Com curiosidades, informações, vídeos e, claro, downloads.
Como estamos na Oitava de Natal (ou seja, ainda é Natal), resolvi listar aqui, neste artigo, alguns mods com tal tema para Doom, considerando também seus source ports, tipo o ZDoom e seus derivados, como o GZDoom, Zandronum, LZDoom etc.
Note que os mods estão listados sem estar necessariamente em uma ordem do tipo do pior para o melhor, ou algo parecido. Cada trabalho vem junto a curiosidades, mais informações, vídeos e, claro, downloads.
Na medida em que eu for descobrindo mais trabalhos com esta temática, vou adicionando aqui. Talvez, use esta matéria para fazer um vídeo da Gaming Doom futuramente.
Enfim, vamos à lista:
O X-Mas Nightmare for Doom II é um mod que caracteriza o icônico FPS da id Software criado originalmente pela ByteBrothers Software em 1995 e depois adaptado para o Doom II pelo Jugdespear.
Este trabalho traz novos mapas e adapta gráficos dos monstros, texturas, armas e outros elementos para o Natal, contando também com novas músicas etc.
▶ Download & info do X-Mas Nightmare for Doom II
Abaixo, tem o showcase que fizemos deste mod:
O Jazz Jackrabbit Doom: Holiday Hell Hare é edição de Natal do Jazz Jackrabbit Doom TC feita pelo seu criador BassSlapper89 que traz elementos do antigo jogo de plataforma de PCs da Epic, o que inclui mapas baseados em suas fases, ao Doom clássico.
▶ Download & info do Jazz Jackrabbit Doom: Holiday Hell Hare
Abaixo temos o 30º episódio da Gaming DooM, onde joguei umas duas fases deste mod e fiz algumas considerações sobre este belo trabalho:
Xmas Fever é um um modificação que combina modificações na gameplay com edições natalinas de sprites vanilla ou de outros mods e desenhos originais para promover um agradável e colorido clima com um toque bastante original. É um dos poucos mods de Natal para Doom que não usa sempre os mesmos recursos catados do Doom Christmas.
Foi desenvolvido por Alberto Balieiro, que eventualmente criou um pacote de armas, Xmas Night Weapons, que usa sprites quase que totalmente originais e vem junto com o download do Xmas Fever (no qual está incluído também um o Paper Mario 64 Skyboxes).
▶ Download & Info do Xmas Fever
No episódio especial de Natal de 2023 das Combinações do Alberto, joguei umas partidas de Doom 2 com o Xmas Fever, Xmas Night Weapons, Paper Mario 64 Skyboxes. The Devil What Stole XMas, Universal Weapon Sway, Tilt++, Christmas Jukebox e Universal Rain and Snow:
DOOM CHRISTMAS – For Doom II & Final Doom apresenta-se como a compilação definitiva para agregar ao clima do Natal com os seus IWADs ou PWADs preferidos. A princípio, achei que era o X-mas Nightmare for Doom II, provavelmente por usar uns recursos em comum, mas ele traz mais coisas, como HUD, decorações, monstros etc. O mod vem também com 32 canções MIDI de Natal num arquivo separado (doomxmus.wad
).
Outra característica importante é o fato de não apresentar mapas, o que significa que é mais balanceado para jogar com fases vanillas ou criadas por fora.
É também mais novo, tendo sido desenvolvido por DoomKid (embora compilando trabalho de vários outros autores) e lançado em 2016. Note que é necessário carregar também o arquivo doomxmas.deh
, que vem junto, para evitar problemas.
▶ Download & Info do DOOM CHRISTMAS
A seguir, um playthrough do Doom II e Final Doom com o CHRISTMAS DOOM feito por GuyNamedErick:
O H2H-Xmas.wad é um megawad antigo para Doom II que traz 32 novas fases lançado originalmente em 18 de dezembro de 1995. Foi incluído na lista dos dez melhores WADs de 1995 no recurso Top 100 WADs of All Time do Doomworld. É também a sequência de Xmas Doom, um mini episódio natalino de 1994.
Um esforço de vários autores, o H2H-Xmas, nome que parece ser uma referência à extinta rede de jogos conhecida como Head to Head, conta com versões MIDI de canções natalinas, gráficos adaptados para o tema, um novo HUD e bastante Revenants.
▶ H2H-Xmas @ Download – Download & Info.
Você pode dar uma olhada na playlist que vem a seguir para conhecer melhor este mod. Ela parece ter todas as fases do H2H-Xmas.wad detonadas:
O xmas00.wad, também conhecido como Christmas Special, é um mapset com 10 fases que parece ter sido feito pelo Callum Sanderson, de acordo com as telas que tem no mod.
Traz monstros que podem ser desde variações natalinas dos inimigos vanilla até bonecos de neve, renas, presentes e o Papai Noel.
▶ Na página de download do Christmas Special, fala que este WAD precisa do ZDoom.
Abaixo, tem-se uma jogatina do xmas00.wad de quase 1 hora comentada em inglês:
O Xmas Doom 2014 traz 12 novos mapas, sprites de Natal e tudo mais. Parece ter alguns recursos trazidos do xmas00.wad, mas é mais moderno, contando com DECORATE ao invés de DeHackEd etc. Aliás, este mod precisará com certeza de um port avançado.
▶ Você pode baixar o Xmas Doom 2014 neste link do Dropbox (42.16 MB).
Não sei quem é o criador dessa bicheira, mas segue um vídeo com quase uma hora e meia deste mod abaixo (a voz do cara é enjoada e o vídeo está em inglês):
Pelo que entendi, este mod é uma compilação de Natal para Doom feita com recursos de diversos outros WADs, como texturas, sprites, voxels e outros gráficos.
A compilation of Christmas-themed WADs foi feita pelo mallo e pode ser usada com qualquer mapa ou mod que não mude texturas ou sprites do Zombieman ou Baron of Hell, embora o mod modifique outros monstros também.
▶ A compilation of Christmas-themed WADs conta com versões compatíveis com ZDoom/GZDoom e Zandronum e pode ser baixada neste tópico do ZDoom.
O Mori Christmas é um mapa para Doom II criado por Zoltan Schmidt “Katamori” em 18 de janeiro de 2015 que lhe tomou dois dias de trabalho duro. Esta fase relativamente longa, com gente falando que leva 40 minutos para vencer, foi feita para comemorar o Natal e o ano novo.
Parece que traz alguns assets vistos em mods citados anteriormente neste artigo também.
▶ O Mori Christmas pode ser baixado aqui (Doomworld).
Abaixo, tem um vídeo do canal Doom Hydra, o qual parece ser buxa do Aquarius199, que demonstra e comenta o Mori Christmas (sem voz, em inglês):
O Xmas Doom é um dos mais antigos WADs, e não apenas de Natal, mas do Doom mesmo. Foi feito em 1994 em um projeto encabeçado por Joe Wilcox, da Simply Silly Software, – que trabalhou na expansão Duke: Nuclear Winter do Duke Nukem 3D – e Mal.
O mod traz novos três mapas, sprites, texturas, sons e outros recursos.
▶ O Xmas Doom pode ser baixado também no Doomworld. Creio que ele deve rodar até no engine original do Doom 2, mas tem uma porrada de executável no zip e não sei pra que servem. Devo jogar no GZDoom mesmo e fouldace.
Os demônios, muito putos por terem sido derrotados, decidiram-se vingar, invadindo a oficina do Papai Noel no Polo Norte para arruinar o Natal. É aí que o jogador entra, para acabar com esses bastardos e garantir e que todos os bons meninos e meninas possam pegar o Heretic neste Natal.
Achei um vídeo com o gameplay do Xmas Doom também:
A tela inicial deste mod mostra o Hamburglar em uma roupa de Papai Noel sem calças colocando um hambúrguer no lugar de uma estrela em sua árvore de Natal. Dá pra ver que este mod não se leva muito a sério.
O 32in24-14: How the Hamburglar Stole Christmas é um trabalho da comunidade 32in24, criado com o objetivo de trazer 32 mapas multiplayer dentro de 24 horas. Na verdade, existem mais de 40 aqui. São bons e contam com variações temáticas interessantes.
▶ Este megawad pode ser baixado também no Doomworld (13,51 MB).
O bom canal LY203 Productions fez um vídeo com a primeira fase deste mod:
Whitemare é uma série de WADs lançados em 2011 e 2014 por uma equipe russa (Russian Doom Community) cujo o foco do Natal se resume a algumas árvores de Natal aqui e ali (incluindo uma que é aparentemente feita de vísceras) e paisagens gélidas. Entretanto, as batalhas podem tornar os mods bem interessantes, além do fato dos dois megawads trazerem 51 fases novas.
▶ O Whitemare 1 (19 mapas) pode ser baixado aqui, enquanto o Whitemare 2 (32 mapas) pode ser baixado aqui. Ambos os WADs são para Doom II.
Na playlist abaixo, temos uma playthrough conduzida e publicada pelo canal Soccerer:
Doom Christmas 2016 é um conjunto de quatro mapas natalinos feitos pelo nosso amigo olzhas1one que trazem recursos (gráficos, sons, músicas e feitos) a caráter.
Os mapas não são longos nem apresentam layouts complexos, inimigos difíceis ou armadilhas, mas também não são nenhum passeio no parque: os hitscanners vão drenar sua energia se você não ficar esperto.
▶ Download & info do Doom Christmas 2016
Você pode assistir o mod no vídeo abaixo com um mané gringo narrando:
Estou com dor de cabeça e depois eu termino de descrever os PWADs abaixo (ou não):
A celebração da “Oitava” tem suas raízes no Antigo Testamento, no qual os judeus festejavam as grandes festas por oito dias. Do mesmo modo, como se lê em Gênesis (17,9-14), há muito séculos, Deus fez uma aliança com Abraão e sua descendência, cujo sinal é a circuncisão no oitavo dia depois do nascimento.
“O próprio Jesus, como todo judeu, também foi circuncidado ao oitavo dia e ressuscitou no ‘dia depois do sétimo dia da semana’. Assim, a Oitava (oito dias) segue sendo uma tradição muito importante na Igreja e, por isso, estabeleceu-se apenas dois momentos no calendário litúrgico: a ‘Oitava de Natal’ e a ‘Oitava de Páscoa'”.
E não para por aí. Essa oitava é a Festa de Natal. O Tempo de Natal vai até a Festa do Batismo do Senhor, celebrada no domingo depois da Epifania. Ou seja, dá pra jogar muito ainda!
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