Mods oficiais para o Doom + Doom II [Doom Enhanced]

Com os links dos add-ons pra gente baixar e rodar nos Dooms comuns também.


23 de setembro de 2020

Este artigo lista os mods oficiais (ou add-ons) para Doom que já foram disponibilizados para o relançamento aprimorado do jogo pela Bethesda, o Doom + Doom II, ou Doom Enhanced, (antigamente chamado de Doom Classic Unity), o qual foi lançado originalmente em 2019 para PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One, iOS e Android, saindo depois também para PC.

Resolvi fazer essa lista para facilitar para quem quer conhecer mais esses mods, os quais são chamados de add-ons e possíveis de ser baixados diretamente no Menu Principal (Main Menu) do Doom + Doom II.

Pelo motivo acima, os links que estão sendo fornecidos na publicação servem mais para conhecer os mods ou para quem quer jogar os mods em outros engines que não o oficial da Bethesda (se ainda não ficou claro). É interessante frisar que desde 8 de agosto de 2024, este port também tem suporte a mods criados pela comunidade.

Sobre o Doom Classic Unity

Atualização: em 8 de agosto de 2024, a parte Unity do motor do Doom Enhanced foi substituída pelo KEX Engine. Esta nova versão, chamada Doom + Doom II, apresenta melhorias adicionais, notavelmente compatibilidade com Boom e suporte para um novo episódio com novas armas e monstros. Falei sobre isso aqui.

Falando de forma bem breve sobre o Doom Classic Unity, este era um port disponibilizado nas lojas oficiais das plataformas citadas acima (PS4, Xbox One, Switch, iOS e Android). Para PC, o port pode ser obtido na loja da Bethesda ou na do Steam, onde vem junto com o Doom e Doom II clássicos. Uma facilidade do Doom Classic Unity é ao jogar os add-ons, bastando acessar o menu principal e mandar baixar o mod que você quiser.

Essa versão do Doom usava o Unity meramente para lidar com input e output, enquanto a renderização ainda é feita pelo motor Doom original. Ou seja, não é um remake. O engine era na realidade transformado em um DLL que é carregado pelo shell do Unity para executar o jogo, o que permitia simplificar bastante a portabilidade.

Os limites estáticos do engine foram aumentados, o que aumentou um pouco a sua compatibilidade com os mods já existentes, e seus bugs corrigidos caso a caso, conforme necessário para suportar os recursos adicionais introduzidos sem comprometer a compatibilidade da demo. Isso também significa que certos recursos novos, como mouselook, não são planejados e que certas limitações do engine original, como os problemas ao tentar carregar sprites, flats e texturas de arquivos diferentes, são mantidos. Ou seja, não é provável que tenhamos add-ons pro Doom Classic Unity port que não sejam razoavelmente vanillas…

Claro, você pode baixar os add-ons da lista e jogar no seu PC mesmo sem o port oficial e obter o mouselook e muito mais, além de combinar com vários outros. Basta clicar no link do mod desejado e procurar o download e informações sobre compatibilidade para ver o que precisa pra rodar.

Lista de add-ons oficiais

A nossa lista de add-ons para o port oficial da Bethesda foi atualizada pela última vez em 09/08/2024:

21. Tetanus

Adicionado em: 18 de julho de 2024 | Autor: Squonker Team

Tetanus é um episódio pra Doom 2 com ambientes industriais decadentes, níveis limpos e de fácil leitura e visuais inspirados nos designs “orange-box” visto em games do motor Source e nos “Steam Gardens” de Super Mario Odyssey.

Mais informações e download do Tetanus

Vídeo

Foi nas Notícias do Facínora #255 onde falei pela primeira vez sobre este episódio:

20. SIGIL II

Adicionado em: 12 de dezembro de 2023 | Autor: Romero Games

SIGIL II é uma continuação de SIGIL, e John Romero e Romero Games. Este novo episódio é composto novamente de nove fases e é pra Doom. Todos os mapas, exceto E6M9, também incluem uma arena de deathmatch. Também, assim como no SIGIL, conta com trilhas sonoras em MIDI e gravada.

Mais informações e download do SIGIL II

Vídeo

O Civvie jogou e comentou esse bagulho aí:

19. The Troopers’ Playground

Adicionado em: 30 de novembro de 2024 | Autor: Matthias Worch

The Troopers’ Playground é um episódio single-player para Doom II carregado ao arquivo idgames em 29 de março de 1996. Contém nove níveis regulares em TTP.WAD, um nível bônus em TTPBONUS.WAD e dois mapas somente deathmatch em TTPDEATH.WAD. O episódio apresenta uma barra de status personalizada, um novo monstro e novas texturas.

Mais informações e download do The Troopers’ Playground

Vídeo

A seguir, temos o primeiro mapa do The Troopers’ Playground:

18. Scientist 2023

Adicionado em: 23 de agosto de 2023 | Autor: Roland van der Velden

Scientist 2023 é um megawad de conversão parcial de Doom II e um remake de Scientist de 2002 e Scientist 2 de 2005, dois WADs do autor anterior apresentando níveis e temas semelhantes. Esta recriação de 2023 apresenta níveis renovados, alguns refeitos do zero, e também novos gráficos, armas e inimigos, com uma estética notavelmente diferente dos trabalhos anteriores.

Mais informações e download do Scientist 2023

Vídeo

O vídeo abaixo mostra a primeira fase do mod no UV:

17. Base Ganymede

Adicionado em: 9 de maio de 2022 | Autor: Khorus

O Base Ganymede, em sua edição Base Ganymede: Complete, traz 27 mapas single player, co-op, situados na maior lua de Júpiter (Ganimedes) e vencedores de Cacowards ao Doom 1. Cada episódio tem sua própria progressão.

Mais informações e download do Base Ganymede

Vídeo

Abaixo, temos um playthrough do Base Ganymede no UV:

16. Revolution!

Adicionado em: 18 de agosto de 2022 | Autor: Thomas van der Velden

O Revolution! é um megawad com 32 mapas old school pra Doom 2. Traz novos sprites, texturas, efeitos sonoros, pisos e efeitos, mas não apresenta nenhuma alteração na gameplay. Um dos atrativos desse mapset é ser atrativo, não deve estranhar muito quem está acostumado com as fases clássicas.

Mais informações, vídeos e download do Revolution

Vídeo

No vídeo abaixo, jogo as três primeiras fases do Revolution! com o Combined_Arms v1.0 e Brother in Arms:

15. Anomaly Report

Adicionado em: 5 de julho de 2022 | Autor: valkiriforce

Anomaly Report é um megawad de 33 mapas para Doom 2 que é inspirado neste jogo e em PWADs old school como Doom 2 the Way id Did e Memento Mori. Propõe-se como uma experiência descontraída, com muitas áreas abertas (combinando com fechadas), mas tem umas armadilhas desagradáveis.

Vídeo

Mais informações, vídeos e download do Anomaly Report

Na edição de número 162 das Notícias do Facínora, joguei os três primeiros mapas do Anomaly Report com o Combined_Arms v1.0 e o Brother in Arms:

14. Arrival

Adicionado em: 12 de abril de 2022 | Autor: Pavera

Arrival é um WAD single player e cooperativo de 11 fases para Doom 2, sendo uma secreta, criado por Pavera que contém trilha sonora original (composta por Brayden “AD_79” Hart) e ganhou um Cacoward em 2021.

No vídeo abaixo, o 62º Combinações do Alberto, temos o Mapa 01 do Arrival sendo jogado com o Quaker’s DOOM, Brutal Doom Monsters Only, Universal Weapon Sway, Bloom Boost, Creepyfied Textures, Tilt++ e Doom Metal Soundtrack Mod:

Mais informações, vídeos e download do Arrival

13. Earthless: Prelude

Adicionado em: 22 de julho de 2021 | Autor: James Paddock

O Earthless: Prelude é um mapset com 12 fases single player/cooperativos para Doom II criado como uma sequência espiritual do excelente megawad Deathless, também disponível no port oficial da Bethesda.

Mostrei e comentei um pouco do Earthless: Prelude nas Notícias do Facínora 153:

Mais informações, vídeos e download do Earthless

12. Syringe

Adicionado em: 16 de abril de 2021 | Autor: Pavera, Tarnsman, Marcaek e Xaser

O Syringe é um conjunto de seis mapas (+1) para Doom 2, cheios de ação e com design sensivelmente caótico, onde você vai ter que quebrar a cabeça bastante e enfrentar áreas cheias de inimigos por vezes.

Nas Notícias do Facínora 148, mostrei um pouco de duas fases do Syringe e falei um pouco sobre o mod:

Mais informações, vídeos e download do Syringe

11. Doom Zero

Adicionado em: 15 de dezembro de 2020 | Autor: MXDash

Desenvolvido como se fosse um possível terceiro capítulo do Final Doom, o Doom Zero é um megawad para Doom II que traz novos 32 mapas e expande alguns conceitos originais do Doom clássico, mas sem deixar de ser vanilla, inclusive sendo compatível com o engine original de MS-DOS.

Nas Notícias do Facínora 146, joguei umas duas fases do Doom Zero e falei um pouco sobre o PWAD:

Mais informações, vídeos e download do Doom Zero

10. REKKR

Adicionado em: 22 de setembro de 2020 | Autor: Revae

O REKKR é uma conversão total do The Ultimate Doom vencedora do Cacoward 2018 desenvolvida pelo Revae ambientada num mundo brevemente inspirado na mitologia nórdica e celta que traz quatro episódios cheios de coisa nova e original. É muito bem feito.

Nas Notícias do Facínora 145, falei sobre o REKKR um pouco. Foi bem quando lançaram ele pro port:

Mais informações, vídeos e download do REKKR

9. Back to Saturn X 2: Tower in the Fountain of Sparks

Adicionado em: 14 de agosto de 2020 | Autor: Esselfortium

O Back to Saturn X 2: Tower in the Fountain of Sparks é uma conversão parcial do Doom II que apresenta um set de recursos próprios, como texturas, skyboxes e músicas, além de, claro, os mapas. É muito bem trabalhado e tem um estilo que lembra o Quake.

Fiz um vídeo também (Notícias do Facínora 142) quando lançaram o BTSX2 pro port da Bethesda:

Mais informações, vídeos e download do BTSX 2

8. Back to Saturn X E1: Get Out Of My Stations

Adicionado em: 25 de junho de 2020 | Autor: Esselfortium

O Back to Saturn X E1: Get Out Of My Stations foi o primeiro episódio do mod citado acima que segue a mesma linha e é também super bem feito, tanto que recebeu um Cacoward em 2013. Desenvolvido por Esselfortium, o BTX1 traz 27 novos mapas e um set de recursos originais.

Mais informações, vídeos e download do Back to Saturn X E1

7. Deathless

Adicionado em: 14 de maio de 2020 | Autor: James Paddock

O Deathless é um excelente megawad para o The Ultimate Doom do talentoso Jimmy que traz nada menos de 36 mapas originais feitos em nada mais que 9 dias.

No vídeo abaixo, que inclusive fez até um bom sucesso no nosso canal, joguei os dois primeiros mapas do Deathless com os mods The Space Pirate e o Bolognese Gore Mod:

Mais informações, vídeos e download do Deathless

6. No End in Sight

Adicionado em: 31 de março de 2020 | Autores: NaturalTvventy, Xaser Acheron e Christopher Lutz

O No End in Sight é um megawad para o The Ultimate Doom que traz 38 novos mapas e foi nomeado como um dos vencedores do Cacowards de 2017. A sua versão final 1.4 foi lançada em julho de 2019.

O vídeo abaixo foi o que fiz em ocasião do lançamento do No End in Sight para o Doom Classic Unity:

Mais informações, vídeos e download do No End in Sight

5. Double Impact

Adicionado em: 13 de fevereiro de 2020 | Autores: RottKing e Ralphis

O Double Impact é um mapset para The Ultimate Doom que substitui todas as missões do primeiro episódio deste FPS. Ele também acabou sendo o quarto episódio da Phase 1 do Freedoom, com algumas pequenas modificações, e acabou ganhando um Cacoward em 2011.

No vídeo abaixo, o Notícias do Facínora 115, joguei a primeira fase do Double Impact em sua versão do Freedoom, enquanto falava sobre a disponibilização deste add-on pro port da Bethesda e outros assuntos:

Mais informações, vídeos e download do Double Impact

4. SIGIL

Adicionado em: 9 de janeiro de 2020 | Autor: John Romero

O SIGIL é o quinto episódio, mesmo que não oficial, do The Ultimate Doom feito por ninguém menos que o John Romero e lançado recentemente, em 2019. É um megawad que pode ser jogado tanto na campanha quanto em deathmatches muito bem feito e totalmente vanilla. É também relativamente desafiador.

Na primeira parte do vídeo abaixo, tem um vídeo onde jogo a primeira missão do SIGIL (E5M1) com o mod La Tailor Girl:

Mais informações, vídeos e download do SIGIL

3. No Rest for the Living

Adicionado em: 9 de janeiro de 2019 | Autor: Nerve Software

O No Rest for the Living é o pacote de nove mapas (8 normais e um secreto) para Doom II que é incluído no Doom 3: BFG Edition e formam um episódio para este game.

No vídeo abaixo, o 7º episódio da nossa série Gaming DooM, jogo e comento um pouco o No Rest for the Living:

Mais informações, vídeos e download do No Rest for the Living

2. The Plutonia Experiment

Adicionado em: 9 de janeiro de 2019 | Autores: Dario Casali & Milo Casali

O The Plutonia Experiment é um dos dois IWADs do Final Doom, sendo aquele cheio de Revenants, Heavy Weapon dudes, Arch-viles e outras coisas. Conta com 32 novos mapas (novos em relação ao Doom II originais, pois o Final Doom foi originalmente lançado em 1996).

O vídeo a seguir mostra o Dead Marine, um mod do Gifty, combinado com o Brother in Arms, do Arrowood, no primeiro mapa do The Plutonia Experiment:

Mais informações, vídeos e download do The Plutonia Experiment

1. TNT: Evilution

Adicionado em: 9 de janeiro de 2019 | Autores: Team TNT

O outro IWAD oficial do Final Doom é o TNT: Evilution. Traz mais 32 mapas e apresenta um setting mais tecnológico, com níveis semelhantes a construções reais, em comparação com Plutonia, cujo design tende mais para uma sensação de paisagem natural.

No vídeo abaixo, joguei o primeiro mapa do Evilution com o Ultra-Crispy e o Army of Darkness: A Simple Monster Mod:

Mais informações, vídeos e download do TNT Evilution

Bom, por enquanto é isso aí.

Na medida em que eles forem liberando mais add-ons, vou atualizando aqui.

Mais informações e Doom

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