Alternativas grátis ao Google Maps que não monitoram usuários nem coletam seus dados para vendê-los aos seus anunciantes. Ou seja, focam em privacidade.
O Google Maps é uma grande ferramenta de navegação. Não é à toa que é, de longe, o aplicativo de navegação mais baixado nos Estados Unidos e provavelmente em várias outras partes do mundo.
Entretanto, a capacidade do Google Maps oferecer um serviço tão bom é devida a todos os dados que eles recolhem por intensivamente monitorar e invadir sua privacidade dos seus usuários e vendem aos seus anunciantes.
O objetivo deste artigo é justamente fornecer alternativas grátis que não dependem deste modelo, ou seja, focam em privacidade.
Já temos uma lista de alternativas ao Google Maps num artigo muito popular da Gaming Room, entretanto, vamos ter aqui ainda mais opções e com mais detalhes. Aliás, esta matéria foi feita baseada no vídeo a seguir, o que deixa o conteúdo mais animado:
Este vídeo da ruiva Naomi Brockwell também mostra as características em destaque do Google Maps, que podem ser oferecidas também pelos aplicativos/serviços que não ficam invadindo a nossa privacidade. Ela também descreve as funcionalidades das alternativas com mais detalhes do que nesta matéria. Recebi esse vídeo graças ao ChoppaCast.
Agora, vamos às alternativas:
Apesar de ser de uma das Big Techs, o Apple Maps é surpreendentemente bom no quesito privacidade, o que já fica explícito logo de cara.
Trata-se de um serviço desenvolvido pela Apple, sendo o sistema de mapas padrão do iOS, iPadOS, macOS e watchOS. Ele fornece direções e horários estimados de chegada para navegação de carro, caminhada, ciclismo e transporte público.
Um destaque é o seu rastreamento via GPS, o qual é feito apenas se o usuário quiser, ao contrário do Google Maps, onde já é ativado por padrão e você quem tem que correr lá pra desligar. Um aspecto negativo é que só funciona nessas bicheiras com iOS.
De responsabilidade da OpenStreetMap Foundation, o OpenStreetMap já é uma alternativa já bem conhecida e usada por usuários de PC. Trata-se de um projeto colaborativo de um banco de dados geográfico do mundo editável e gratuito. É como se fosse uma wiki de mapas. Os geodados subjacentes aos mapas são considerados seu produto principal, e não os dados dos usuários como no Google Maps.
Softwares com foco em privacidade, como o OsmAnd e o Organic Maps, usam a base de dados do OpenStreetMap.
▶ Site oficial do OpenStreetMap
OsmAnd (OpenStreetMap Automated Navigation Directions) é um software para dispositivos móveis Android e iOS que usa o banco de dados de mapas do OSM, mas é um aplicativo independente não endossado pela OpenStreetMap Foundation e pode usar dados de outras fontes. Está disponível nas versões gratuita e paga, sendo que a última desbloqueia o limite de download de mapas offline e fornece acesso aos pontos de interesse da Wikipedia e suas descrições de dentro do aplicativo.
Os dados do mapa podem ser armazenados no dispositivo para uso offline. Usando os recursos de GPS do dispositivo, o OsmAnd oferece roteamento, com orientação visual e por voz, para carro, bicicleta e pedestres. Todas as funcionalidades principais funcionam online e offline.
que podem usar dados vetoriais offline do OSM. Também suporta dados vetoriais OSM em camadas com blocos de mapas raster pré-renderizados do OpenStreetMap e de outras fontes.
O Organic Maps é um aplicativo móvel de mapa e navegação com foco na privacidade. É um software gratuito para dispositivos móveis Android e iOS e fornece mapas offline baseados em dados do OSM e Wikipedia. Funciona offline e é considerado bem parecido ao OsmAnd, mas alguns acham sua interface mais limpa e intuitiva.
O aplicativo tem as rotas usuais, ciclovias e elevações e apresenta a maioria dos outros aplicativos de mapeamento com os dados do mapa provenientes do OpenStreetMap.
Desenvolvido por alguns dos criadores originais do MAPS.ME e legalmente registrado na Estônia, o Organic Maps promete também não ter propagandas ou rastreamento, o que é o que estamos procurando dentro do escopo deste documento.
▶ Site oficial do Organic Maps
O Here WeGo é um aplicativo de mapas para Android, iOS, Tizen e Windows Phone desenvolvido pela Here Global B.V. Oferece soluções de mapas tanto para PCs quanto para dispositivos móveis. Me recomendaram o Here WeGo como alternativa com foco em privacidade, mas não sei dar mais detalhes.
O MapHub é também baseado em dados do OpenStreetMap que não coleta localização ou endereços de IP dos usuários. O diferencial aqui é que permite você a criar mapas interativos adicionando pontos, linhas, polígonos etc. Dá para colocar fotos, exportar os dados e incorporar os mapas em nossos websites.
Estou adicionando o MAPS.ME aqui para encher linguiça, pois, embora seja uma alternativa gratuita ao Google Maps para Android e iOS, recolhe uma considerável quantidade de dados, conforme explícito em suas políticas de privacidade. Vai ver foi por isso que parte da turma saiu fora e resolveu desenvolver o Organic Maps.
Aí vai a seu critério.
Bom, por enquanto é isso aí. Depois, se eu ficar sabendo de mais alguma alternativa boa, volto aqui e atualizo o post, e você pode ajudar, deixando suas correções, complementações, atualizações e dúvidas aí nos comentários.
VaLeW!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!