Esses títulos mantêm viva a chama do legado Zillion.
Nesta matéria, trago alguns jogos de Akai Kōdan Zillion, ou simplesmente Zillion, um anime produzido pela Tatsunoko onde os humanos, com a ajuda de três armas misteriosas, conseguem impedir os avanços de uma civilização alienígena genocida conhecida como Noza.
Lançado no final dos anos 80, inclusive fazendo parte de uma incrível estratégia de marketing para o Master System, Zillion obteve grande sucesso tanto no Japão quanto em outros países, como Brasil, França e Espanha. Parte de seu legado consiste em seus poucos, porém clássicos jogos oficiais e na influência que exerceu sobre diversas criações de fãs ao longo dos anos.
Este post explora não apenas os games oficiais de Zillion, mas também títulos inspirados pelo universo da série e até algumas homenagens feitas por fãs dedicados. Entre eles, trabalhos independentes de ótima qualidade diretamente baseados na obra junto a uns que nem tanto. Seja qual for o caso, como parece que a Sega e a Tatsunoko nunca resolveram suas pendengas, são esses os jogos (ou pelo menos alguns deles) que temos para ajudar a manter viva a chama deste fantástico e atemporal anime.
Então, vamos ao que interessa?
Resolvi começar logo com o que deve ter mais a ver aqui com os nossos assuntos: Zillion 3D, um desafiador mod standalone de Wolfenstein 3D que transforma o clássico num FPS com personagens e outros elementos inspirados em Zillion, além de trazer nostálgicos gráficos tipo 8-bit e a trilha sonora do do anime.
Lançado em 2014, o Zillion 3D foi criado por 33 Games (Smoking_Simon) e é totalmente gratuito. Tipo, é mod de Wolfenstein 3D retrô e grátis. Tem erro não. O esquema ficou tão bom que o desenvolvedor resolveu dar uma repaginada num engine mais avançado e relançar vários de seus conceitos num jogo muito bom chamado Red Laser Z, que vale a pena olhar também.
Provavelmente o jogo mais lembrado dessa lista, Zillion é o metroidvania que saiu em 1987 para Master System onde o J.J. deve se infiltrar numa enorme base Noza para resgatar seus companheiros da White Nuts e obter os códigos de autodestruição para acabar de vez com essa bagaça.
O jogo foi desenvolvido pela Sega como um tie-in para a série anime, e essa empreitada foi muito bem recebida pela crítica e consumidores. Como dito, até hoje muita gente considera muito bem o Zillion, e é uma pena que não tenha saído mais games assim. Tipo, tem o Zillion II: The Tri-Formation Cycle, que eu acho bem legal, mas, embora mantenha plataforma 2D e rolagem lateral, é substancialmente diferente de seu predecessor.
Outro trabalho de 33 Games, Zillion: Assault on Maris é um shooting gallery/rail shooter lançado em 2021 que recria o Assault City, de Master System, com temática de Zillion, combinando seus elementos com belos gráficos em pixel art e gameplay estilo arcade.
Atualmente, o Assault on Maris pode ser jogado gratuitamente no seu browser (HTML5), online.
Lançado em 1987, The Tri-Formation Cycle é um jogo de plataforma e tiro do Zillion onde JJ faz uma incursão numa enorme fortaleza de batalha dos Noza para impedir que os alienígenas invadam e resgatar seus companheiros.
Também conhecido como Zillion 2, este jogo da Sega foi um dos primeiros, senão o primeiro jogo que troquei fita na vida, e gosto bastante dele, embora a jogabilidade metroidvania do primeiro Zillion tenha agradado mais o público em geral.
O Red Laser Z é um desafiador jogo de tiro em primeira pessoa retrô fortemente inspirado em Zillion e Wolfenstein 3D. Desenvolvido também por Smoking_Simon, se passa numa estação espacial tomada por alienígenas e conta com uma gimmick interessante (embora irritante às vezes) que consiste em premiar o jogador quando acerta inimigos e penaliza-o quando atinge qualquer outra coisa.
É um game que certamente, sem sombra de dúvidas, merece mais atenção, e não tem desculpa pra você não experimentá-lo, pois existe uma versão demo gratuita do Red Laser Z.
O Red Laser Alpha era um projeto do Smoking_Simon com o objetivo de ser um side-scrolling que misturaria Zillion 1 e 2. Infelizmente, o projeto está parado no momento, mas, como podemos ver no vídeo desta seção, só o protótipo do Red Laser Alpha já estava ficando interessante.
O Cyborg Hunter é um jogo de ação side-scroller da Sega lançado em 1988 para o Master que compartilha várias semelhanças com Zillion, tanto em termos de jogabilidade quanto de ambientação futurista. No Japão, o jogo foi adaptado do anime Sonic Soldier Borgman (ou Chōon Senshi Borgman), que, segundo alguns fãs, é considerado uma espécie de sucessor espiritual de Zillion, após a Sega ter mudado de estúdio (deve ter brigado com a Tatsunoko). Ambos apresentam equipes de protagonistas que utilizam armas futuristas, e Cyborg Hunter até inclui um item que é um Zillion no jogo, reforçando essa conexão.
A história de Cyborg Hunter se passa em 2242, com o jogador controlando Paladin, um caçador de recompensas que enfrenta hordas de ciborgues em uma fortaleza dividida em várias áreas. O game tem uma mecânica inovadora que combina uma visão de ação lateral com um mapa em primeira pessoa, mostrando a posição dos inimigos. Ao longo do jogo, Paladin pode adquirir novas armas, como a psycho punch e armas de raio, além de itens que facilitam a navegação pelo ambiente. A ajuda de Adina, um contato no quartel-general, é essencial para progredir e derrotar os chefes ciborgues.
O Grelox é um jogo de plataforma e action-adventure retrô inspirado em Zillion que se passa no submundo de um planeta alienígena, onde o objetivo é investigar atividades criminosas. Foi desenvolvido ela Sunteam e lançado em 2019. É gratuito, agradável aos olhos e bem divertido.
O Assault City é rail shooter e shooting gallery de 1990 da Sanritsu Denki onde o jogador deve destruir um sistema de controle que força robôs a assassinar humanos. Guarda similaridades com Exterminador do Futuro, além de Zillion.
O Smoking_Simon, criador de uns quatro jogos desta lista, levantou uma hipótese muito verossímil: O Assault City era pra ser um jogo do Zillion, mas com a briga entre a Sega e a Tatsunoko, deram uma mexida nas coisas pra disfarçar e lançaram assim mesmo. Se parar pra pensar, é mesmo ser estranho o fato de não ter nenhum jogo de tiro pra Master do Zillion, com a Light Phaser, que é basicamente a arma original do anime.
Bom, acho que deu pra fazer uma lista até mais ou menos. Se bem que tenho certeza que alguns desses itens são coisa boa.
É uma pena que não tenham explorado mais esta incrível obra em mais jogos, pois tenho certeza que esta tem muita coisa boa que encaixa perfeitamente no mundo dos videogames, até porque o anime foi praticamente criado para divulgar um console.
Enfim, se por acaso eu me deparar com mais algum trabalho inspirado ou baseado em Zillion, volto aqui e atualizo o post com ele.
E não se esqueça de deixar suas considerações nos comentários, inclusive quais desses jogos você conhece e mais gosta, se a lista foi útil, se tem mais algum game de Zillion que rola de trazer pra cá e tal.
Abraços!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!