A cena de mods pra Doom na Terra de Santa Cruz é vibrante!
Nesta matéria, listo ainda mais 10 mods desenvolvidos por brasileiros pra Doom, incluindo mapas, considerando qualquer engine do game e trazendo uma breve descrição, vídeos e, claro, os links para download e mais informações de cada.
O post não é nenhum top, ou seja, não lista os mods do pior do melhor, nem do melhor pro pior, só traz sugestões para incrementar a experiência com o clássico FPS da id Software. Outro motivo pelo qual resolvi trazer ainda mais 10 mods brasileiros pra Doom é pra render mais um episódio de uma subsérie da nossa Gaming DooM, nossa série de vídeos narrados a respeito deste jogo tão importante para todo o universo.
Inclusive, este episódio em questão, o de número 38, encontra-se a seguir.
Bom, agora vamos aos 10 mods brasileiros da vez, lembrando que cada um é acompanhado do link para download e do vídeo original que clipei para fazer o Gaming DooM #38:
Uma criação de Dr_Cosmobyte (ou GAA1992), o Spawn: Path to Damnation é um mod que traz o popular anti-herói dos anos 90 ao Doom, junto às suas habilidades, correntes, armas e feitiços.
Seu agradável visual retrô de jogos de tiro dos anos 90 que foi muito muito bem combinado com mecânicas mais avançadas de FPS garantidas pelo GZDoom abre possibilidade para combinações com estilo desta década, mas não deixa de ser perfeito para jogar contra inimigos urbanos ou meter tudo num terrorzão brabo.
▶ Download & info do Spawn Path to Damnation
Vencedor do Gaming DooM Awards 2022, o Final Raider é um mod criado por LossForWords que traz a nossa Lara Croft junto a armas e pick-ups baseados na linha de PSX de Tomb Raider ao Doom.
Dá pra jogar só com ele, claro, mas além de ser bom também para encaixar em combinações temáticas, ainda é especialmente útil para jogar com pacotes de monstros que não dropam munição ou mapas onde a mesma é escassa, pois a Lara vem com as suas pistolas com munição infinita.
▶ Download & info do Final Raider
UnexDoom é um mod pra Doom, Heretic e Hexen desenvolvido por ZWolf14 “num velho tablet Android” que apresenta um agradabilíssimo estilo retrô, com gráficos em pixel art em armas, HUD, pick-ups e outros elementos, tudo combinando muito consistentemente. Este “inesperado” e excelente trabalho é um dos vencedores do Gaming DooM Awards 2023.
▶ Download & info do UnexDoom @ ZDoom
Apresentado como o primeiro mod de monstros de Alberto Balieiro, o Deep Sea Operation é totalmente baseado no fundo do mar abissal onde você é um soldado que acaba preso no fogo cruzado entre criaturas marinhas desconhecidas, corporações criminosas, armas biológicas e militares com ordens para eliminar qualquer coisa que se mova. Este mod não é necessariamente de terror, mas pode ser encaixado bem neste contexto. Conta também com um estilo visual bem singular e original.
O Alberto disse que vai fazer (ou já está fazendo) um pacote de armas pro Deep Sea Operation.
▶ Download & info do Deep Sea Operation
Vencedor do Gaming DooM Awards 2020, Hellrider é um impressionante mod de gameplay de Endie que te coloca no papel da Rachel “Hellrider” Williams, uma moça braba que sabe usar armas fe fogo muito bem e não tem receio em usá-las.
Consta que o Hellrider foi desenvolvido pelo menos em boa parte num celular, o que é incrível, até porque garante muita qualidade no tiroteio, ação, belas animações e gráficos todos combinando, tudo muito consistente e caprichado. Tem também uma pegada retrowave, especialmente nas músicas.
▶ Download & info do Hellrider @ ZDoom
Desenvolvido por este que vos fala, Marcha Soldado é um mod que basicamente substitui todos os monstros do Doom por soldados humanos ripados daqueles velhos FPS em Flash de G55. Os soldados tem comportamentos id6enticos ao ZombieMan, Shotgun Guy, Heavy Weapon Dude e WolfensteinSS, e substituem estes de forma estática. Já os demônios são substituídos de forma aleatória.
É interessante também que o Marcha Soldado tem compatibilidade limitada com outros pacotes de monstros, o que significa que tem uma chance de conseguir jogar apenas contra os substitutos do ZombieMan, Shotgun Guy, Heavy Weapon Dude e WolfensteinSS do outro mod se carregado junto com o Marcha Soldado.
▶ Download & info do Marcha Soldado
Feito na época da Peste Chinesa, algo facilmente esquecível, o Coronaphage é um desafiador mapa de tamanho médio pra grande para Doom II criado por [Vitz!] que tem áreas com formas de micro-organismos, como um bacteriófago T4 e o próprio vírus chinês.
O progresso nele é bem de boa, linear e com desafio constante, só a última parte é que vira praticamente um slaughtermap mesmo.
▶ Download & info do Coronaphage
Criado por Laser_DooM, Quake2 PSX Reborn é um projeto que traz todos os mapas do Quake 2 de PlayStation com algumas alterações. São mapas longos e com dificuldade média e difícil. Poderia ser uma TC, mas, com a escolha certa de armas, se pode ter a mesma sensação de jogar a versão original.
▶ Download & info do Quake2 PSX Reborn
O MORTIS é um tenebroso mod de terror com estilo retrô pra Doom criado por RiboZurai sob inspiração de FAITH, de Airdorf. Coloca o jogador para enfrentar hordas intermináveis de demônios nos mapas com o seu fiel crucifixo e uma arma de fogo que spawna no lugar do Rocket Launcher.
Há também a edição de apenas monstros do MORTIS que vem junto, feita para usar com mods de armas, o que inclusive é demonstrado no vídeo desta seção.
VietDoom é um mod para Doom criado pelo Sergeant Mark IV, o mesmo desenvolvedor do Brutal Doom, que transforma o jogo em um FPS da Guerra do Vietnã. Conta com inspiração em títulos como NAM (Napalm 98), Rising Storm 2: Vietnam e Platoon (1986), bem como mecânicas e efeitos que buscam dar realismo à jogabilidade e criar realmente um ambiente parecido com o que chega pra nós a respeito deste conflito (ou pelo menos obras baseadas nele).
As armas são baseadas em artefatos bélicos, o que inclui os veículos pilotáveis.
Ufa. É isso.
Se der certo essa brincadeira, faço ainda mais uma lista de mods de nossos patrícios cedo ou tarde. É sempre satisfatório divulgar trabalhos extremamente meritórios e divertidos como esses. Tem até um meu, que é o mais pobrezinho destes todos, mas dá pro gasto.
E não deixe de registrar aí nos comentários quais deles você mais gosta.
Abraços!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!