Dr. Robotnik’s Ring Racers, Turok em terceira pessoa e mais [Notícias do Facínora #276]

Tem também Cacowards 2024, City of the Snow Elves, BB Studio, muitos jogos na faixa etc.


14 de dezembro de 2024

No dia 14 de dezembro de 2024, entrou no ar a edição #276 das Notícias do Facínora, nosso programa jornalístico, ocasião em que tratei do lançamento de um jogo de corrida de kart do Sonic, Dr. Robotnik’s Ring Racers, que foi desenvolvido sobre uma versão modificada de um port de Doom; um novo Turok, só que em terceira pessoa, Turok: Origins; e outros assuntos de altíssima densidade intelectual.

Este post é as notas desta edição, que traz a própria (o vídeo abaixo), suas fontes, referências, assuntos relacionados, os links para os jogos na faixa e os downloads dos mods da jogatina.

Pois bem, para além do Dr. Robotnik’s Ring Racers e o Turok: Origins, o programa também trouxe o BB Studio, versão modificada do GB Studio que permite criar jogos de NES; os Cacowards 2024; Traysia, um clássico JRPG do Mega Drive que será relançado em mídia física em 2025; Plane Lazy, um novo jogo para ZX Spectrum com tema natalino; City of the Snow Elves, uma expansão do tamanho de DLC para Skyrim; e os games atualmente gratuitos: The Whispered World: Special Edition, The Lord of the Rings: Return to Moria, Puzzle Chambers, Super Panda Adventures, Puzzle Chambers, Poopy Philosophy, Doodle God e LightFish (confira os jogos atualmente na faixa aqui e receba-os no Telegram aqui).

A seguir temos a lista com fontes fontes, referências, resumos, vídeos completos e assuntos relacionados:

Jogatina

As cenas que usei de fundo em algumas partes desta edição das Notícias do Facínora são de uma de Doom 2 com Indiana Jones, Tutankhamon, HontE Remastered e alguns outros mods no GZDoom.

Os links com as infos e os downloads dos mods usados nesta partida, em sua ordem de carregamento, são estes a seguir:

  1. HontE Remastered;
  2. Indiana Jones;
  3. Tutankhamon;
  4. Critical Shots;
  5. Doom Liquid Textures Pack;
  6. EGYPT for Doom;
  7. SpawnProps;
  8. Flashlight++;
  9. Nostalgic Secret Sounds;
  10. PowerSlaveMusic.

Já a jogatina original, completa e sem falação, encontra-se abaixo:

City of the Snow Elves: expansão do tamanho de DLC para Skyrim

City of the Snow Elves é uma expansão criada pelo modder Buresjakub2003 que descobri outro dia que é do tamanho de um DLC, introduz uma nova cidade ao jogo, recheada com quests, NPCs, e múltiplos finais. Parte da trilogia The Heritage of Light, a história foca em uma pequena comunidade esquecida. O jogador pode explorar lugares secretos, salas detalhadas, mundos únicos e interagir com personagens exclusivos.

Características em destaque

  • História interativa: comece encontrando o diário de Vyrthur em uma sacada no Forgotten Vale. Ao chegar na cidade, escolha um lado para o Dragonborn.
  • Múltiplos finais: quatro desfechos diferentes, desde o melhor, que exige completar várias tarefas, ao pior, definido por escolhas de diálogo específicas.
  • Requisitos: para jogar, você precisará de mods como FSMP – Faster HDT-SMP, Judgement – A Light Based Spell Pack, KS Hairdos SSE, True Snow Elf Race e True Snow Elf Race Improved Textures.

Como podemos ver no trailer, City of the Snow Elves promete uma rica experiência para os entusiastas de Skyrim. Ah! O mod está disponível para download aqui.

Fonte: City of the Snow Elves is a DLC-sized fan expansion for Skyrim

Vídeo

BB Studio, versão modificada do GB Studio, que permite criar jogos de NES

Desenvolvedores de jogos retrô agora têm uma nova ferramenta à disposição: BB Studio. Criado por Michel Iwaniec, este fork “pesadamente hackeado” do popular GB Studio adapta a plataforma de desenvolvimento, originalmente voltada para o Game Boy, para criar jogos para o NES. A ferramenta, que surgiu como uma alternativa para quem deseja desenvolver com uma interface de arrastar e soltar, aumenta a resolução padrão de 160×144 do Game Boy para 256×240, característica do NES.

Ainda em fase alfa, o BB Studio apresenta algumas limitações, como compatibilidade restrita a sistemas Windows-x64 e Linux-x64, além da necessidade de hardware específico, como o Everdrive N8 Pro, ou de uma versão personalizada do emulador Mesen. Embora não suporte efeitos sonoros, a ferramenta permite a adição de músicas via o motor de som FamiStudio. Apesar de suas restrições iniciais, o projeto promete melhorias contínuas ao longo do tempo. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Fonte: You Can Now Build NES Games Using A “Heavily Hacked” Version Of GB Studio

Here's a quick little demo I recorded at lunch. Just building the demo project. #gbstudio #nesdev

[image or embed]

— Matt Hughson (NES & GB Dev) (@mhughson.bsky.social) December 2, 2024 at 8:37 PM

Cacowards 2024

Os Cacowards 2024, prêmios anuais concedidos pela comunidade Doom, foram anunciados em 10 de dezembro de 2024, destacando as melhores criações da temporada. Este ano, os prêmios foram distribuídos entre 12 vencedores principais, 14 vices e 24 menções honrosas, com uma série de categorias especiais e criadores premiados. A cerimônia de premiação contou com contribuições de diversos membros renomados da comunidade, incluindo Stephen Browning (Scuba Steve), Carlos Sanchez (do The Space Pirate), e muitos outros.

  • Principais Vencedores: Entre os principais vencedores, destacam-se jogos como Osterity – Big Ol’ Billy e Sleepwalking – Ravendesk, ambos aclamados por sua jogabilidade e design inovador.
  • Menções Honrosas: Além dos vencedores, diversos outros projetos receberam menções honrosas, como Extra Beany Canned Doom de Stupid Bunny e Freudian Slipgate 2 de Przemek Zimny.
  • Premiações Especiais e Reconhecimentos: O prêmio Mordeth foi concedido ao Necromantic Thirst, e o Codeaward foi dado a Rum and Raisin Doom, de Ethan Watson. Além disso, o Espi Award reconheceu Andrew Stine (Linguica) por suas contribuições à comunidade ao longo dos anos.
  • Destaques: O criador do ano foi Joshua O’Sullivan (Dragonfly), e os novatos mais promissores incluíram nomes como Synami e dashiefrickintyan.

Premiação completa: 2024 Cacowards @ Doomworld

Traysia, clássico JRPG do Mega Drive, será relançado em mídia física em 2025

O JRPG Traysia, lançado originalmente em 1992 para o Mega Drive pela Telenet, ganhará uma nova edição física no próximo ano. Apesar de não ter alcançado grande sucesso em seu lançamento, o jogo conquistou uma base de fãs ao longo dos anos, especialmente entre colecionadores e entusiastas de títulos obscuros de sistemas clássicos.

Este relançamento é fruto de uma parceria entre LLC Shinyuden, Ratalaika Games SL e Edia Co., Ltd. A nova edição traz uma localização revisada para o inglês e uma inédita tradução para o espanhol. Além disso, inclui uma réplica do amuleto “Traysia” do herói Roy, e materiais visuais baseados no trabalho artístico de Mahiro Maeda, renomado designer de Neon Genesis Evangelion e A Visão de Escaflowne.

A edição física estará disponível em versões NTSC para Mega Drive dos EUA, Genesis, e PAL europeias (em inglês e espanhol). Já em pré-venda por €69,50 (aproximadamente R$ 440), o relançamento está previsto para maio de 2025.

Fonte: Traysia, um JRPG para Mega Drive de 1992, será relançado em mídia física no ano que vem

Dr. Robotnik’s Ring Racers

Os fãs de Sonic e de jogos de corrida tipo Mario Kart vão gostar de saber do lançamento do Dr. Robotnik’s Ring Racers, o mais novo título da Kart Krew Dev e sequência de SRB2Kart (que não conheço, mas deve ter algo a ver com Sonic Robo Blast 2). O jogo, que é uma carta de amor aos entusiastas das corridas de kart, foi desenvolvido com base no motor modificado de Doom Legacy, mas evoluiu de tal forma que se tornou praticamente uma criação própria.

Com um foco na competitividade e dificuldade, Dr. Robotnik’s Ring Racers busca resgatar a essência dos primeiros títulos do gênero, onde a habilidade de pilotar era mais importante do que os itens. Influenciado por games de luta, Ring Racers incorpora mecânicas de contra-jogo, criando uma experiência desafiadora, especialmente no modo multiplayer.

Funcionalidades em destaque

  • Modo Grand Prix – Inclui corredores controlados pela IA e mini-jogos entre as corridas.
  • Suporte a splitscreen local para até 4 jogadores – Disponível em todos os modos de jogo.
  • Multiplayer Online – Com modos de corrida e batalha.
  • Mais de 60 pilotos jogáveis – Cada um com estatísticas distintas, adequadas a diferentes estilos de jogo.
  • 150 pistas de corrida e 60 arenas de batalha – Além de muitos outros níveis exclusivos.
  • Desafios para desbloquear conteúdo– Inspirado em Kirby Air Ride.
  • Segredos escondidos – Surpresas para os jogadores explorarem.
  • Suporte para mapas personalizados – Com scripts ACS e Lua, permitindo modificações avançadas de jogabilidade.

Apesar de ser um projeto que foi lançado com conteúdo completo, a equipe de desenvolvimento mencionou que continuará oferecendo atualizações ocasionais sempre que houver tempo livre. O objetivo é manter o jogo desafiador e competitivo a longo prazo, visando uma comunidade engajada no multiplayer e experiência de corrida que vai muito além dos tradicionais jogos de kart.

Links

Vídeo promocional

Plane Lazy: novo jogo para ZX Spectrum com tema natalino

Após o sucesso de Jet Set – Steamboat Willie, um mashup de Manic Miner e Jet Set Willy estrelado por Mickey Mouse, o desenvolvedor Sloanysoft lançou um spin-off chamado Plane Lazy. Neste novo jogo para ZX Spectrum, Mickey deve enfrentar múltiplos níveis repletos de inimigos, coletando 84 ferraduras para reconquistar o favor de Minnie.

A versão natalina traz melhorias em relação ao jogo original, incluindo uma trilha sonora festiva composta por Lee Bee. Plane Lazy é mais um exemplo da criatividade e nostalgia presentes na cena de desenvolvimento homebrew para o ZX Spectrum. Ele pode ser baixado aqui e jogado com algum emulador de Spectrum, como o Retro Virtual Machine.

Fonte: Plane Lazy – An offshoot ZX Spectrum game for Christmas by Sloanysoft

Vídeos

Turok: Origins traz de volta a caçada aos dinossauros terceira pessoa

A clássica franquia Turok, que marcou os anos 90 com suas intensas caçadas a dinossauros, está fazendo seu retorno com Turok: Origins. Anunciado durante o The Game Awards 2024, o jogo traz uma nova abordagem, saindo da perspectiva em primeira pessoa para um jogo em terceira pessoa, com elementos de cooperação, permitindo que vários guerreiros participem da caçada.

O trailer do jogo mostra os caçadores enfrentando dinossauros de várias espécies em uma selva, com o objetivo de chegar a um templo, provavelmente em uma corrida contra o tempo para impedir um vilão de obter uma arma que ameace outras dimensões. A jogabilidade continua com plasma rifles, shotguns e superpoderes, mantendo a ação intensa característica de Turok.

Cada personagem jogável usa um exoesqueleto que pode ser aprimorado com habilidades adquiridas ao derrotar criaturas, o que abre possibilidades para uma variedade de builds. O último jogo da franquia foi um reboot em 2008, que não teve o sucesso esperado. Agora, com o trabalho de remasterização da trilogia original pela Nightdive Studios e o desenvolvimento de Turok: Origins pela Saber Interactive, famosa por seu trabalho em Warhammer 40,000: Space Marine 2, os fãs têm motivos para se animar. Embora ainda não haja uma data de lançamento, o jogo promete trazer de volta a essência de Turok com força renovada.

Fonte: Iconic dino-hunting FPS returns in Turok Origins from Space Marine 2 devs

Vídeos


É isso aí.

Vamos fechando mais uma semana bagunçada, e acho que nem vai ser a última do ano.

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2 comentários para “Dr. Robotnik’s Ring Racers, Turok em terceira pessoa e mais [Notícias do Facínora #276]”

  1. Gokuma disse:

    Yo dude, Facínora, saw your cool new vid of Tony Montana vs Jason, but did you see the new NotSoLite version of Jason’s Doom for combing with other mods?

    https://rumble.com/v5z5bjk-ash-vs-jason-voorhees-vs-evil-dead-combined-doom-mods.html

    https://www.moddb.com/mods/friday-the-13th-jasons-doom/downloads/jasonsdoomnotsolite

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