comando de uma rebelião galáctica, os jogadores precisam gerir recursos, desenvolver tecnologias e expandir seu hangar, enquanto conduzem missões como piloto de combate para conquistar pontos estratégicos e reunir recursos.

Com elementos de permadeath, cada piloto possui progressão única de habilidades, mas pode ser perdido permanentemente em combate. McCallum, CEO do estúdio, explica que o jogo busca oferecer um desafio adaptável, onde a perda de naves ou pilotos não impede o progresso, mantendo o foco na ação e na estratégia. Inspirado também no clássico Star Wars Rebellion, Remnant Protocol mistura ação em cockpit com uma gestão simplificada.

Previsto para 2024, o jogo contará com uma experiência em realidade virtual, trazendo mais imersão ao estilo clássico dos simuladores de voo. Os fãs podem acompanhar o progresso de Remnant Protocol no Steam.

Fonte: XCOM and TIE Fighter collide in this new space sim and strategy game

Trailer

Trailer do Nash’s Gore Mod + Voxel Doom

A seguir, tem o trailer do Nash’s Gore Mod + Voxel Doom que analisei muito mal e porcamente no nosso vídeo, com aquela música ruim lá que tirei o som. Pelo que dá pra entender, os gibs do Nash’s Gore Mod serão 3D também:

Este trailer foi publicado originalmente em 22 de março de 2024.


Bom, por essa semana é só o que tenho pra trazer pra você.

Apesar que esta edição das Notícias do Facínora ficou mais bagunçada do que o normal, até que quebrou o galho, diz aí!

Se não quebrou também, paciência, pois vai ficar assim mesmo.

Se nos encontramos apenas no domingo, tenha uma Santa e Feliz Páscoa!

Abraços!

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2 comentários para “Doom pra 32X “ressuscitado”, XCOM com TIE Fighter e mais [Notícias do Facínora #239]”

  1. Helinux disse:

    Gosto dessa versão 32X de Doom, ficou boa!!!! Aliás o console 32x foi desperezado por muitos, muita gente não botava fé no acessório em si…aliás muito acessório no Mega drive deixava o diveo game muito feito estéticametne, parecia uma montanha de peças!!!! Valeu!!!!

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