Ferramentas para criar mods pra Doom

Programas usados pelos gurus do Doom pra você criar seu próprio inferno personalizado.


5 de agosto de 2024

Depois de muito atraso, visto que um dos principais propósitos da Gaming Room é ajudar na criação de jogos, vim trazer uma pequena e sucinta lista revisada das principais ferramentas que você pode utilizar para criar mods, o que evidentemente inclui também mapas, para Doom, Doom 2, Final Doom, The Ultimate Doom, Freedoom e os outros jogos da família, como Heretic, Hexen, Strife, Chex Quest, Hacx etc.

Não estou dizendo que simplesmente acessar esta publicação vai tornar alguém um modder de mão cheia, criando aquelas coisas sofisticadas e aqueles jogos standalone incríveis sobre algum port avançado deste jogo de tiro em primeira pessoa. Vai depender também de você correr atrás, pesquisar, treinar e tudo mais, mas esta lista é um bom ponto de partida, pois traz os utilitários mais usados e os downloads para obtê-los.

Apesar que tenho alguma experiência com modding em Doom (tem alguns aqui), não sou nem muito de longe qualificado pra ensinar, por isso, vou manter tudo aqui bem resumido pra evitar falar besteira e atrapalhar seu progresso nessa jornada de fazer parte da cena mais tradicional e vibrante de modificação de games de todos os tempos.

Bom, agora, vamos ao que importa.

Slade

Criado e mantido por Simon Judd, Slade é uma ferramenta livre, poderosa e completa para edição de mods em seus mais variados formatos (WAD, PK3, PK7 e sei la quais mais) para Doom no Windows, Mac e Linux. Inclui a capacidade de editar mapas, gráficos, sons e lumps, incluindo ACS, DECORATE, ZScript, DeHackEd e outros. É essencial para qualquer modder deste jogo hoje em dia. É como se fosse a escopeta no jogo ou o canivete do MacGyver.

Dá pra dizer com segurança que o Slade é suficiente para alguém criar um mundo totalmente novo neste FPS e seus parentes, embora algumas de suas funcionalidades sejam melhor desempenhadas em outros programas. Por exemplo, seu editor de mapas é até muito bom e de fácil uso, mas é consenso que o Doom Builder e seus forks são mais poderosos.

Site oficial do Slade – Com downloads, mais informações e tal.

Doom Builder

Doom Builder é um dos mais populares e versáteis nomes no tocante à edição de níveis para jogos com engine Doom. Programado por Pascal vd Heiden (CodeImp), essa ferramenta permite a criação e edição de mapas com interface amigável e muitas funcionalidades avançadas.

O Doom Builder original já ficou bem limitado e parou de ser atualizado em 2008, mas existem forks, como o Russian Doom Builder e Ultimate Doom Builder, e sua sequência Doom Builder 2. Alias, tem um fork do Doom Builder 2 que já usei e parece bom, o GZDoom Builder. É tudo software livre, até onde sei.

Vale dizer também que John Anderson (Dr. Sleep), conhecido como designer de jogos para várias grandes empresas de jogos, escreveu um manual detalhado e abrangente para o Doom Builder em março de 2004 conhecido como “Doom Builder: An Illustrated Guide” com o objetivo de ajudar o mapeador iniciante e experiente a usar o Doom Builder e todos os seus recursos.

WhackEd

WhackEd é uma série de editores binários criados por Dennis Meuwissen (Exl) com Microsoft Visual Basic 6 e é uma versão do Windows do DeHackEd, um editor criado originalmente para o Doom vanilla que permite alterar a operação do executável, modificando o comportamento do jogo, como a IA dos monstros e as armas.

Entretanto, ao contrário do DeHackEd, o WhackEd também suporta BEX e tem suporte para o padrão DEHEXTRA. Usa descrições de texto para codepointers, por isso é mais fácil de entender.Tem os recursos adicionais de pré-visualizações de sprites e uma função para carregar PWADs.Houve quatro grandes lançamentos do WhackEd ao longo dos anos, o mais recente sendo o WhackEd4.

Em suma, o WhackEd é ideal para quem quer fazer mods, no Windows, pra Doom que sejam compatíveis com os engines vanilla (DOOM.EXE E DOOM2.EXE)

WhackEd4 @ Team Hell Spawn – Com download do WhackEd4 mais recente.

DeePsea

DeePsea (anteriormente DeeP97) é um editor de níveis e WAD para Doom, Doom II, Heretic, Hexen, Strife e qualquer jogo baseado em source ports por meio de arquivos de configuração customizados. Inclui muitas ferramentas adicionais, como a capacidade de criar texturas e sprites personalizados.

Foi desenvolvido por Jack Vermeulen e Brad Kiefer, embora tenha ficado sem atualizações por pouco mais de 11 anos até 25 de janeiro de 2023, com o lançamento da versão 13.0.5.

Site oficial – Com downloads, mais info e tudo mais. Em inglês.

Outras ferramentas

  • XWE (eXtendable Wad Editor) – Escrito por Csabo, este é um obsoleto editor de WADs que permite a modificação de quase todos os aspectos (incluindo gráficos, sons e mapas) de Doom e outros jogos, incluindo Blake Stone, Wolfenstein 3D, Quake, Duke Nukem 3D, Heretic, Hexen e Strife. Este software é atualmente open source (tem até um repositório), mas não é mais mantido. Se você não for masoquista, é melhor usar o Slade.
  • GZDoom – Fork bastante incrementado do ZDoom, este e um dos ports mais usados de Doom, que permite recursos avançados e efeitos e mecânicas modernos. É ideal para testar e jogar mods e está sendo usado para desenvolver jogos standalone ultimamente, promovendo bons resultados.
  • LZDoom – Embora não seja mais atualizado por seu criador, o LZDoom é uma excelente alternativa ao GZDoom para quem tem computadores mais fracos. Talvez tenha problemas ao executar mods com funções mais atualizadas, mas vai servir para a enorme maioria das coisas.
  • Zandronum – Port avançado especializado em multiplayer derivado do Skulltag. Não é frequentemente atualizado, mas tem sua utilidade.
  • ZDL – Recomendo efusivamente configurar e o usar o ZDL não apenas para jogar como também para moddar Doom. Agiliza e facilita demais o processo de testar os nossos trabalhos.
  • ZenNode – Um construtor de nodes que ajuda a otimizar os mapas de Doom para melhor performance. Escrito por Marc Rousseau, é muito rápido (especialmente o reject builder) e produz node que funcionam bem com portas de origem GL. Por exemplo, ele faz buracos OpenGL desaparecerem quase completamente no Doom Legacy.
  • WADMerge – Utilitário que combina vários WADs, arquivos de dados do Doom clássico, em um só, mesclando suas texturas, mapas e vários outros lumps, incluindo DECORATE e ZScript.
  • Doom Writer – Um editor de textos para criar mensagens e scripts personalizados dentro do jogo. Já usei para criar, por exemplo, aqueles lumps com os nomes dos mapas na tela de intermissão, tipo CWILV00 ou WILV00, para as primeiras fases do Doom 2 e Doom, respectivamente.
  • RMB (Reject Map Builder) – Ferramenta para gerar tabelas REJECT, que ajudam a melhorar a performance dos mapas ao reduzir o número de cálculos de visibilidade. A versão do 3.0 RMB pode processar arquivos Doom 1, Doom II, Heretic e Hexen e ser usado para acelerar WADs grandes com muitos monstros.
  • Doom Text Generator – Uma ferramenta online e gratuita que cria imagens com textos de Doom, Heretic, Hexen e Chex Quest. Pode ser útil para gerar textos e gráficos no seu mod.
  • Oblige – Gerador de níveis aleatórios para Doom e Heretic em alta qualidade e divertidos de jogar. Adicionei este programa aqui, pois foi modificando mapas gerados no Oblige que o [Vitz!] aprendeu o paranauês. O programa é livre e gratuito, mas não está sendo mais atualizado, embora tenha surgido um fork chamado Obsidian que segue a mesma filosofia.
  • MUS Player – Reprodutor de músicas .MUS, o formato exclusivamente usado em jogos como as versões vanilla do Doom e Heretic. Outro utilitário obsoleto. É melhor usar o Slade pra isso, mas vale pela curiosidade, nostalgia ou quem sabe para outras coisas.
  • Audacity – Excelente e gratuito editor e gravador multi faixas rápido e open source para Linux, BSD, Mac OS, e Windows que suporta formatos WAV, AIFF, OGG e MP3. Não é específico para uso em modding de Doom, mas é amplamente usado para modding para Doom, principalmente para editar músicas e efeitos sonoros.

Informações e sites úteis

Nesta seção, temos alguns links onde você pode obter mais informações sobre modding. Quem sabe, até outras ferramentas pra download também que me passaram desapercebidas:

  • ZDoom Wiki – Inúmeras informações sobre o ZDoom e seus forks podem ser encontradas aqui, inclusive as de cunho essencial para modding usando estes engines. Indispensável mesmo. Em inglês.
  • The Doom Wiki – Esta wiki contém muita informações sobre o Doom e assuntos relacionados. Algumas podem ser muito importantes para a criação de mods. Inclusive, alguns dos dados usados neste post foram pesquisados nesse site, o que implica que deve ter mais coisa lá. Em inglês.
  • Fórum do ZDoom – Espaço onde se pode procurar ajuda, recursos, mods etc. Dá também para divulgar seu trabalho lá.
  • Fórum do Zandronum – Tem fórum do Zandronum também.
  • Doomworld – Site de Doom não oficial mais antigo do mundo. Foi fundado em 13 de março de 1998 por Andrew Stine (Linguica), Gaston Lahaut (Mordeth) e Javier Heredia (Dukrous). Conta com fórum e um diretório clássico de PWADs.
  • Fórum da Gaming Room – Sinta-se livre pra divulgar seus mods em nosso fórum. Pode ser em português ou em inglês.
  • The Page of Doom – Site muito antigo sobre Doom. Tá bem largado, mas tem muita coisa. Em inglês.
  • TUTORIAL: How To Make Your First Basic Gun – Tutorial de como fazer sua primeira arma no ZDoom (e seus derivados) usando o Slade.
  • Músicas do Doom e seus nomes de arquivo – Artigo feito pra ajudar a alterar as trilhas sonoras dos games/mods e suas jogatinas. Contém os nomes dos lumps de cada canção.

Recursos

Além dos fóruns, existem sites onde pode-se pegar recursos (assets), como sprites, efeitos sonoros, músicas e tal. Lembrei de alguns agora. Na medida em que for lembrando de outros, venho e atualizo aqui:

  • Zophar’s Domain – Clássico site sobre retrogaming, com destaque para o extenso acervo de músicas dos jogos, incluindo seus formatos originais (VGM. SRM etc.). Mas tem muito mais coisa que pode te ajudar. Em inglês.
  • Video Game Music Archive – Site especializado em músicas de videogame, com muitos arquivos MIDI de vários sistemas etc. Em inglês.
  • The Spriter Resources – Eenorme biblioteca de sprites de diversos jogos de diversas plataformas de diversas eras. Muito usado por modders, criadores de jogos homebrew etc.
  • White Bat Audio – Karl Casey fornece músicas livres de royalties que podem ser usadas em nossos jogos, vídeos, mods e outros projetos criativos sem perigo de ter problemas relacionados a “propriedade” intelectual. As canções são lançadas quase que diariamente e são muito maneiras (mesmo que eu desconfie fortemente que usa IA pra isso) e podem dar uma cara única ao teu trabalho. Note que há algumas limitações que você tem que ficar esperto a respeito: uma é ter que dar atribuição assim: “Music by Karl Casey @ White Bat Audio”, o que deve ser inserido na descrição do teu vídeo e/ou nos créditos do seu projeto. Outra coisa é que você não pode pegar só as músicas e distribuí-las como um produto separado. Saiba mais detalhes aqui.


Enfim, essas ferramentas são amplamente usadas na comunidade de modding de Doom e oferecem uma gama de funcionalidades para criar e personalizar suas próprias experiências de jogo. Espero que ajude você a construir seu inferno personalizado.

Se eu descobrir mais algo que seja relevante para este assunto, volto aqui e atualizo o post. Você também pode sempre me corrigir e complementar esse post nos comentários.

Ah, e uma vez que você construir seu primeiro mod/mapa, não hesite em divulgá-lo em nosso fórum. Não custa nada!

Abraços!

Mais matérias sobre Doom

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!