Isso, isso, isso, isso!
Se você teve algum contato com algum ser humano nestes últimos dias dias, deve ter ouvido falar da triste notícia do falecimento do grande Roberto Gómez Bolaños, o nosso famoso Chaves, nesta sexta-feira, dia 28 de novembro de 2014.
Afinal, além do sucesso de seu trabalho e dos seus personagens e o carinho carinho dedicado a eles, este triste evento foi o tópico mais discutido no Twitter nesta sexta, batendo o trailer do novo Star Wars e conversas sobre a Black Friday, segundo o Washington Post.
Além disso, no Facebook está cheio de homenagens, lembranças e mensagens de carinho a este comediante que conquistou a América Latina e inspirou personagens até dos Simpsons. Nós mesmos postamos várias em nossas páginas, a Curtas do Doomguy e a nossa oficial, nesta rede social.
Bolanõs, que nasceu na cidade do México no dia 21 de fevereiro de 1929, foi treinado para ser um engenheiro, mas se dedicou a escrever logo jovem e atingiu o sucesso com a criação do Chespirito, em 1970, depois de trabalhar com publicidade por algum tempo. Ele deixou sua esposa, a Florinda Meza (a Dona Florinda), seis filhos do seu primeiro casamento com Graciela Fernandez e 12 netos.
Saiba mais sobre o falecimento e a vida de Bolaños nesta reportagem do Globo e neste belo artigo do blogue Bouffon Rouge.
Vamos deixar uma aqui também, (re)apresentando alguns dos games inspirados nos personagens e trabalhos de Bolaños, a maioria muito divertido e engraçado e que já adicionamos em nosso site.
Aproveite:
Super Magro World – Um jogo amador onde onde o Seu Madruga está no mundo do Super Mario, com canos, moedinhas e os mesmos monstrinhos para combater. Boa jogabilidade e diversão.
Street Chaves: O Lutador da Vila – Um fan game brasileiro de luta 2D onde os personagens da vila mais querida do mundo distribuem pancada um no outro. É um dos mais famosos jogos feitos por fãs para homenagear essa série tão querida no Brasil e na América Latina.
Chapolim & Super Sam: A Lenda dos Super Heróis – Chapolin junta forças com o Super Sam em um jogo de tiro onde os heróos se movimentam a pé, atirando de baixo pra cima. Lembra um puco o Rambo: First Blood Part II do Master System, Commando e Ikari Warriors, só que só se atira pra cima e pra baixo.
Chapolim X Drácula, Um Duelo Assustador – Uma adaptação que a Tec Toy fez de um jogo da Sega, o Ghost House, o jogo se passa numa mansão mal assombrada onde o Polegar Vermelho distribui socos, pontapés, pancadas com a Marreta Biônica ou pula em cima de inimigos, para matá-los.
Chaves Arena – Mais um jogo de luta com os personagens do Chaves, mas que parece que ainda está (ou não saiu) do estágio de desenvolvimento. Só conta com dois jogadores, Chaves e o Seu Madruga; e dois cenarios, na vila e na casa do Seu Madruga, mas tem uma jogabilidade melhor e gráficos 3D.
Highway Crossing Madruga – Uma adaptação do Frogger com o Seu Madruga, onde você tem que ajudá-lo a atravessar a rua.
Madruga Craft – Game de estratégia com muitos elementos de adventure e RPG. O herói do game é, novamente, o incomparável Seu Madruga (Don Ramón), com gráficos e sons ripados do seriado, do Warcraft 2, e de outros games antigos. Os efeitos sonoros dos personagens merecem destaque especial.
Madruga Goes Home – Jogo de ação/plataforma, onde você controla o Seu Madruga, e tem que fugir da Dona Florinda, ultrapassando obstáculos e armadilhas.
Madruga From Mars – Jogo de tiro, shoot ’em up, multidirecional, provavelmente feito também pelo CyberGamba (pelo estilo parece, não tem créditos no game), onde o Seu Madruga pilota uma nave espacial e tem que destruir os asteróides (aerolitos!), que vem de todos os lados.
Doom Chaves – Não exatamente um jogo standalone, mas um mod para Doom que recria a querida vila no épico jogo de tiro em primeira pessoa da id Software. Só tem um mapa, mas é muito bem feito e tem umas partes bem desafiadoras.
Você pode também achar outros jogos baseados nos personagens de Bolaños (Chaves, Chapolin, Chespirito, etc) que ainda não adicionamos em nosso site em outros lugares:
Algumas outras homenagens que vimos no Facebook e por aí:
Descanse em paz, velho eterno jovem!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!