Filmes de ação e pancadaria sob medida para fãs de Mortal Kombat, tanto aqueles que foram certamente inspirados nesta franquia como os que serviram de inspiração.
Nesta publicação, listamos alguns filmes de ação e pancadaria indicados sob medida para fãs de Mortal Kombat, a clássica e sanguinolenta franquia de jogos de luta que teve seu início em 1992, com o lançamento do game de mesmo nome.
Algumas dos títulos listados nesta matéria foram certamente inspirados no Mortal Kombat, enquanto outros serviram de inspiração. E tem uns filmes que nem parecem muito, mas devem pelo menos ser assistíveis.
Esta lista foi feita com base no vídeo a seguir, embora eu possa expandi-la eventualmente:
O vídeo é do Marvelous Videos, que é um canal até legalzinho (é um daqueles de listas, mas não é spam puro que nem Watch Mojo), e está em inglês. Você pode achar meio forçação de barra alguns filmes apresentados, mas não deixam de ser sugestões para quem gosta do gênero. Além disso, todos vêm com suas respectivas informações e cenas.
As últimas três décadas experimentaram uma mudança inegável e enigmática na forma como os filmes e jogos são feitos. Tudo começou quando os desenvolvedores começaram a criar personagens baseados em filmes. Deuses antigos como Raiden e vilões como Shang Tsung são só alguns deles.
Mais tarde, os meados dos anos 90 trouxeram a era das cutscenes, onde o jogo assumia o controle e desenrolava o enredo com cinemáticas, buscando cada vez mais a experiência semelhante a de um filme. Daí, os diretores começaram a fazer mais filmes baseados em jogos, repletos de efeitos visuais e CGI.
Mortal Kombat é um exemplo perfeito de algo que inicialmente foi influenciado por Hollywood que, mais tarde, deu um passo além, impactando a própria Hollywood. Jean-Claude Van Damme estrelou Soldado Universal (1992), e os produtores abordaram a Midway para criar uma adaptação em jogo. A Midway, por sua vez, viu isso como uma oportunidade e abordou Van Damme com a proposta de fazer um título baseado em outro filme dele, O Grande Dragão Branco (1988).
Ambas as partes entraram em acordo sobre isso, e foi quando Ed Boon e John Tobias foram recrutados para criar o primeiro Mortal Kombat. Para encurtar a história, um jogo que deveria ser um veículo para um ator tornou-se muito maior do que qualquer um teria imaginado, nem Boon ou Tobias e muito menos o Van Damme. Já que Mortal Kombat continua a influenciar cada vez mais filmes, decidimos compilar essa lista que promete te levar em uma jornada nostálgica ou pelo menos te indicar algo bom pra assistir.
Enfim, o texto acima foi traduzido e adaptado do próprio vídeo original “12 Brutal Action Films Custom-Made For Mortal Kombat Lovers!”. A seguir, vou listar os filmes que foram mencionados e colocar alguma informação que for relevante sobre os mesmos, como trailers, sinopses e eventuais curiosidades.
The Quest é com certeza é um dos que mais parece Mortal Kombat, se bobear mais até que o filme oficial do jogo de 1995. Ele é bem legal também. Tem até um brasileiro lá enfiando a porrada no torneio.
Extra: veja o Van Damme no MK no Mortal Kombat: Bloodsport Edition.
Christopher Dubois (Jean-Claude Van Damme) é um artista de rua que vive humildemente em Nova York. Para ganhar um pouco mais de dinheiro e ajudar um grupo de crianças, ele aceita fazer um serviço para a máfia e acaba tendo que fugir da cidade. Embarcando clandestinamente em um navio e sobrevivendo a um ataque de piratas. Dubois é vendido para um mestre de luta como escravo, e acaba aprendendo uma arte marcial bem poderosa. Quando surge a oportunidade, Dubois entra numa competição secreta, onde vai enfrentar os melhores lutadores do mundo.
Big Trouble in Little China é decerto uma das grandes influências do Mortal, junto ao próprio Bloodsport e ao outro indiscutível clássico Enter the Dragon (1973).
Quem nunca reparou no Shang Tsung e no Raiden nOs Aventureiros do Bairro Proibido é porque não prestou a mínima atenção a essa pérola oitentista de John Carpenter.
O caminhoneiro americano Jack Burton (Kurt Russel), se envolve em uma briga milenar em Chinatown, depois que a noiva de seu amigo é raptada por um mago de 2 mil anos de idade. Assim, ele acaba se envolvendo no submundo do bairro asiática, encontrando figuras perigosas, misteriosas e místicas. Agora, Burton e seus inesperados aliados terão que enfrentar o terrível feiticeiro LoPan (James Hong) e seus lacaios.
The Game of Death é o famoso filme onde o Chuck Norris apanha (do Bruce Lee). Não acho que ele tem tanto a ver com Mortal Kombat, a não ser com o estilo do Bruce Lee que parece muito com o Liu Kang. Todavia, é um clássico muito bom.
Sinopse
Billy Lo (Bruce Lee) é um talentoso lutador de Kung Fu cujas habilidades acabam despertando não somente reconhecimento positivo, mas também a atenção de uma organização criminosa que tenta cooptá-lo. De índole firme, Billy recusa, mas acaba sofrendo diversas retaliações, o que faz que ele tome uma medida drástica para escapar com vida e destruir a organização.
http://youtu.be/2-IT1Mm2MBM
O Yamada: The Samurai of Ayothaya eu nunca assisti e não sei dizer o quão a ver ele tem com MK, mas tem um enredo interessante.
Atacado e ferido por um grupo de ninjas japoneses traidores, um samurai mercenário chamado Yamada (Ozeki) é resgatado e curado por um grupo de guerreiros siameses a serviço do Rei de Ayothaya. Confuso com a identidade misteriosa de seus agressores, Yamada torna-se amigo dos guerreiros, aprendendo sua arte e, eventualmente, jurando sua lealdade e vida à sua causa e reino.
O Street Fighter II: The Animated Movie deve dispensar apresentações. Um anime longa-metragem fantástico em todos os sentidos que chega a ser emocionante para os fãs, embora, obviamente, lembre mais o Street Fighter do que Mortal Kombat :P
Bison, líder da organização criminosa Shadaloo, quer conquistar o mundo. Assim, envia seus capangas atrás de lutadores que possam servi-lo como escravos. Capturando o grande lutador americano Ken Masters, onde Bison faz uma lavagem cerebral em Ken, obrigando-o a ser seu escravo, enfrentando até mesmo seu amigo e velho rival Ryu, um dos maiores artistas marciais do planeta.
Também nunca assisti o Ninja Assassin, mas este é apresentado como um filme neo-noir de artes marciais germano-americano dirigido por James McTeigue. Parece que tem bastante gore e um relativamente alto valor de produção.
Raizo é um dos assassinos mais perigosos do mundo. Tirado das ruas na infância, foi transformado em um matador pela Ozunu Clan, uma sociedade secreta cuja existência é considerada um mito. Mas, assombrado pela cruel execução de sua amiga pelo clã, Raizo foge e desaparece. Agora, ele espera, preparando sua vingança. Em Berlim, Mika, uma agente do Serviço Europeu de Polícia, investiga a Ozonu Clan, que envia um grupo de assassinos para silenciá-la. Raizo salva Mika dos matadores. Agora, envolvidos em um mortal jogo de gato e rato entre as ruas da Europa, Raizo e Mika precisam confiar um no outro se quiserem sobreviver e acabar com a Ozunu Clan.
Esse Riki-Oh: The Story of Ricky é outro que nunca vi. Parece bem cine trash, mas com artes marciais. Pelo que dá pra ver, realmente tem uma pegada que lembra jogo de luta das antigas.
Ricky é um jovem mandado para a penitenciária após matar alguns chefões da Tríade que levaram sua namorada a cometer suicídio. Lá, usará suas incríveis habilidades para combater o sistema corrupto e violento que impera no presídio. Ricky terá enfrentar os guardas, várias gangues de presidiários e os diretores da instituição, todos interessados na sua morte.
The Street Fighter (não confundir com aquele do Charles Bronson) é um filme que introduziu fatalities de visão de raio-X, o que foi inicialmente visto como um truque para distingui-lo de outros títulos de artes marciais. Agora, esse elemento meio que virou marca registrada dos Mortal Kombat mais recentes.
Depois de não conseguir chegar a um acordo com seus inimigos, um mestre de caratê mercenário decide proteger a filha de um magnata do petróleo recentemente falecido do conglomerado do mal que está atrás de sua herança.
Esse Ninja eu assisti por causa do Boyka (Scott Adkins), mas achei meio fraco, apesar das boas cenas de luta.
Casey é um ninja americano que estuda Ninjutsu no Japão. A pedido do Sensei, ele retorna aos Estados Unidos para proteger o legendário Yoroi Bitsu, uma caixa blindada que contém as armas do último Koga Ninja. Ele conta com habilidades lendárias para garantir a segurança do arsenal e derrotar os assassinos Yakuza, que estão em seu encalço.
O Fatal Fury: The Motion Picture é outra animação baseada em videogame que o Marvelous Videos colocou na lista. Eu nem sabia que esse filme existia, pra ser sincero.
O jovem milionário Laocorn Gaudeamus está em uma cruzada para recuperar seis peças da armadura que dizem dar ao usuário o poder de Marte, o lendário deus da guerra. Temendo que seu irmão gêmeo esteja lentamente a perder sua sanidade a cada peça de armadura recolhida, Sulia corre para Terry, Andy, Joe e Mai para formar a sua própria cruzada global para impedir Laocorn de abrir uma caixa de Pandora que pode libertar uma forma incontrolável de destruição.
Esse aqui assisti outro dia e achei do baralho. Tem cinco artistas marciais no elenco principal: Scott Adkins, Michael Jai White, Tony Jaa, Iko Uwais e Tiger Chen, e todos mandam muito bem. O filme tem boas cenas de pancadaria, tiroteio e matança, além de uma pegada original e umas partes com bom humor, embora nada que faça o enredo virar besteirol.
O Triple Threat deve ser o segundo filme com o Boyka que mais gostei de ver, depois dos Undisputed, claro, mas não entendi muito bem o que tem a ver com Mortal Kombat. Deve ter algo que está me escapando.
Enfim, é uma boa sugestão. Nem sabia que eram capazes de fazer filme de ação assim mais.
Depois que a bela filha de um bilionário se torna o alvo de um cartel mercenário, sua única proteção passa a ser dois lutadores passando por dificuldades e um terceiro que jurou vingança contra o grupo de impiedosos assassinos.
O Enter the Warriors Gate tem tema de videogame e tem umas cenas que parecem de jogo de longe mesmo, mas sei lá, parece meio besta a julgar pela sinopse. Também, é outro que não sei muito o que tem a ver com MK. Mas é aquela coisa, estou falando sem ter assistido antes…
Um adolescente é magicamente transportado para a China e aprende a converter suas habilidades de videogame em um guerreiro de Kung Fu.
No momento, a lista termina aqui. Acho que eles deviam ter colocado o Bloodsport e o Enter the Dragon no vídeo. Esses são duas influências diretas que parecem mais com Mortal Kombat do que todos os outros que citaram (exceto pelo Desafio Mortal).
Mas, como devo ter dito acima, serve para sugestões de filmes de ação e pancada pra quem gosta.
Se você tiver mais alguma indicação, crítica ou correção para essa lista, assim como alguma opinião em relação a esses títulos, não hesite em comentar nesse post. Faça esse favor.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!