Source ports do Blood

"I'm here to donate some blood. Someone else's..."


11 de setembro de 2024

Este artigo lista e descreve alguns source ports do Blood, tentativas bem sucedidas (se bem que umas nem tanto) de recriar o clássico jogo de tiro em primeira pessoa da Monolith em engines mais modernos, dinâmicos e/ou poderosos.

A lista não é nenhum rank, ou seja, não é do pior port para o melhor (nem vice-versa) e foi feita baseando-se num vídeo do GmanLives (que vem a seguir). Também complementei com algumas coisas extras pra deixar o post mais maneiro e abrangente. Claro que os links para baixar os trabalhos estão disponíveis, quando possível, e quase todos são gratuitos. Ah! Temos também mods de Blood, como os excelentes Death Wish ou Eviction, se é o que está procurando.

Voltando ao assunto deste post, note que a palavra “port” foi usada aqui meio com licença poética, visto que muitas dessas recriações do Blood, até mesmo o Blood: Fresh Supply (o único pago da lista), foram feitas a partir de engenharia reversa e/ou olhômetro, algo que o Gman também frisa em seu vídeo:

Esqueci de falar, mas o vídeo está em inglês.

Bom, vamos à lista.

ZBlooD

O ZBlooD é uma versão aprimorada do Blood TC que roda no ZDoom e seus forks (GZDoom, Zandronum, LZDoom, Skulltag etc.) e pode ser jogado tanto no single como multiplayer. Ou seja, trata-se de um mod para Doom (Doom II). É admirável, especialmente considerando as limitações técnicas, mas não traz a experiência plena do jogo.

Criado pela ZBlooD Team — com J. S. Graham e Joseph Otey como designers — o ZBlooD apresenta, em relação ao Blood TC, várias novas fases, armas e funcionalidades. O desenvolvimento do ZBlood findou-se em 2008, embora existam vários projetos derivados, como o ZBloody Hell.

Psyren’s ZBlooD page – Um site, agora arquivado, dedicado ao ZBlooD.
ZBlooD @ Wad Archive – Mais informações e download.
Download do ZBlooD

Vídeo

Abaixo, temos um vídeo que mostra um pouco do gameplay do ZBlooD em sua versão 41 a 60fps:

BloodCM

Considerando por muitos a recriação mais acurada do FPS da Monolith, o BloodCM, ou Blood Crossmatching, é uma conversão total para o EDuke32, um avanço do código original do Duke Nukem 3D compatível com outros jogos do engine Build. Apesar disto, GmanLives não considera este port bom, destacando problemas como inconsistências nos controles de movimento, no manuseio de certas armas, e a falta de auto-aim que altera a sensação geral do jogo.

Enfim, criado pelos BloodCM Developers, com design de Alexander “M210” Makarov, o BloodCM é apenas single player e foi oficialmente completado em 9 de janeiro de 2017.

P.S.: Note que o BloodCM (conhecido como Blood TC até junho de 2013) não deve ser confundido com o Blood TC baseado num motor antigo de Doom.

M210Projects – Site oficial do M210, o designer do BloodCM. Em inglês.
BloodCM @ Mod DB – Com downloads, vídeos, screenshots e mais informações. Em inglês.

Vídeo

Abaixo, você pode conferir o trailer do BloodCM:

BloodGDX/BuildGDX

O BloodGDX é apresentado como um projeto de portar o Blood usando a framework libGDX para Java. Foi criado também pelo M210, o designer principal do BloodCM, é single e multiplayer e teve sua primeira versão pública lançada em 19 de maio de 2017.

Considerado o melhor dos “source ports” pelo GmanLives, que o elogiou por ser o mais próximo do Blood original, com melhorias como suporte a widescreen, taxa de quadros suave, e sem grandes bugs ou glitches. No entanto, requer os arquivos do jogo original para rodar e não reproduz suas cinemáticas.

O projeto foi eventualmente fundido em um esforço de código aberto mais amplo chamado BuildGDX.

Site de projetos do M210 – Com downloads do BuildGDX e outras informações.

Vídeo

Abaixo, temos um vídeo mostrando um teste de inteligência artificial do BloodGDX:

Blood Reborn

O Blood Reborn é um semi-remake do Blood feito por TOT COMICS/That one guy (ou Joe Anderson) no Game Maker 7, um software gráfico de criação de jogos.

GmanLives detona o Blood Reborn, comparando-o a uma versão pirata e de baixa qualidade de um jogo de Game Boy Advance, e o considera um port embaraçoso.

Infelizmente, não consegui carregar o Blood Reborn no Windows 10 de jeito nenhum, mas sei que ele é standalone, single player e não é um remake exato do original, inclusive recebendo muitas críticas negativas de forma geral.

Página oficial (arquivada)
Download do Blood Reborn v3.4 @ Mega (14,2 MB)

Vídeo

Abaixo, temos um vídeo que mostra o Blood Reborn em ação:

Blood: Fresh Supply

Desenvolvido pelos Nightdive Studios sobre o seu engine KEX e lançado em 2019, o remake/remaster oficial do Blood, Blood: Fresh Supply, traz vários aprimoramentos, como suporte a altas resoluções (incluindo 4K), suporte para até 8 jogadores no multiplayer, multiplayer local com splitscreen e opção de mouselook. Também conhecido como Blood Remaster e Blood EX, esta recriação ainda vem com o Blood original e as expansões Plasma Pak e Cryptic Passage.

Este port começou com alguns problemas e reclamações, mas ainda assim parece uma das opções mais completas desta lista, até porque parece que já soltaram vários patches para melhorar as coisas. Consta que pelo menos até o momento do vídeo do GmanLives, o Fresh Supply não inclui cinematics.

Seja qual for o caso, dá pra falar com uma boa margem de segurança que este é considerado o melhor port moderno disponível, recomendado para uma experiência autêntica sem stress, com melhorias de qualidade de vida e tal.

Obter o Blood: Fresh Supply

Vídeo

No vídeo abaixo, o RiboZurai dá uma jogadinha no Blood: Fresh Supply:

Ultra-Crispy

O Ultra-Crispy não é um port nem um remake do Blood, mas um mod para GZDoom criado por Dr_Cosmobyte que traz o Caleb junto com suas falas, arsenal e pick-ups inspirados ou adaptados da série do Blood.

O Ultra-Crispy é um trabalho bem sólido que tem a vantagem de poder ser combinado com diversos mapas ou pacotes de monstros para Doom, aumentando as possibilidades extraordinariamente.

Download do Ultra-Crispy

Vídeo

O Ultra-Crispy é compatível também com outro jogos, como Heretic e até Chex Quest, como você pode ver no vídeo abaixo:

ZBlooD Monsters and Maps Only Edition

O ZBlooD Monsters and Maps Only Edition, chamado também de ZBluD Edit, é uma edição que fiz do ZBlooD que traz apenas os monstros e fases do Blood feita pra ser compatível com pacotes de armas. É compatível com alguns mods de inimigos também.

Trata-se de um trabalho bem cruzão e preguiçoso, originalmente feito apenas pra promover uns crossovers temáticos com o Blood mesmo.

Download do ZBluD Edit

Vídeo

No 228º episódio da nossa série Combinações do Alberto, joguei a primeira fase deste mod com Omertá, Tilt++, NashGore NEXT, Flashlight++, Rasta Ambience e Universal Weapon Sway:

ZBloody Hell

ZBloody Hell é um jogo standalone desenvolvido sobre o GZDoom por snapshot_ a partir do ZBlooD. Este FPS nunca foi criado com o objetivo de ser um remake 1:1 do Blood, embora mantenha tudo familiar, desde monstros e armas até níveis e atmosfera. Além disso, oferece um add-on que permite combinar mapas, armas e monstros de Blood com outros mods para Doom.

O ZBloody Hell traz muita coisa, como podemos ver na subseção seguinte, mas a quem procura uma experiência mais autêntica do Blood, o próprio autor recomenda BloodGDX, NBlood ou Blood: Fresh Supply.

Funcionalidades

  • Novos níveis single e multiplayer, totalizando mais de 40 mapas.
  • Suporte a mods de Doom 2, pacotes de níveis, addons de gameplay e até atualizações visuais.
  • Layouts de níveis atualizados, utilizando novas funcionalidades avançadas de edição, como Portais Interativos e Polyobjects.
  • Armas e monstros atualizados e seu comportamento ajustado para serem menos irritantes e mais próximos dos seus equivalentes em Blood.
  • Voxels, texturas PNG Truecolor e aprimoramentos OpenGL, não mais limitados à limitada paleta de Doom (opcional).

Download e mais info do ZBloody Hell

Vídeo

O vídeo abaixo traz uma palhinha da gameplay do ZBloody Hell:

ZBloody Hell Monsters Only

ZBloody Hell Monsters Only é basicamente o pacote de monstros do ZBloody Hell, ou seja, traz os inimigos deste jogo para combinar com outros mods pra Doom compatíveis com GZDoom. Pelo que vi, foi desenvolvido por LordOZ_98. Deixa as coisas sensivelmente mais difíceis também.

Download do ZBloody Hell

Vídeo

No 132º Combinações do Alberto, usei o ZBloody Hell Monsters Only numa jogatina que também levou os mods Ultra-Crispy, Revolution!, Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, Ultra-Crispy Music Pack, Creepyfied Textures, Tilt++ e Steve’s Flashlight Mod.

Re-Blood

Re-Blood, anteriormente conhecido como Brutal Blood: One Unit Whole Blood Rebirth ou simplesmente Blood Rebirth, é um projeto desenvolvido a partir do ZBlooD para criar uma experiência expandida do Blood original, transplantado para o motor GZDoom. Isso envolve mapas refeitos, níveis, inimigos e mais, além do uso extensivo de recursos de Blood II. O lançamento da versão 0.1 ocorreu em 22 de maio de 2019.

Download e mais informações

Vídeo com gameplay

NBlood

NBlood (ou Nuked Blood) é um port de código-fonte do Blood usando o EDuke32 como base. Foi criado por Alexey “Nuke.YKT” Khokholov seguindo seu port Rednukem (também conhecido como NRedneck) para Redneck Rampage (bem como Duke Nukem 3D e Duke Nukem 64).

Atualmente, a única versão oficial é para Microsoft Windows, mas deve ser possível compilá-lo a partir do código-fonte na maioria dos outros sistemas. Ao contrário do BloodGDX, NBlood é uma aplicação nativa em vez de exigir um tempo de execução e foi o primeiro a ter um lançamento completo do código-fonte.

Recursos e frameworks de modding também estão sendo adicionado com base no trabalho iniciado com o BloodGDX (mostrado nos mods No Hope in Sight e Eviction). Isso é suportado por uma versão aprimorada do MAPEDIT original chamada XMAPEDIT, com um novo kit de ferramentas de modding conhecido como XX System.

Site oficial do autor, com o download deste trabalho e outros

Vídeo


Bom, é isso aí.

Este post pode ter entrado no ar já meio defasado, mas vai ficar assim mesmo. Alguma coisa útil certamente tem. Se discorda, deixa suas sugestões de melhorias nos comentários.

Abraços!

Mais informações e Blood

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!