FPS (e mods pra Doom) com temática medieval. De fantasia ou não.
Quando se fala em jogo de tiro em primeira pessoa, muitas vezes se pensa em armas futuristas, criaturas alienígenas ou demoníacas, operações táticas em algum conflito contemporâneo ou batalhas em meio às guerras mundiais.
Entretanto, existe um outro tipo de temática que não é incomum e nem ao menos nova neste gênero. Sim, existem FPS que se passam na Idade Média, a verdadeira idade das luzes, ou ambientados em algum universo de fantasia medieval povoado por criaturas como orcs, trolls e dragões, mais ou menos no estilo O Senhor dos Anéis, Dungeons & Dragons, Might and Magic etc.
Pensando nisso, resolvi fazer este artigo para apresentar FPS medievais, com vídeos, breve descrições, downloads (quando disponíveis) etc. Como não poderia faltar neste site, temos alguns mods para Doom neste esquema também.
Note que apenas considerei jogos de tiro em primeira pessoa mesmo, aqueles que podem ter até grande foco no combate melee, mas você pode lançar magias à distância e/ou usar armas como arco e flecha. Deixei de lado games que só tem algumas seções de FPS, senão ia perder o foco, ou que não têm como atirar, por que daí não seriam jogos de tiro, né?
Bom, vamos então ao que interessa.
Vamos começar logo com o mais clássico e provavelmente mais famoso jogo neste esquema, Heretic. Em curtas linhas, é um Doom de fantasia medieval sombria com inventário, elementos de RPG e um enredo complexo.
Desenvolvido pela Raven Software sobre uma versão aprimorada do engine do Doom e lançado originalmente pela id Software (através da GT Interactive) ao DOS em 1994, Heretic coloca o jogador no papel de um elfo sombrio (cujo nome é revelado mais tarde como Corvus) que pode usar armas como cajados encantados e bestas com flechas mágicas contra os demônios chamados de Cavalgadores de Serpente [insira aqui meme do Ratinho] que invadiram seu planeta.
O Heretic foi um grande sucesso e é reverenciado até os dias de hoje. Teve sequências como Hexen e Heretic II e pelo menos uma expansão oficial, Heretic: Shadow of the Serpent Riders.
Atualmente, pode ser facilmente jogado em sistemas operacionais modernos com o DOSBox ou sourceports de Doom. Com a compra da Activision Blizzard pela Microsoft (que já tem a Bethesda), capaz de portarem para outras plataformas atuais, como fizeram no Doom Classic Unity. Existem muitos mods também para este game, o que abre um leque ainda maior de opções para quem busca tiro medieval.
▶ Mais informações do Heretic e download (do shareware)
Enfim, no 11º Velharia, nossa série de vídeos sobre jogos antigos, falei um pouco sobre o Heretic:
Amid Evil é um game de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Indefatigable e lançado em 20 de junho de 2019. Inspirado fortemente em Heretic e Hexen, apresenta também tema de fantasia medieval sombria, jogabilidade orientada para a ação e elementos visuais de inspiração retrô, e isso tudo com recursos e características técnicas modernas.
É um jogo independente com visual muito bonito, da geração de títulos como WRATH: Aeon of Ruin e DUSK, e conta também com trilha sonora de Andrew Hulshult, um dos melhores compositores de músicas de games da atualidade.
No vídeo a seguir, o Civvie analisa o Amid Evil:
Hedon é um FPS independente e atualmente freeware construído sobre o GZDoom que se passa em um mundo sombrio de fantasia medieval. Desenvolvido por Zan e lançado em 2019, promete gore, tiroteio acelerado, arsenal de armas e itens sólido e gameplay old school.
Alguns podem chamar o Hedon de um mod para (GZ)Doom standalone, pode até tecnicamente ser (é discutível), não tira nem 0,01% do mérito do jogo, que sim, não deixa de ser um jogo. Aliás, é um trabalho muito bem feito e sólido, com recursos, enredo, personagens e tudo mais 100% originais e combinados de uma maneira consistente e harmoniosa.
A experiência de Zan parece dado certo, visto que pouco tempo depois saiu o Hedon Bloodrite, uma sequência/expansão standalone do jogo.
▶ Mais informações e download do Hedon
Abaixo, assista o trailer oficial de lançamento do Hedon:
Mais antigo ainda que o Heretic é The Catacomb Abyss, um game de tiro em primeira pessoa de 1992 ambientado em um mundo medieval e misterioso onde o jogador controla um mago em labirínticas catacumbas cheias de inimigos, itens, segredos, tesouros etc. Foi desenvolvido pela Gamer’s Edge (uma revista da Softdisk) com colaboração da id Software.
The Catacomb Abyss parece bastante primitivo se comparado aos padrões modernos, inclusive mais até que o Wolfenstein 3D, que já é um jogo bem velho. Entretanto, chamo isso de nostalgia. Outra coisa também é o valor artístico de um trabalho destes, onde foi feito muita coisa com muito pouco.
Como este é um jogo original também de MS-DOS. Ele funciona em sistemas operacionais modernos com o DOSBox ou o CatacombGL, um port avançado deste game.
▶ Mais informações e download do The Catacomb Abyss
No Velharia #17, joguei e comentei The Catacomb Abyss:
Chivalry: Medieval Warfare é um jogo focado em multiplayer desenvolvido pela Torn Banner Studios. Lançado originalmente em 16 de outubro de 2012, se passa em um mundo fictício vagamente baseado na Idade Média e oferece combate de jogabilidade semelhante ao mod de Half-Life 2, Age of Chivalry.
O Chivalry é geralmente classificado como um hack and slash — um termo que não gosto muito, pois sou velho e rabugento, e isso pra mim sempre vai ser coisa de RPG — mas isso já mostra que se trata de um jogo com combate a curta distância, mas isso não significa que não tenha armas para dar tiros, e, como é em primeira pessoa, basta você fazer as contas aí. Foi seguido por Chivalry II.
Abaixo, temos o trailer oficial de lore do Chivalry: Medieval Warfare:
Hexen: Beyond Heretic, ou simplesmente Hexen, é um FPS com elementos de adventure desenvolvido pela Raven Software, publicado pela id Software e distribuído pela GT Interactive a partir de 30 de outubro de 1995.
É a sequência de Heretic, também se passa num mundo de fantasia medieval sombria e, assim como seu predecessor, foi construído sobre uma versão avançada (ainda mais) do engine original do Doom, a qual retém suas melhorias e adiciona novas, como escolher uma entre três classes de herói. Outra característica notável é a presença de um “hub” de mapas que permite viajar livremente entre vários níveis, preservando seus estados (monstros mortos, quebra-cabeças resolvidos, itens coletados etc.) entre as visitas.
O objetivo principal de Hexen é a destruição de Korax, o segundo de um trio de irmãos demônios conhecidos como Serpent Riders, que assumiu o mundo de Cronos. O primeiro Serpent Rider, D’Sparil, foi o chefe final de Heretic e o terceiro, Eidolon, aparece em Hexen II.
Assim como o Heretic, dá pra jogar o Hexen com o DOSBox e a maioria dos sourceports de Doom, existindo também muitos mods para este game.
▶ Download do Hexen shareware @ Doomworld
▶ Hexen: Beyond Heretic @ GOG -Para obter o jogo completo.
▶ Mais info do Hexen @ Doom Wiki
Inclusive, no vídeo abaixo, jogo a primeira fase do Hexen com o mod Guts Ripper (do Berserk), com a ajuda do Semi-Universal Raven Patch:
Tiny Tina’s Assault on Dragon Keep: A Wonderlands One-shot Adventure é um action-RPG de 2021 onde se destrói esqueletos, derrota dragões e enfrenta golens gigantes numa campanha recheada de fantasia, diversão e montanhas de itens mágicos.
Desenvolvido pela Gearbox Software e os Stray Kite Studios e lançado em e 2021, este jogo é também a versão standalone de um DLC de fantasia medieval do Borderlands 2.
▶ Mais informações sobre o jogo e links para obtê-lo
Assista o trailer oficial do game a seguir:
GMOTA (Go Medieval on their Asses) é um é um mod de fantasia medieval para o Doom criado por Combine_Kegan. Traz novas armas, classes de herói, sistema de mana, monstros novos, power-ups medievais, um HUD próprio com estilo retrô, aumenta um pouco a dificuldade normal do game e um sistema de música aleatória. Deve ser o PWAD desta temática mais famoso até o momento, ou pelo menos um dos mais.
Em suma, transforma o Doom em um FPS medieval com estilo retrô e gratuito, pois funciona com o Freedoom, e os source ports também são grátis.
O vídeo a seguir mostra o GMOTA sendo jogado com o preview do Nash’s Gore Mod: Vengeance Edition v1.2 na Cidade Endemoniada. A classe usada foi o Kustam:
▶ Mais info e download do GMOTA
Hedon Bloodrite é a continuação/expansão standalone do Hedon que citei anteriormente. Foi também desenvolvido por Zan sobre o GZDoom e traz novos nível de dificuldade e campanha, introduz elementos de RPG e apresenta novidades e aprimoramentos nas animações, sangue, sons e recursos de qualidade de vida. Além disso, é totalmente moddável e vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal).
Comparando ao jogo base, o Bloodrite traz níveis complexos, não lineares, feitos à mão e interconectados em hub, junto a seis níveis de dificuldade que mudam não apenas o dano sofrido ou quantas dicas de progressão se recebe, mas também o posicionamento de monstros e itens em cada mapa. Tem também a dificuldade Bearzerk, que muda completamente a jogabilidade ao trocar seu arsenal por armas brancas especiais para combate melee.
Assista um quickplay do Hedon Bloodrite no vídeo a seguir:
▶ Mais info e download do Hedon Bloodrite
Catacomb 3-D: The Descent, ou simplesmente Catacomb 3-D, é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela id Software e lançado pela Softdisk em novembro de 1991 para PC.
Primeiro FPS da série Catacomb e terceiro game da mesma (depois de dois top-down shooters), Catacomb 3-D: The Descent coloca o jogador no controle do feiticeiro Petton Everhail, enquanto avança nos subterrâneos da catacumba de Towne Cemetery para derrotar o lich maligno Nemesis e resgatar Grelminar, seu amigo.
Assim como o The Catacomb Abyss, funciona com o CatacombGL e o DOSBox.
O vídeo abaixo tem mais de duas horas e promete mostrar o Catacomb 3-D: The Descent completo:
▶ Mais info e download do Catacomb 3-D: The Descent
Hex Fantasy Mod é um pacote que traz monstros de fantasia medieval para Doom/Doom II criado por Alberto Balieiro para suprir uma necessidade de mods que tragam inimigos deste tipo, algo que meio que falta pra esses jogos.
A maioria de suas criaturas são tipo Hexen e/ou do Realms667, e para além disso, não altera mais nada no jogo, nem mesmo os sprites dos pick-ups. É ideal pra combinar com pacotes de armas que combinem com esta temática e fazer sua própria jogatina de FPS medieval aí no Doom.
No vídeo abaixo, uso o Hex Fantasy Mod no Heretic E1M1 to Map 01 com o Army of Darkness: A Simple Gun Mod, Bolognese Gore Mod, Doom Liquid textures pack, Universal Weapon Sway, SBrightmaps e Bloom Boost:
▶ Download e mais info do Hex Fantasy Mod
O Project Warlock é um FPS que foge um pouco à proposta deste artigo, mas como é fortemente inspirado em jogos como Heretic e Catacomb (e outros clássicos) e, embora se situe num universo com ficção científica, tem sim muitos elementos de fantasia medieval.
Trata-se de um belo trabalho da independente Buckshot Software lançado em 2018. Conta com estilo retrô e dezenas de fases, inimigos, armas, feitiços e upgrades, além de um sistema de hub que conecta os mapas que provavelmente foi inspirado no Hexen.
Temos um showcase do Project Warlock em nosso canal:
▶ Mais info e link para obter o Project Warlock
Abysm: Dawn of Innocence é um mod que converte o Doom II em uma espécie de FPS com action-adventure de fantasia medieval inspirado em jogos como Diablo, Dark Souls, Hexen e Strife desenvolvida por Donnel ‘Jazzmaster9’ Enriquez.
Além de novos monstros, armas, gráficos e outros elementos, esta conversão total traz um esquema hub para a progressão em todos os seus 17 mapas, onde o jogador completa quests enquanto elimina demônios e outros inimigos. Interessante.
Para conhecer mais, temos um vídeo onde o Icarus analisa o Abyss: Dawn of Innocence:
▶ Download e mais info do Abysm: Dawn of Innocence
Army of Darkness DOOM Total Conversion é um mod para Doom clássico desenvolvido pela The Army of Darkness Team e lançado em 1996 que adaptou elementos da clássica franquia de terror Evil Dead para estes FPS.
A jogatina começa na cabana, dos dois primeiros filmes, que se passam nos tempos contemporâneos, mas logo volta para a Idade Média, onde o Ash vai ter que dar conta dos deadites do melhor jeito que ele conhece. Bom, quem viu o filme, sabe o que pode esperar.
No vídeo abaixo, apresentamos o Army of Darkness DOOM Total Conversion:
▶ Download e mais info do Army of Darkness DOOM Total Conversion
Desenvolvido por inferion_, o Catacomb: ABYSS é um remake do The Catacomb Abyss para Doom II (GZDoom) que traz mapas, monstros, itens, pick-ups e outros elementos deste antigo FPS da Softdisk com um alto grau de fidelidade.
De fato, este mod é um trabalho incrível e extremamente bem feito. Totalmente recomendado pra quem sempre quis juntar o estilo de jogo velho do Catacomb 3-D com as funcionalidades avançadas do GZDoom e enormes melhorias na qualidade de vida.
▶ Download e mais info do Catacomb: ABYSS
O vídeo abaixo mostra a 11ª fase do Catacomb: ABYSS:
Gun Master, ou Gun Master 3D, é um maneiro jogo online de tiro em primeira pessoa survival para browsers (HTML5) onde você vai usar o seu enorme arsenal de armas modernas para atirar em hordas de inimigos medievais dentro de um castelo… E tal.
O mapa é bem simples, tipo uma arena redonda, e o desafio consiste em sobreviver aos inimigos metendo bala neles.
Foi desenvolvido e publicado por G55.
Legacy of the Black Tower é um jogo de tiro em primeira pessoa online, para browsers (HTML5), que se passa em um reino medieval que foi dominado por malignas criaturas mortas-vivas. Sua missão, como poderia se imaginar, é encontrar e recolher todas as chaves e destruir todos os inimigos.
▶ Jogar Legacy of the Black Tower @ VaLeW
Zombies vs. Berserk é um FPS online para navegadores web (HTML5) onde você é um guerreiro Berserker, um poderoso tipo de herói que foi convocado para defender uma cidade contra hordas de zumbis. O objetivo, como poderia-se imaginar, e usar todo o seu poder para esmagar os cadáveres e enviá-los de volta ao túmulo.
▶ Jogar Zombies vs Berserk @ VaLeW
Obviamente uma sequência do Zombies vs Berserk, o Zombies vs Berserk 2 apresenta-se também como um frenético jogo de tiro em primeira pessoa que se passa em um ambiente medieval com terror e ainda mais zumbis e abominações horripilantes.
▶ Jogar Zombies vs Berserk 2 @ VaLeW
Brutal Wanderer é um jogo online que combina os gêneros FPS e adventure para browsers (HTML5). Nele, você completa quests e recolhe recompensas enquanto enfrenta zumbis e outros monstros saídos da fantasia medieval.
▶ Jogar Brutal Wanderer @ VaLeW
Talk to my Axe é um interativo jogo online de aventura e ação, com elementos de RPG e tiro em primeira pessoa, que promete a oportunidade de lutar contra esqueletos, mortos-vivos e outros monstros assustadores que podem ser encontrados em praticamente qualquer obra de fantasia medieval.
Slash Your Nightmare: The Beginning é um FPS da DanyGames sombrio e de terror onde você vai usar suas armas para enfrentar zumbis e outras abominações durante a Idade Média.
▶ Talk to my Axe @ Jogos de Zumbi
Desenvolvido e publicado pela Triternion, o Mordhau não é exatamente um jogo de tiro, ou pelo menos não exclusivamente, pois tem outros tipos de combate medievais também, e nós sabemos que muitos são corpo a corpo. Também não é exclusivamente em primeira pessoa, pois tem terceira pessoa também. Todavia, dá pra meter aqui, pois é um título independente com uma proposta interessante.
▶ Mais info e link para obter o Mordhau
Catacomb Armageddon é a continuação de The Catacomb Abyss e segunda parte da Catacomb Adventure Series. Apesar de oficialmente se passar nos dias atuais, a ambientação ainda parece tipo de RPG medieval antigo, o que inclui magias e inimigos, e por isso resolvi listar aqui. Lançado em 1992, seus níveis do game apresentam idades, florestas, templos, câmaras de tortura, uma colônia de formigas, um labirinto de cristal e outros cenários peculiares.
O Catacomb Armageddon foi desenvolvido pela Softdisk e mais tarde republicado por Froggman sob o título Curse of the Catacombs.
A playlist abaixo contém o playthrough do Catacomb Armageddon:
▶ Catacombs Pack @ GOG – Vem com o Catacomb Armageddon e os outros cinco FPS da série.
Catacomb Apocalypse (1993) é o último jogo da série de FPS do Catacomb. Embora seja ambientado em um futuro distante acessível através de portais do tempo, resolvi listar aqui por trazer elementos que remetem à fantasia medieval, incluindo, mas não se limitando à magia, visual, decorações e alguns inimigos, assim como é o caso do Catacomb Armageddon.
Claro, o game combina essas paradas com ficção científica, colocando os jogadores contra necromantes robóticos e similares. É também o único título da trilogia Adventure a ter um sistema de hub, embora isto já estivesse presente no Catacomb 3D original.
O Catacomb Apocalypse também foi desenvolvido pela Softdisk e posteriormente republicado por Froggman sob o título Terror of the Catacombs.
Abaixo, temos um detonado comentado (em inglês) do Catacomb Apocalyse:
▶ Catacombs Pack @ GOG – Vem com o Catacomb Apocalypse e os outros cinco FPS da série.
Bom, acho que por enquanto deu. Teve até jogo que nem medieval direito é. Mas na medida em que surgir mais algum jogo de tiro em primeira pessoa com esse tipo de temática ou ambientação, volto e atualizo aqui, pra deixar cada vez mais completo.
E você pode ajudar também, deixando suas sugestões nos comentários e falando qual desses você conhece e/ou gostou mais.
Até a próxima matéria!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!