Tem também Duke Nukem Legacy 3D Edition; The House of the Dead 2 Remake etc.
No dia 10 de janeiro de 2025, foi publicada a edição #280 das Notícias do Facínora, nosso programa jornalístico, ocasião em que abordei temas como um interessante mod com tema de vingança pra Doom chamado Maria’s Hell, baseado no mangá Maria no Danzai, e VoxeLibre, um clone livre do Minecraft que foi atualizado recentemente. Também tratei de assuntos de elevada sapiência, como outros mods para Doom.
Este post é as notas desta edição, que trás a própria (o vídeo que vem a seguir), suas fontes, referências, assuntos relacionados, link para o game na faixa e os mods da jogatina.
Então, além do Maria’s Hell e VoxeLibre, também temos a confirmação que o Doom: The Dark Ages com ray tracing completo no PC; a atualização Forever do Duke Nukem 3D Legacy Edition; Double Dragon original sendo recriado por fãs para Neo Geo; remake do The House of the Dead 2; Rintivoorh, um jogo de plataforma e run and gun tipo Contra pra Amiga e Mega que chama a atenção ainda em estágio de protótipo; Universal Kick and Parry, um mod compatível com GZDoom que adiciona um item que permite chutar inimigos, botões, portas, projéteis e até hitscans de volta nos inimigos; Unfinished Wolfenstein Enemy Mod, um mod não terminado, mas já perfeitamente funcional de Wolfenstein 3D pra Doom; e o jogo atualmente gratuito: Turmoil (confira os jogos atualmente na faixa aqui e receba-os no Telegram aqui).
A seguir temos a lista com fontes, referências, resumos, vídeos completos e assuntos relacionados:
As cenas que usei de fundo em algumas partes desta edição das Notícias do Facínora são de uma de Doom 2 com SIREN, Dark7, Gun Bonsai e alguns outros mods no GZDoom.
Siren - 0.85c The Mod Only Edition.pk3
);Já a gameplay original e completa, sem blablablá, encontra-se a seguir:
A Nvidia confirmou que Doom: The Dark Ages contará com Ray Tracing/Path Tracing completo no PC, além de suporte ao DLSS 4 Multi Frame Generation e Ray Reconstruction. O jogo, desenvolvido com o motor id Tech, promete gráficos impressionantes, semelhantes ao que foi visto em Indiana Jones and the Great Circle, que foi aclamado por sua qualidade visual.
Apesar de a prévia mostrada pela Nvidia não revelar muitos detalhes, a promessa é de um visual de tirar o fôlego. A grande expectativa agora é como o jogo se comportará em termos de desempenho, especialmente pela necessidade de respostas rápidas em um FPS de ritmo acelerado, o que coloca o DLSS 4 à prova.
Com o Path Tracing elevando a qualidade gráfica de jogos, os fãs de Doom podem esperar uma experiência visual imersiva. O lançamento de Doom: The Dark Ages está previsto para 2025, mas ainda não há uma data exata de estreia.
Fonte: Doom: The Dark Ages confirmed to have Full Ray Tracing/Path Tracing on PC
VoxeLibre, o projeto de código aberto que busca ser uma alternativa ao Minecraft, recebeu uma nova atualização significativa. A versão 0.88, lançada recentemente, traz diversas melhorias de qualidade de vida, mostrando que o jogo continua evoluindo e se consolidando como uma opção robusta.
Baseado no motor Luanti (antigamente conhecido como Minetest), esta atualização se destaca por novidades como:
Essas e outras mudanças estão detalhadas no changelog completo, que pode ser conferido no site oficial do projeto, e esta notícia pode ser uma oportunidade para conhecê-lo. Interessados podem baixar o VoxeLibre diretamente no Luanti.
Fonte: VoxeLibre the free and open source Minecraft-like v0.88 brings huge improvements
Após 15 anos de evolução, o Minecraft apresenta uma série de novidades no seu mais recente snapshot de 2025, incluindo mudanças significativas no comportamento dos porcos e melhorias nos biomas. O clássico porquinho, um símbolo do jogo, agora ganha variantes adaptadas a diferentes climas: o “porco frio”, coberto de pelos, habita biomas gelados, enquanto o “porco quente”, com uma cor mais adequada aos ambientes tropicais, se encontra nas áreas ensolaradas do mundo.
Além disso, os biomas florestais recebem novos recursos ambientais, como folhas que caem suavemente e flores silvestres que podem ser usadas para decoração e fabricação de tintas. A atualização também facilita a navegação no mundo de Minecraft, com a simplificação da receita do lodestone, item crucial para marcar pontos no mapa e encontrar o caminho de volta para a base. Essas mudanças trazem um frescor ao hit da Mojang e prometem uma experiência ainda mais imersiva aos jogadores.
Fonte: After 15 years, Minecraft is transforming pigs and making navigation way easier
Os fãs de Duke Nukem 3D têm motivos para comemorar: o mod Duke Nukem 3D Legacy Edition recebeu o aguardado Forever Update, trazendo novidades que prometem elevar ainda mais clássico dos anos 90 a novos patamares. Para quem não conhece, o Legacy Edition é um mod de marcolino123 focado em balanceamento, remix de elementos e aumento da dificuldade, sendo voltado para quem busca um desafio maior no lendário FPS.
Já o Forever Update inclui:
Além disso, o mod recebeu diversas correções de bugs para garantir uma experiência mais fluida e polida. Os interessados podem baixar o Forever Update aqui. Temos também um trailer que dá uma prévia do que esta atualização guarda.
Fonte: Duke Nukem 3D Legacy Edition is a must for all die-hard FPS fans
O clássico Double Dragon, lançado em 1987, ganhou uma versão fan-made para o Neo Geo, criada pelo grupo Casa De Ruivo. Intitulado Double Dragon One, o port utiliza assets da versão para iOS do game, que foi removida das lojas digitais. A demonstração do jogo foi mostrada em plataformas como MiSTer e Analogue Pocket, e mais informações sobre o projeto devem ser reveladas em breve. Isso me lembrou o remake feito por fãs do Street Fighter, o Street Fighter One, mas isto é outro assunto.
Dirigido por Yoshihisa Kishimoto e Shinichi Saito, Double Dragon é um dos jogos de luta mais influentes de todos os tempos, que gerou sequências, recriações e spin-offs. Vale ressaltar que o Neo Geo já conta com dois títulos baseados na série: Double Dragon de 1995, um jogo de luta competitiva (temos os golpes aqui!), e Rage of the Dragons de 2002, também de luta, mas lançado de forma não oficial.
Fonte: Double Dragon Gets A New Fan-Made Port For Neo Geo
Durante a AmiGameJam 2024, o desenvolvedor UltraNarwhal, conhecido pelo jogo Duckstroma, lançou o protótipo de um novo jogo de plataforma para Amiga e emuladores de Mega Drive chamado Rintivoorh. O que torna esse projeto especial é o conceito por trás dele: uma sequência imaginária do jogo Hawkeye, que nunca chegou a ser produzida. O protótipo, criado em poucas horas, apresenta apenas um nível, mas já chama a atenção pela gameplay e estilo visual. Achei bacana também que parece um run and gun meio Contra com estilo retrowave.
Embora o protótipo seja limitado, o desenvolvedor expressou interesse em expandi-lo, caso receba apoio. A ideia é adicionar batalhas contra chefes ao final de cada nível e, quem sabe, transformá-lo em um jogo completo se houver demanda. Rintivoorh representa uma promessa interessante. Compensa dar uma fragada, inclusive baixando gratuitamente o que já tem pronto aqui.
Fonte: Rintivoorh – As a prototype Amiga game, this looks pretty decent by UltraNarwhal
Após 27 anos, House of the Dead 2, um dos maiores clássicos de jogos de zumbis, está prestes a ganhar um remake completo nas mãos do MegaPixel Studio. Originalmente lançado em 1998, este rail shooter foi um sucesso de arcade, oferecendo uma mistura de ação intensa e um visual chamativo, com muitas explosões de sangue e vilões memoráveis como Goldman. Agora, a Forever Entertainment, responsável por reviver títulos como Fear Effect, está trazendo o jogo de volta com gráficos atualizados, novos efeitos e ambientes reformulados.
Esse remake promete não apenas atualizar os aspectos visuais, mas também incluir modos para jogador único e co-op, mantendo a essência do original com uma abordagem mais moderna. Embora a data de lançamento exata ainda não tenha sido confirmada, a previsão é para 2025 (acho que no outono), algo que provavelmente será aguardado com entusiasmo. Já tem entrada no Steam, embora apenas com a opção de colocar na lista de desejos o momento.
Fonte: After 27 years, one of the greatest zombie games ever is getting a huge remake
Recentemente, descobri mais um mod para aprimorar a experiência de Doom: Maria’s Hell (Maria no Jigoku / マリアの地獄), uma criação de DoomerBlazkowicz. Baseado no mangá de Kazuki, Maria no Danzai (Maria’s Judgement), combina elementos de Doom e Quake com influências das versões de console do jogo (PSX e N64), além de homenagear o trabalho de Skelegant.
Neste mod, os jogadores assumem o papel de Maria Akeboshi, uma mãe em luto transformada em uma máquina de vingança. Após perder seu filho Kiritaka para valentões, Maria se lança em uma jornada brutal para punir aqueles que tiraram a vida de seu filho. Sua é simples: EXTERMÍNIO IMPIEDOSO. Armados com coragem e determinação, os jogadores enfrentarão legiões de demônios para trazer justiça ao devastado coração de Maria, uma jornada intensa de dor, redenção e fúria.
Maria’s Hell está disponível para download no Itch.io. Para quem deseja entender melhor a história por trás do mod, temos também o mangá, oferecendo mais contexto à saga de vingança de Maria.
Fonte: Maria’s Hell (Maria no Jigoku / マリアの地獄
O criador — lançou Universal Kick and Parry, um mod prático e acessível para Doom que adiciona um item que permite chutar inimigos, botões, portas, projéteis e até hitscans de volta nos inimigos. A configuração é simples: basta atribuir o comando de chute nos controles do Options, e você estará pronto para usar essa nova habilidade em combate e na interação com o ambiente.
Além disso, elSebas54 criou o mod com a intenção de torná-lo útil para outros desenvolvedores, o que significa que qualquer um pode usar o código do Universal Kick and Parry em seus próprios projetos, desde que o devido crédito seja dado. Ou seja, o Universal Kick and Parry serve tanto como uma adição criativa e funcional para aspartidas de Doom como uma base para incorporar chutes e defesas em seu projeto.
Fonte: Universal kick and parry mod
Meio que recentemente, xenoxols lançou Unfinished Wolfenstein Enemy Mod, um projeto inacabado que já oferece uma variedade de inimigos e armas pra Doom inspirados em outra clássica franquia da id Software. Embora muitos dos inimigos não estejam configurados para aparecer nas partidas, o mod foi disponibilizado para quem quiser experimentar, testar e até mesmo editar o conteúdo. Todos os créditos estão incluídos no arquivo PK3.
O estilo visual e o design dos inimigos e armas remetem ao clássico Wolfenstein 3D, o que traz um charme retrô e ainda mais pixels ao universo de Doom. Esse tipo de estética já foi explorado em outros mods — como o Wolf ‘En Doom Lite, criado por BeardedDoomGuy (JoeyTD) — e continua a agradar (a quem não tem mau gosto). Ou seja, mais um mod que serve tanto para revisitar o Doom quanto para usar como base para outras criações, sendo uma base interessante e flexível para personalizações e experimentações.
Fonte: Unfinished Wolfenstein Enemy Mod
Beleza.
Não tivemos tantos jogos na faixa, mas tivemos muitas outras coisas gratuitas na faixa.
Mas quero saber se você também gostou desta edição das Notícias do Facínora, então deixe suas considerações sobre os assuntos tratados aqui nos comentários do post e no próprio vídeo. E considere também se tornar-se nosso apoiador para ajudar a nossa campanha de dominação mundial!
Abraços!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!