Tem também fangame de Star Wars pra Amiga, Nintendo Alarmo rodando Doom etc.
No dia 6 de dezembro de 2024 entrou no ar a edição #275 das Notícias do Facínora, nosso programa jornalístico, ocasião em que tratei de assuntos da mais suma urgência, como o lançamento do Ultimate Mortal Kombat DOOM XL, a nova edição de um maneiro mod de Mortal Kombat pra Doom; a recriação do MediEvil, um jogo de PlayStation, na forma de um mod pra Skyrim chamado MediEvil: Hero of Gallowmere; e outros temas elevados e contemplativos.
Este post é as notas desta edição, que traz a própria (o vídeo abaixo), suas fontes, referências, assuntos relacionados, os links pros jogos na faixa e os downloads dos mods da jogatina.
Pois bem, para além do Ultimate Mortal Kombat DOOM XL e o MediEvil: Hero of Gallowmere, também falei do novo e interessante fangame de Star Wars pra Amiga, Star Dust Wars; o demake de Alex Kidd no Atari 2600, Alex Kidd in 2600 World; um cara que descobriu como “vencer” missão impossível de StarCraft 2 após 14 anos; Nintendo Alarmo rodando Doom; um novo RPG estilo Ultima sendo desenvolvido por quem entende do riscado para o Commodore 64; e os jogos atualmente gratuitos Pankapu, Lego Star Wars: The Skywalker Saga, Bus Simulator 21 Next Stop, Fly Flew Flown, Exit Limbo: Opening, Copperbell, Dashing Dinos, Dyna Bomb e Defense of Roman Britain (confira os jogos atualmente na faixa aqui e receba-os no Telegram aqui).
A seguir temos a lista com fontes fontes, referências, resumos, vídeos completos e assuntos relacionados:
As cenas que usei de fundo em algumas partes desta edição das Notícias do Facínora são de uma de Doom 2 com Stray Jackals, Outlaws Enemies For GZDoom, Revolution! e alguns outros mods no GZDoom.
Os links com as infos e os downloads dos mods usados nesta partida, em sua ordem de carregamento, são estes a seguir:
Já o vídeo com a gameplay completa e sem blablablá é este abaixo:
Fãs do Commodore Amiga receberam uma nova e impressionante adição ao universo de Guerra nas Estrelas: Star Dust Wars – Director’s Cut. Desenvolvido pelo estúdio Electric Black Sheep, este shooter espacial é uma homenagem ao lendário de fliperama da franquia dos anos 1987-88, combinando sprites 2D e fundos no estilo FMV para recriar locais icônicos da trilogia original.
O jogo oferece gráficos personalizados, animações detalhadas e uma trilha sonora épica com inspirações em Star Wars, tudo originado de fontes gratuitas. Idealmente jogado em um Amiga 1200 com HDD, FastRam e acelerador, Star Dust Wars está disponível gratuitamente no itch.io e, pela cara, promete uma experiência nostálgica muito agradável.
Fonte: The Amiga Just Got An Amazing New Star Wars Game, Made By Fans
O desenvolvedor alfredtdk está trabalhando em um projeto que reimagina Alex Kidd, antigo mascote da Sega, como um jogo para o Atari 2600. Batizado de Alex Kidd in 2600 World, o projeto é um demake que busca adaptar a experiência do famoso jogo de plataforma às limitações do console 8-bit, oferecendo uma nova perspectiva para um dos personagens mais amados dos anos 80.
A versão atual inclui três primeiros níveis — Eternal Mount, Deep Lake e Island of the Holy Man Nurari —, mas ainda não apresenta animações para Alex. Segundo o desenvolvedor, isso está planejado para futuras atualizações. Além disso, alfredtdk menciona seu desejo de recriar a icônica mecânica de “pedra, papel e tesoura” (jankenpon) no Atari 2600, embora reconheça os desafios de adaptação. O projeto é uma homenagem apaixonada ao título original, demonstrando mais uma vez como a nostalgia pode inspirar novas interpretações de clássicos.
Já tem downloads dos ROMs na fonte: Alex Kidd in 2600 World @ Atari Age
A missão “In Utter Darkness”, da campanha de StarCraft 2: Wings of Liberty, foi finalmente “vencida” após 14 anos, embora de forma pouco convencional. Criada para ser impossível, a missão retrata a resistência final dos Protoss contra as hordas de Amon, onde a derrota é inevitável para servir à narrativa. No entanto, o YouTuber ‘Davey Gunface’ encontrou uma maneira de transformar essa derrota predestinada em um impasse técnico.
A estratégia de Davey aproveita uma limitação do motor de jogo: o limite de unidades que podem ser geradas. Manipulando as regras de spawn, teleportou Dark Templars para uma área inacessível, onde foram transformados em Archons para eliminar unidades aéreas inimigas. Com isso, as forças restantes de Amon se limitaram a unidades terrestres incapazes de alcançar os Protoss. O resultado foi um paradoxo: os Protoss sobrevivem, acampados em isolamento eterno, enquanto o inimigo não pode atacá-los ou gerar novas unidades.
Embora essa abordagem não seja exatamente empolgante, representa a única forma de “vencer” a missão descoberta até agora, coroando mais de uma década de tentativas de superar este desafio.
Fonte: Impossible StarCraft 2 mission finally beaten after 14 years, sort of
Nem mesmo o novo Alarmo, relógio inteligente da Nintendo, escapou de rodar Doom. O entusiasta de hardware GaryOderNichts transformou o dispositivo, lançado recentemente pela Nintendo, em um improvável palco para o icônico FPS da id Software.
O projeto começou de forma simples, com GaryOderNichts descobrindo como executar códigos personalizados no Alarmo, resultando inicialmente na exibição de uma imagem de um gato. Em apenas três dias, o progresso foi espetacular, e o relógio já estava rodando Doom de forma surpreendentemente fluida, superando até o desempenho de muitos PCs dos anos 90.
Embora o hack ainda tenha limitações — como a falta de suporte a áudio —, GaryOderNichts explicou em sua demonstração que, para superar restrições de memória, o IWAD do jogo precisa ser compactado e descompactado na memória externa durante o boot.
Sarah Jane Avory, renomada desenvolvedora homebrew, está embarcando em um novo projeto para o Commodore 64: um RPG inspirado na icônica série Ultima. A novidade foi revelada na comunidade Commodore 64/128 e destaca os primeiros passos desse jogo que promete resgatar a nostalgia dos anos 80.
Sarah, conhecida por sucessos como Soul Force, Zeta Wing e Briley Witch Chronicles, compartilhou detalhes do progresso em vídeo. “Desde os anos 80, sempre quis criar um RPG no estilo de Ultima para o C64, então comecei! Este é o segundo vídeo, mostrando combates com armas corpo a corpo, armas à distância e algumas magias. Ainda há ajustes a fazer, mas por enquanto o jogo está fácil demais“, comentou a desenvolvedora.
Apesar de estar nos estágios iniciais, o projeto já anima fãs da plataforma e de retrogaming, enquanto as novidades sobre o desenvolvimento serão compartilhadas à medida que o jogo evoluir.
Fonte: Sarah Jane Avory is working an Ultima-style RPG for the C64!
Os fãs de MediEvil têm motivos para comemorar: o modder KorinOo lançou a primeira versão de um mod que recria o clássico do PlayStation no universo de Skyrim. Intitulado MediEvil: Hero of Gallowmere, o projeto traz Sir Daniel Fortesque de volta à ação, permitindo que os jogadores explorem Gallowmere em busca de Zarok, o feiticeiro maligno que roubou almas para criar um exército de mortos-vivos.
O mod recria os quatro primeiros níveis de MediEvil com uma aventura linear no estilo Halloween. Conta com uma trilha sonora original que intensifica a atmosfera sombria e diversas atividades, como quebra-cabeças e missões secundárias. Além disso, os jogadores poderão equipar Sir Daniel com novos e melhores equipamentos ao longo da jornada.
Embora o mod não tenha como objetivo recriar o jogo completo, já oferece uma experiência rica e encorpada. E já está disponível, com a versão para Skyrim Special Edition está disponível para download aqui, enquanto a versão para Skyrim clássico/legado pode ser baixada aqui.
Fonte: PlayStation Classic MediEvil Received a Remake Mod in Skyrim
Fiquei sabendo do lançamento do Ultimate Mortal Kombat DOOM XL (UMKDXL) 1.0, um mod multiplayer de SkeletronMK666 que leva a icônica franquia de luta para o universo de Doom, com controles reformulados e uma jogabilidade aprimorada.
Desenvolvido para a versão Zandronum 3.2, o UMKDXL traz um sistema de combate dinâmico que inclui muito melee e violência e os fatalities de Mortal Kombat. A modificação inclui mais de 20 arenas para os combates, um nível para um jogador, e um mod de monstros balanceado para o gameplay do mod. Além disso, o UMKDXL conta com mais de 10 personagens jogáveis, todos com movimentos icônicos de Mortal Kombat, como Gore e fatalities.
Em comparação às versões antigas do Ultimate Mortal Kombat DOOM, a edição XL apresenta controles aprimorados, combos avançados e medidor de Xtray para ganhar aumento de dano (pressione Block e Fire ao mesmo tempo para ativar o buff de dano). O mod também inclui um Bot Mod modificado por TDRR para batalhas de combate corpo a corpo, além de novos medalhões como uma funcionalidade exclusiva do Zandronum 3.2.
Fonte: Ultimate Mortal Kombat DOOM XL UMKDXL 1.0 Release thread
No decorrer desta notícia, mencionei um vídeo onde joguei uma versão anterior do Ultimate Mortal Kombat Doom, que é o 129º episódio da nossa série Combinações do Alberto:
A lista dos mods usados nesta jogatina em sua ordem de carregamento é a seguinte:
Ufa.
Essa semana foi uma bagunça danada também, mas acho que no fim das contas deu pra trazer umas coisas boas pra nós.
Em troca, peço para você dizer o que achou das novidades e desta edição das Notícias do Facínora aí nos comentários e também considerar tornar-se nosso apoiador para ajudar a Gaming Room com os custos operacionais da nossa campanha de dominação mundial.
Abraços!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!