Formatos de mapas de Doom explicados

Doom Format, Hexen Format e UDMF (Universal Doom Map Format.


26 de setembro de 2024

Se você está começando a criar fases para Doom ou é um desenvolvedor de longa data, ter os diferentes formatos de mapas deste clássico explicados é fundamental para escolher a melhor opção para o seu projeto.

Este post, baseado num vídeo de Chubzdoomer, detalha os três principais formatos de mapas: Doom Format, Hexen Format e UDMF (Universal Doom Map Format), destacando suas diferenças e casos de uso e mostra como converter um mapa de um formato para outro.

Sem delongas, vamos ao que importa.

Vídeo

A seguir, temos a principal fonte deste artigo. Infelizmente, o vídeo não tem legendas, mas talvez dê pra quebrar o galho mandando o YouTube traduzir as transcrições automáticas em inglês ao português mexendo na barra de reprodução. Se não der pra entender o vídeo de jeito nenhum, continue lendo o post.

O vídeo acima foi publicado originalmente em 12 de março de 2021.

Minutagem

  1. 00:00 – Introdução;
  2. 00:19 – O que significa “Formato de Mapa”;
  3. 00:49 – Definindo formatos de mapas;
  4. 02:18 – Diferenças entre formatos de mapas;
  5. 04:36 – Convertendo mapas a diferentes formatos.

O que são formatos de mapas no Doom?

No contexto de criação de mapas para Doom, os formatos de mapa determinam quais recursos e limitações estarão disponíveis ao projetar o nível. Quando você cria um novo mapa no Doom Builder, é possível escolher o formato apropriado conforme o motor (engine) ou source port que se pretende usar. Os três formatos mais comuns são:

  • Doom Format (Formato Doom) – Usado no Doom clássico.
  • Hexen Format (Formato Hexen) – Introduziu novos recursos como scripting.
  • UDMF (Universal Doom Map Format) – Formato mais moderno e flexível.

P.S.: dá pra escolher o formato de mapa no Slade também.

Doom Format: o clássico

O Doom Format é o formato original usado nos mapas dos primeiros Dooms. Se optar por este formato, estará limitado às funcionalidades típicas do jogo clássico. Isso significa que não será possível utilizar recursos avançados, como andares tridimensionais (3D floors) ou scripts complexos. Esse formato é ideal se você deseja criar mapas compatíveis com Doom vanilla, ou seja, que funcionem em versões puras do jogo, sem mods ou source ports avançados.

Hexen Format: um passo adiante

O Hexen Format surgiu com o lançamento do Hexen e trouxe uma série de melhorias em relação ao formato clássico do Doom, como o suporte para scripting, que permite criar eventos mais complexos e interações dinâmicas dentro do jogo. Esse formato também oferece algumas funcionalidades adicionais, como novas ações de linha (line actions) e suporte para efeitos mais avançados.

Apesar dessas melhorias, o Hexen Format é considerado obsoleto, pois seu sucessor, o UDMF, oferece ainda mais funcionalidades, tornando-o uma escolha menos comum nos dias de hoje.

UDMF: o formato universal

O UDMF (Universal Doom Map Format) é o formato mais moderno e completo disponível no Doom Builder. Ele expande as capacidades do Hexen Format, permitindo o uso de recursos avançados como pisos e tetos tridimensionais, efeitos de iluminação detalhados, suporte extensivo para scripting e muito mais. Com UDMF, é possível criar mapas extremamente detalhados e complexos, sem as limitações dos formatos anteriores.

Se você pretende desenvolver mapas para motores de Doom mais avançados, como o GZDoom ou LZDoom, e quer explorar ao máximo os recursos oferecidos, o UDMF é a escolha ideal. Além disso, é possível converter mapas de outros formatos para UDMF, embora isso possa exigir ajustes manuais, como a correção de ações de linha e propriedades dos setores.

Como converter formatos de mapas

Converter um mapa de um formato para outro é relativamente simples no Doom Builder. Basta acessar as opções de mapa (Map Options), escolher o formato desejado e aplicar a conversão. No entanto, é importante estar ciente de que essa conversão pode causar problemas de compatibilidade, especialmente em relação a ações de linha (line actions) e propriedades de setor. Em muitos casos, será necessário revisar manualmente esses elementos após a conversão para garantir que o mapa funcione corretamente no novo formato.

Por exemplo, ao converter um mapa do formato Doom para UDMF, você pode perceber que certas ações, como a abertura de portas, perdem sua configuração original, exigindo ajustes. Por isso, é sempre recomendável manter uma cópia do mapa original para referência durante o processo de conversão.

Conclusão

Compreender os diferentes formatos de mapas no Doom Builder é interessante para aproveitar ao máximo as ferramentas de criação de níveis. Por exemplo, se pensa em criar um mapa pro Doom vanilla, o Doom Format será suficiente, mas se precisa de mais flexibilidade e suporte para novos recursos para projetos mais complexos e modernos, talvez seja melhor ir direto com o UDMF.

Vale a pena também confira o vídeo do Chubzdoomer para mais detalhes visuais sobre o funcionamento dos formatos.

Você tem que ver o que vale mais a pena aí.

Dito tudo isso, só vai faltar suas considerações nos comentários.

Abraços!

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