Tem bastante horrores indizíveis para você se esbaldar aqui. Com downloads, claro.
É certo que o impacto das obras de H. P. Lovecraft atingiu muito além da literatura. Gêneros como fantasia, ficção científica e o terror moderno, este quase como um todo, têm elementos que parecem ter sido spawnados da cabeça deste escritor americano, e isso inclui não apenas filmes, mas também H.Q.s, games, música e outras formas de mídia.
Mas e quanto aos mods para Doom, algo que muito nos interessa? Em si, este FPS foi inspirado em nomes como Evil Dead (Morte do Demônio), franquia de filmes de terror que só pra início de conversa é centrada num livro também chamado Necrononicon, e Dungeons & Dragons, jogo de tabuleiro cujo criador já citou a influência desse autor em seu desenvolvimento.
A existência então de modificações lovecraftianas para um jogo cuja a cena modder é extraordinariamente ativa e vibrante quanto a sua é mais do que esperada. Aliás, até jogo standalone sobre o GZDoom, o engine derivado do código original do Doom mais avançado no momento, já fizeram (mais de um).
Resolvi então listar em um artigo alguns destes mods/games, doze no total, que levam o antigo Doom a cenários onde a insignificante humanidade se depara com maquinações de grandes poderes antigos e sociedades secretas, medo do desconhecido, abominações tecnológicas e/ou sobrenaturais, terror psicológico, insanidade e essas coisas saudáveis todas. Cada mod está aqui com uma breve descrição, informações diversas, vídeo e, claro, download.
Mas chega de falação. Vamos ao que importa:
Desenvolvido por Mike MacDee (ou Impie), o Strange Aeons é um mod/megawad para Doom que apresenta monstros, armas, músicas, sons, power-ups, gráficos, enredo e 45 mapas divididos em cinco episódios, tudo fortemente inspirado em Lovecraft.
Logo de cara você já nota a atmosfera de Strange Aeons, algo construído com mais foco no design dos mapas e com elementos de cenário do que com efeitos complicados, scripts intrincados ou modificações incrementadas. Pra mim, isso é um dos pontos fortes deste trabalho.
Este mod vem em duas edições, a completa e a de apenas armas e monstros.
▶ Download e mais informações do Strange Aeons
Abaixo, temos o showcase que fiz do Strange Aeons em sua edição completa. Já é um vídeo meio antigo, mas dá pro gasto:
O segundo mod da lista é um belo jogo standalone, o Shrine II, um FPS independente com temática lovecraftiana e foco na ambientação e exploração. Apresenta estilo característico e foi desenvolvido por Scumhead sobre o (GZ)Doom e lançado em 2020.
Em Shrine II, o jogador “combate a horda de pesadelos místicos como Tusk, a monstruosidade sem pele; aniquila uma variedade de inimigos horríveis com peculiares armas únicas; e viajar por uma variedade de níveis ambientados em um mundo gótico e retrô Lovecraftiano”. Outra coisa interessante nele é que é free to play!
▶ Mais informações e links para pegar o Shrine II
O que temos a seguir é um trailer de lançamento do jogo:
Outro trabalho de Mike MacDee, Splatterhouse 3D é uma modificação para Doom II que o transforma em uma versão 3D do Splatterhouse, o fascinante beat ’em up de terror de 1988 que deu início à série de mesmo nome.
Como todos sabemos, Splatterhouse é recheado de referências a obras clássicas e populares de terror, e isso significa também Lovecraft. Mas não são apenas detalhes como o nome da Mansão West (Herbert West é o Re-Animator), é quase que o jogo todo mesmo. Então, basicamente, MacDee pegou isso tudo, adaptou e trouxe pro Doom, o que deixou as coisas bem mais horripilantes, ao meu ver.
▶ Download e mais informações do Splatterhouse 3D
Em outro vídeo antigo nosso, temos uma exploração da primeira fase do Splatterhouse 3D:
Como todos sabemos, ou deveríamos saber, o Quake Champions é um jogo da clássica franquia da id Software que resgatou o cenário gótico tipicamente lovecraftiano do primeiro Quake. Como o Quake Champions: Doom Edition, ou QC: Doom Edition, é um demake desse FPS de 2018, nada mais justo que listá-lo aqui.
Trata-se de um excelente trabalho de DBThanatos e Michaelis que porta muitas das funcionalidades do jogo original, apresenta todas as suas armas, dezenas de campeões, monstros e, opcionalmente, conversões de vários dos mapas do Quake Champions que servem de belas arenas para deathtmatches usando o Zandronum.
▶ Download e mais informações do QC:DE
A seguir, temos um skirmish jogado contra bots no mapa Sarnath, um port de uma das arenas do Quake Champions, Ruins of Sarnath, para este mod. É ação e tiroteio à granel:
The City of the Damned – Apocalypse é um enorme mapa pra Doom II criado por Tormentor667 que transforma a primeira fase do game em um sombrio FPS com elementos do cultuado Blood.
Ele traz novos recursos, incluindo arsenal e umas paradas interessantes de gameplay, como uma sirene que dispara periodicamente, obrigando o jogador a ir para uns porões especialmente marcados ou ser morto pelo que parecem ser uns espíritos.
Tem muito tempo que joguei este mapa, mas lembro que é bem sinistro e conta com uns quebra-cabeças e umas partes embaçadas. Se tiver tempo sobrando, experimente.
▶ Download e mais informações do The City of the Damned – Apocalypse
No vídeo abaixo, jogamos o The City of the Damned – Apocalypse com a ajuda do Brother in Arms:
Se o Quake é um jogo com elementos lovecraftiano, certamente este trabalho de HorrorMovieRei também o é. Quake Stuff ULTRA é um desafiador mod que traz para o Doom/Doom II armas e inimigos do FPS de 1996.
▶ Download e mais informações do Quake Stuff ULTRA
Temos um vídeo onde usamos o Quake Stuff ULTRA pra jogar uma partida no mapa Castle of the Damned, uma recriação da E1M2 do Quake pro Doom 2, com o PSX Doom Soundtrack e Tilt++:
Mais uma criação de Mike MacDee, Fears é um sombrio remake do FPS do Amiga de mesmo nome de 95 em forma de um mod para Doom II. Traz novos monstros, armas, enredo, mapas, efeitos sonoros e texturas, tudo aliado a um enredo tipicamente lovecraftiano.
Achei esse mod interessantíssimo, até porque gosto deste tipo de iniciativa, que busca trazer algo do passado, que não fez muito sucesso, mas tem boas ideias, de forma renovada e melhorada.
▶ Download e mais informações do Fears Mod
No vídeo abaixo, o Mike MacDee demonstra os mapas 1 a 3 do Fears:
O ZBlooD é uma conversão total para Doom II que transforma o game da id Software no Blood, o FPS clássico dos anos 90 da Monolith Productions. Foi criado por Doorhenge e Psyren. Além disso, fiz uma gambiarra que permite jogar os mapas do ZBlooD com pacotes de armas e alguns mods de gameplay.
Enfim, o fato deste mod ter sido incluído nessa lista vem do fato do Blood ter várias referências a obras de Lovecraft, como Re-Animator e O Modelo de Pickman, além de uma atmosfera bem peculiar, que mistura terror gótico com o nosso assunto aqui. Claro, tem as referências a vários filmes de terror em maior ou menor grau influenciados pelo escritor também.
▶ Download e mais informações do ZBlood
No vídeo abaixo, o 96º episódio das Combinações do Alberto, usei o Hearts of Demons – BARON para jogar a primeira fase do ZBlooD v33 Monsters and Maps Only Edition (a minha gambiarra) com os outros mods Nash’s Gore Mod, Bloom Boost, Universal Weapon Sway e Tilt++:
Desenvolvido por Remilia Scarlet, Shadows of the Nightmare Realm é um mapset para Doom II que tem uma pegada tipo Quake, que traz seis novos e sombrios mapas single player, efeitos sonoros, músicas (todas originais) e gráficos.
Este conjunto de mapas se passa nos sonhos (ou melhor pesadelos) do Doomguy, onde ele enfrenta a ameaça de deuses anciões.
▶ Download e mais informações do Shadows of the Nightmare Realm
No vídeo a seguir, o canal AL97 faz um playthrough do Shadows of the Nightmare Realm com o mod Faspons, na dificuldade “Hard” e com 100% de secretos:
O Halls of The Goat Child é mais um WAD lovecraftiano de Remilia Scarlet. Desta vez, é um mapa single player para Doom II que apresenta um visual sofisticado e pode levar de 12 a uns 18 minutos para ser concluído (no Ultra-Violence).
Não apresenta mudanças significativas na jogabilidade, embora o mouselook seja recomendado para vencê-lo.
▶ Download e mais informações do Halls of The Goat Child
Temos um playthrough do Halls of the Goad Child feito por Santtu Pesonen na dificuldade Hurt me plenty:
O Vomitoreum é um FPS independente e metroidvania com foco em atmosfera, exploração e terror, inspirado nas pinturas de Zdzisław Beksińsk e nos jogos Metroid Prime e Dark Souls. Foi desenvolvido e publicado por Scumhead em 30 julho de 2021.
Prometendo “combate intenso; jogabilidade desafiadora, mas justa; e um mundo esperando para ser explorado“, é mais um jogo standalone desenvolvido sobre o GZDoom dessa lista. Embora não fique explícito na apresentação oficial do jogo, a ambientação e estilo de vários elementos é bem lovecraftiana, como mostra o vídeo desta seção.
O problema do Vomitoreum é que é pago.
▶ Vomitoreum @ Steam – Para obter o jogo e mais informações.
O vídeo abaixo, do pagb666, é um playthrough do Vomitoreum com 100% de mortes, segredos e coletáveis:
Desenvolvido por J S Graham e lançado em 2006, o RYLAYEH é um conjunto de dez níveis para Doom 2 baseados em R’Lyeh, a cidade perdida e submersa no Pacifico Sul que aprisiona Cthulhu. Esta cidade fictícia foi mencionada pela primeira vez no conto Chamado de Cthulhu.
Conta com novos gráficos, efeitos sonoros, músicas de fundo e patch DeHackEd. Precisa de um source port com remoção de limite para rodar e saltar para alcançar alguns segredos.
▶ RYLAYEH @ Doomworld – Para baixar o mapset, mais informações e comentários.
Abaixo, temos um longplay do RYLAYER:
Bom, por enquanto é só isso mesmo. Já tem bastante mod lovecraftiano pra você se esbaldar aí.
Na medida em que for chegando pra mim mais trabalhos neste sentido, atualizo esta publicação.
Valew!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!