Dublador do Vegeta começa uma treta muito bizarra com o Peter Jordan, do canal Ei Nerd, por causa de um vídeo publicado a mais de 2 anos atrás.
21 de fevereiro de 2020
O dublador do Vegeta do Dragon Ball Z e Super de Portugal começa uma treta muito bizarra com o Peter Jordan, do canal Ei Nerd, por causa de um vídeo publicado a mais de 2 anos atrás.
O nome do tal dublador é João Loy e o vídeo em questão era um react do Peter feito diante de umas dublagens amadoras do anime feitas por portugueses.
Já houveram umas duas respostas depois disto, as quais vou incluir neste post, mas quem faz um resumo desta coisa peculiar foi o canal CENTRAL:
Bom, se você assistir apenas isso, fica meio esquisito mesmo. Tipo, o que eu queria era que o Peter tretasse com o dublador BR do Vegeta pra ele gravar um áudio assim: “Peter Jordan, seu verme insolente!”.
De qualquer maneira, seguem os vídeos da treta que consegui achar e, talvez, essa história não seja bem assim:
Vídeos e textos da treta
Já o vídeo do react, cujo o título é “OS PORTUGUESES SÃO OS MELHORES DUBLADORES – React DB Super”, é esse aqui:
Daí, teve a resposta muito esquisita do João Loy a este react:
http://youtu.be/ZJSSuklZaEs
Diante disto, o Peter gravou “um vídeo rápido me posicionando sobre o dublador português do Vegeta em Dragon Ball Z e Super”, onde ele foi muito educado:
Depois da repercussão amplamente negativa ao vídeo do João Loy, o portuga publicou um “esclarecimento ao Peter Aqui (Ei Nerd)”, com um grande texto na descrição (leia sempre a descrição dos meus vídeos da Gaming Room, hein?):
http://youtu.be/lOyYXI-f3QI
IMPORTANTE LER: O Peter já respondeu e agora chegou a minha vez de o esclarecer, a ele e a todos vós. Esperava que houvesse algum atrito com o vídeo que fiz, mas sempre pensei que seria desmistificado depressa. Quem me segue, já sabe o que a casa gasta e o tipo de humor que faço. Quem não segue o canal, facilmente se ia lá e encontravam vídeos com os meus colegas brasileiros. Além disso, deixei uma pista na descrição, para procurarem o meu comentário no vídeo do Peter. Qual era o sentido de o atacar passado dois anos? Todos os dias os meios de comunicação são usados e explorados para influenciar o público e parece que cada vez menos as pessoas se questionam sobre o que vêem. O Mundo não é a preto e branco, e nesse sentido quis desafiar-vos.
Isto tudo, para quê? Para finalmente resolver estas confusões entre os fãs PT e BR. Agora que tenho a vossa atenção, vamos parar com estas guerrinhas entre países irmãos?
“João Loy, podias ter feito um vídeo a explicar o porquê das dobragens portuguesas serem assim.” Já fiz, inclusive com um dos maiores YouTubers de Dragon Ball mundiais, o Masako X (voz do Goku no DBZ Abridged). Infelizmente as pessoas só ouvem quando sentem que lhes mexeram na ferida. O Humor tem este papel de caricaturar, ironizar, desconstruir… deve provocar, para fazer reflectir.
O papel que fiz nesse vídeo, foi uma representação, uma caricatura, de centenas de YouTubers que têm vindo a surgir ao longo dos anos onde a versão portuguesa é alvo de escárnio. Não houve UM que tentasse perceber ou investigar porque era assim. Recebi centenas de pedidos de fãs portugueses para fazer reacts, para responder, etc. Mas nunca quis entrar por aí, pois na minha inocência, iria conseguir criar pontes entre os povos.
Todas as versões do Dragon Ball têm as suas falhas e os seus méritos e o meu objectivo foi mostrar que é fácil inverter os papéis e apontar falhas ao trabalho dos outros.
Quem segue o meu canal sabe que eu sou um fã da versão brasileira e possivelmente fui o Único colega de outro país a contactar os actores brasileiros e fazer vídeos com eles. Para mim o Alfredo Rollo é um dos melhores Vegetas mundiais e o Goku deles também. Adorava um dia poder dobrar o Kai em Portugal de forma mais fiel ao mangá, como eles. Com mais meios, mais orçamento e mais actores, para dar aos fãs um trabalho de mérito como tentei fazer no filme do Broly!
Ninguém imagina como foi a vossa luta para poder dobrar a série nos anos 90, os pedidos da SIC para suavizar, não haver maneira de ver o material original, etc. Chegámos a dobrar um episódio que nem tinha audio. O Tó Semedo improvisou o guião com base no que estava antes e depois para aquilo pegar! Já é longiquo, mas sim… houve um tempo em que não existia esta coisa chamada internet! No entanto, demos todos o nosso melhor, dobrámos dezenas de personagens, criámos uma família entre colegas e mais tarde com os fãs, que nos continuam a acarinhar passado estes anos todos. A série marcou-nos a todos de uma forma profunda.
Tanto eu como o Peter (no vídeo em que ele me responde), apelamos que estas guerras acabem. Apreciem simplesmente Dragon Ball na versão que gostarem mais. Felizmente há para todos os gostos. E por fim, lembrem-se que atrás do ecrã, há um ser humano como vós (e que se calhar não são assim tão diferentes quanto pensam).
Um grande abraço, João Loy
Então, pode até ser que o João Loy surtou mesmo e depois mandou o papo que tava zuando por causa dos inúmeros ataques que recebeu (o vídeo dele foi fortemente negativado). Só que, de acordo com o próprio Peter, no vídeo do react (o de 2 anos atrás), tinha vários comentários do João que não eram nada agressivos, dando a entender que ele estava achando graça, participando da brincadeira etc.
Diante disto, se foi o caso do dublador ter mandado o primeiro vídeo pra gerar uma treta pra atrair visualização pro canal dele (algo muito comum entre os youtubers), mas sem levar a sério, me parece plausível.
Tem também que lembrar que o mindset do português é diferente do brasileiro, como se funcionassem em outra frequência às vezes. Há exceções, claro, mas, apesar de falarmos o mesmo idioma, o pessoal lá da terrinha pode entender uma coisa de um modo bem distinto do que nós entenderíamos a mesma coisa, e pode ser inclusive o caso do humor.
Enfim, também tem que parar com essa frescura de todo mundo se ofender por qualquer coisa.
DragonDoomZ
Aliás, tô pouco me lixando pra tretas internetescas. Só aproveitei essa pra fazer propaganda do DragonDoomZ mesmo, que é um mod de Dragon Ball Z para Doom onde você pode jogar com os Guerreiros Z e combater alguns antagonistas deste desenho chinês:
E assim, como diria o Peter: Falow! (opa, se bem que esse é o Velberan…)
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.