As melhores Combinações do Alberto e Mods Para Doom Combinados do ano passado.
Esta matéria traz a retrospectiva das melhores combinações de mods pra Doom, incluindo source ports, publicadas pela Gaming Room no ano de 2023 eleitas pela nossa comunidade no Discord, o que foi o tema do 37º episódio da Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados sobre o FPS da id Software.
Já estamos no final de fevereiro de 2024 e essa vibe de retrospectiva já pode ter passado, mas pus na minha cabeça que iria fazer esta parada mesmo que atrasado por motivos que variam de doença e falta de tempo à esquecimentos ou a simples e pura preguiça. De qualquer maneira, sem dúvidas a retrospectiva dá boas sugestões para você jogar aí, formas de ter praticamente um game novo a cada partida.
Esse post é também as notas deste episódio da Gaming DooM, que traz a própria (no vídeo a seguir), os link para download e mais informações dos mods e os vídeos originais (sem falação) onde as combinações foram publicadas, os quais acabaram sendo da nossa série Combinações do Alberto e o programa Mods Para Doom Combinados.
Na sequência, você tem os vídeos originais com os links (em ordem de carregamento) de cada combinação abordada no Gaming DooM 37, ports usados e IWADs carregados.
Acima, temos uma partida de Doom 2 no The Demons, The Destroyer, and The Doom, um mapset de quatro fases gerado no Oblige com ObAddon, com Accessories to Murder, o mod de gameplay de wildweasel baseado no Doom Nukem Brutal Doom Pack, e Gun Bonsai, o viciante sistema de upgrades de armas e protagonista desenvolvido por ToxicFrog.
Pra deixar mais style, meti também o Doom 3 for Doom Textures Replacer, o pacote de texturas de Doom 3 do Craneo; Bloom Boost, o patch de Pixel Eater que incrementa a iluminação dos cenários; Universal Weapon Sway, o mod de Boondorl que adiciona balanço baseado em impulso às armas; BattleTanx Global Assault OST, o pacote feito por Max Dickings com canções do jogo BattleTanx: Global Assault; SuaveSteve’s Flashlight Mod, um add-on que traz uma útil lanterna; e Nash Muhandes’ Gore Mod, um dinâmico sistema de sangue e carnificina.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para rodar esta partida, a qual estava no nível Ultra-Violence de dificuldade.
No 171º Combinações do Alberto, carreguei os mods Black Hawk Doom Weapons, Quake II Stuff Monsters, 2 Mashup Texture Packs, Cryonaut’s Ultimate Doom Skies, Nash’s Gore Mod, Relighting Doom, Universal Rain and Snow, CatsVisor HUD, Steve’s Flashlight Mod, Tilt++, Duke Nukem 3D Full Musics, Universal Weapon Sway, Bloom Boost e The Corrupt Citadel.
A nossa série Combinações do Alberto é onde testo e gravo jogatinas com misturas interessantes de mods para Doom propostas pelo nosso apoiador Alberto Balieiro, sem necessariamente conhecê-los de antemão nem preocupando em descrevê-los.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 pra jogar esta partida, a qual estava no nível Ultra-Violence de dificuldade.
DHTP v1.3mixxx.pk3
);
No 115º Combinações do Alberto, carreguei o Final Raider, MMDoom, A Mighty and Magical (III) Jukebox for Doom, Nash’s Gore Mod, The Corrupt Citadel, Bloom Boost, Universal Weapon Sway, Tilt++, EGYPT for Doom e Gun Bonsai.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para rodar esta partida, a qual estava no nível “Tomb Raider” de dificuldade.
No vídeo acima, temos Frank Castle enfrentando o serial killer morto-vivo Jason Voorhees numa recriação de uma cabana do cartucho Friday the 13th de NES no Doom 2. Isso foi graças ao Friday the 13th: Jason’s Doom Lite, a edição que fiz do mod de Kontra Kommando baseado em Sexta-Feira 13 para lhe tornar compatível com pacotes de armas, e The Punisher, a criação de YukesVonFaust que adapta elementos do excelente beat ‘em up de mesmo nome de 1993 da Capcom. Pra deixar mais style e ajudar um pouco, carreguei também o Gun Bonsai.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para rodar esta partida, a qual estava no nível “Avenger” de dificuldade.
Acima, temos o Doom 2 jogado no The Ultimate Doom II, a reimaginação dos mapas do clássico feita por Gardevoir, com Hell from Earth, o pacote de inimigos humanos desenvolvido por NomakhThunder, e Advanced Arsenal VII, o mod criado por Endie que apresenta classes e armas realistas.
Pra deixar mais style, carreguei também o Gun Bonsai, Nash’s Gore Mod, o MixTP.pk3
do 2 Mashup Texture Packs, SpawnProps e Absynthium.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para rodar esta partida, a qual foi jogada no nível de dificuldade “Veteran” e com a classe “Spec-Ops”.
Temos também uma partida de Doom 2 no Ghoulish Prison, Iron Bound, Gun Bonsai, Doom 64 Texture Pack and Palette, PSX Soundtrack Replacement (High Quality), Bloom Boost e Steve’s Flashlight Mod. Esse combo ficou bastante interessante, como se fosse alguma recriação modernizade de algum jogo antigo de ficção científica e terror, mas sem sacrificar o charme retrô.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para jogar esta partida, a qual estava no nível “Most Dangerous” de dificuldade.
A jogatina asima mostra o Doom 2 sendo jogado num mapa gerado no Oblige, The Ultimate Gamma Shaft, junto ao Ken’s Labyrinth Monsters GZDoom, o mod desenvolvido por Ebirah que traz as criaturas do antigo jogo programado por Ken Silverman, e Combined_Arms V2.3, a criação de Combine_Kegan que apresenta um agradável estilo retrô e classes de herói que usam arsenais únicos.
Pra deixar mais style, carreguei também o Gun Bonsai; Lizardcommando’s Texture Pack for Doom II, o mod de texturas opcional do Lizard Squad, do próprio lizardcommando; Regeneration, o add-on de Sr69Mm-jC que faz o jogador recuperar saúde enquanto não leva dano; e A Mighty and Magical (III) Jukebox for Doom, um mod que fiz para reproduzir de forma automática e aleatória canções do Might and Magic III: Isles of Terra.
Usei o GZDoom 4.10.0, a classe “Artificer” e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para rodar esta partida, a qual estava no nível Ultra-Violence de dificuldade. O Regeneration foi configurado com os comandos de console set regen_step 1
e set regen_freq 280
.
Temos também o Doom 2 jogado no Lost Block, um mapa gerado no Obsidian, com ShadowWarrior_WeapMod, o mod de kalensar que traz Lo Wang (do Shadow Warrior clássico) junto às suas armas e equipamentos, e Alternative Enemies Blood Sprites, o pacote puramente cosmético de mick87 que altera as aparências dos monstros para algo bem na linha do Blood. Se bem me lembro, joguei o MAP02 do Doom II na sequência também.
Pra deixar mais style, carreguei também Creepyfied Textures, a criação de Craneo que apresenta texturas adaptadas do Blood e de alguns outros jogos; Nash’s Gore Mod; Bloom Boost; Ultra-Crispy Music Pack, o jukebox criado por erni945 com canções de Blood e Blood II: The Chosen; e Gun Bonsai.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para rodar esta partida, a qual estava no nível Ultra-Violence de dificuldade.
No Combinações do Alberto #151, carreguei os mods Marathon, Doom Egypt Alien Texture Pack, Trombose, Tilt++, Bloom Boost, Nash’s Gore Mod e Universal Weapon Sway.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para rodar esta partida, a qual estava no nível Ultra-Violenxe de dificuldade.
No Combinações do Alberto #132, carreguei os mods Ultra-Crispy, ZBloody Hell Monsters Only, Revolution!, Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, Ultra-Crispy Music Pack, Creepyfied Textures, Tilt++ e Steve’s Flashlight Mod.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para rodar esta partida, a qual estava no nível Ultra-Violence de dificuldade.
No vídeo logo acima, temos uma partida do The Ultimate Doom no Doomguy and the Hell Priest, um episódio gerado no Oblige, com o Voxel Chibi Doom, o mod de Cherno que substitui sprites do jogo por modelos 3D baseados em voxels com estilo inspirado no 3D Dot Game Heroes, e Gun Bonsai, o viciante sistema de XP e upgrades criado por ToxicFrog.
Pra deixar mais style, carreguei também o Low-Res HUD, a versão em baixa resolução do HUD clássico feita por Wix e Gollgagh; Low-Res DooM, o pacote de Ezepov de texturas em baixa resolução; Low-Res Doom Menu, o add-on de talisa que apresenta fontes consistentes com o Low-Res DooM; o NESDoom1.WAD
dos 8-16 bit Music Replacements, as criações de PRIMEVAL que trazem as músicas originais do Doom em estilo 8 e 16-bit; e PC Speaker Simulation, o patch desenvolvido por finnw que busca emular efeitos sonoros do antigo PC Speaker.
É basicamente o que o criador do Voxel Chibi Doom recomendou pra jogar este seu mod, com algumas modificações. Devo revisitar esse combo eventualmente.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do The Ultimate Doom para rodar esta partida, a qual foi jogada no nível Ultra-Violence de dificuldade.
Feito para celebrar os 30 anos de Doom, lançado inicialmente em 10 de dezembro de 1993, o vídeo acima apresenta uma combinação de mods concebida para atualizar alguns dos aspectos do clássico sem alterar radicalmente os elementos que fizeram deste título o maior história.
Trata-se de uma partida onde joguei as três primeiras missões do primeiro episódio do Doom clássico com Voxel Doom, DGD’s PBR Shader Revamp Project, CatsVisor HUD, Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, Universal Weapon Sway, Tilt++, Steve’s Flashlight Mod, Doom Liquid Textures Pack e Doom Metal Soundtrack Mod.
Usei o GZDoom 4.10.0 e o IWAD do Doom v1.9 para rodar esta partida, a qual estava no nível Ultra-Violence de dificuldade.
Finalmente, no 163º vídeo das Combinações do Alberto, carreguei o Wrath of Cronos RPG, MMDoom, Quintal do Capeta, Hexen 2 Texture Disguise for Doom 2 and Texture Pack, Hexen 64 Jukebox, Bloom Boost, Tilt++, Universal Weapon Sway, Nash’s Gore Mod, Damnums WOC e Gun Bonsai.
Usei o GZDoom 4.10.0, a classe “Necromancer” e o IWAD do Doom II: Hell on Earth v1.9 para jogar esta partida, a qual estava no nível “Scourge” de dificuldade.
woc_v3a.pk3
, woc_v3doompatch.pk3
, woc_nothexen.pk3
);Bom, então é isso aí.
Essa foi a nossa retrospectiva do que fizemos de bom na Gaming Room em 2023, pelo menos em termos de mods de Doom combinados. Não se esqueça de deixar nos comentários o que achou, suas correçòes, complementações, sugestões etc.
Espero que você tenha pego umas boas ideias de como incrementar suas partidas nesse jogo, para o qual sempre fazemos o possível promovendo conteúdo novo.
Abraços!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!