A alguns anos atrás, nós publicamos aqui algumas figuras que ilustravam como vários elementos do universo Might & Magic evoluíram através do tempo, retiradas diretamente da fanpage oficial do M&M.
As figuras, certamente nostálgicas para os fãs de Might & Magic, incluem exemplos dos RPGS, dos games de estratégia (franquia Heroes of Might & Magic) e de outros spin offs (como o Duel of the Champions), mostrando monstros, classes, itens e até cidades, nos vários games. Também são curiosidades interessantes para os novatos.
Entretanto, ficaram vários posts separados, um para cada evolução. Resolvemos reunir todos em um só, afim de fazer uma publicação mais relevante e também para facilitar a comparação entre as várias evoluções.
Também, aproveitamos para catar umas imagens em melhor resolução das que estavam na porcaria do Facebook.
A maioria das figuras, se não todas, foram feitas pelo Eugene Xaar.
A primeira evolução que publicamos aqui foi a dos arqueiros:
Depois, foi vez do Minotauro. Vale lembrar que o gráfico deste monstro foi aproveitado para outras criaturas, como o Cursed Slayer no Might & Magic 2:
O Orc é um dos monstros/NPCs que tem em quase toda obra ou jogo de fantasia medieval e não poderia faltar no Might & Magic:
O Grifo (Griffin) é uma nome criatura fantástica que apareceu em vários Might & Magics:
O Black Dragon (Dragão Negro), de acordo com a figura, não teve muitas versões nos R.P.Gs, aparecendo no Might and Magic Book One e sumindo, para voltar apenas no excelente e longo Might & Magic 6:
Tadinho do Halfling, criatura cujo nome é traduzido algumas vezes como Pequenino (ou em R.P.G.s nacionais, como o Tagmar), a raça do Frodo, do Senhor dos Anéis. Não teve muitas versões nos games da franquia:
O Manticore (Mantícora) apareceu mais nos Heroes Of Might & Magics do que nos RPGs:
Eu vi este monstro, o Rogue (ou Assassin), pela primeira vez no primeiro Heroes of Might & Magic, mas ele surgiu antes, no primeiro e quarto RPGs. No Heroes of Might & Magic II, se você tiver uma boa quantidade dele em suas tropas, principalmente no início da partida, pode ser uma mão na roda (no bom sentido, é claro):
A evolução do Air Elemental, ou Elemental do Ar, começa no Might & Magic 1 e termina no Duel of Champions:
O Crossbowman (Homem da Besta, algo assim) aparece apenas nos Heroes of Might & Magics e no Duel of Champions:
A Naga mudou bastante desde sua estréia no primeiro M&M:
Tem também como as capas do game mudaram no decorrer da série. Diferentemente das outras figuras das evoluções de criaturas do Might & Magic, esta mostra apenas dos RPGs principais da série:
A catapulta também evoluiu dentro da franquia de games Might & Magic, apesar ela tenha aparecido mais nos Heroes Of Might And Magics, é claro:
Tem também a evolução do Seafolk (um tipo de sereia):
Agora, vamos dar uma olhada como o Cat Family (não se trata de família de uma feminista) evoluiu dentro da franquia de games Might & Magic:
As aranhas aparecem, até o momento, apenas nos RPGs e no Dark Messiah:
A evolução da Phoenix é curiosa, pois no Might & Magic 1 tem o sprite do monstro diferente da versão do PC. Algo que eu nunca tinha visto até esta figura:
“Quando eles crescem em poder, Liches podem obter o direito de serem abraçadas pela Deusa Aranha em pessoa para morrer e renascer como Vampiros…” Este é um monstro que teve mais evoluções:
Algumas vezes, o amor pode ser difícil de explicar e parece que esta criatura do Might & Magic, o Evil Eye, é a preferida de vários fãs deste rico universo de games. Repare que ele varia desde olhos como alguma coisinha a mais (como asas ou tentáculos), Beholders do Dungeons & Dragons (ou qualquer RPG clássico de fantasia medieval) até criaturas caóticas, como no caso do Heroes of Might & Magic 6:
Frutos de um experimento falho para criar soldados de elite, os Ciclopes (Cyclops) nasceram do sangue de demônios maiores. A parte demoníaca do seu sangue tomou conta da sua consciência; os transformando em gigantes monstruosos, corpo e mente distorcidos por desejos caóticos…
Habitando a maior parte das florestas de Ashan, estes nobres predadores usam sua velocidade e táticas de matilha para caçar. O lobo tem muitas versões, tanto nos RPGs da série como nos HoMMs. Só que a sua versão mais recente parece mais um lobisomem:
Alguns filhos de Asha, sendo prometidos para Urgash e os lordes de Sheorg, foram criados depois de sua morte como Succubi. Sendo agraciados com poderes da ilusão, malícia e mudança de forma, eles servem a legião de demônios como espiões, infiltradores e diplomatas…
Curiosidade: Aparece um Succubus no Phantasy Star quando você visita o Governador de Motávia pela primeira vez, mas ele é bem diferente de todos do Might & Magic, sendo o Mancubus do Doom mais parecido com ele.
Goblins são frutos de experimentos falhos ao misturar humanos com o sangue de demônios menores (tipo Imps). Eles são considerados como Orcs degenerados… Entretanto, a força dos goblins não reside em sua inteligência mas em seu vasto número de guerreiros:
Hell Hounds, ou Cerberii, são serventes do Demônio Lorde Supremo Da Voracidade. A sua mandíbula poderosa e extensiva é capaz agarrar a presa e engoli-la inteira, independente de seu tamanho…
O Esqueleto (Skeleton) é um dos monstros que existem praticamente em todo RPG, e nem exclusivamente nos de fantasia medieval. No Might & Magic, ele aparece em todos os RPGs como nos games da série Heroes Of Might & Magic. É um dos monstros que tem mais, se não o que tem mais, versões, de todas as evoluções de monstros do M&M que publicamos. E isso porque não tem as variações dele que sempre aparecem nos games (tipo o Dancing Bones do Might & Magic 2, que também é um esqueleto mas é mais poderoso).
Alguns disseram que a Medusa ficou muito bonitinha… Tem gosto pra tudo. Eu prefiro as versões em pixel art, por causa da nostalgia:
Ghouls são espíritos atormentados dos mortos, presos por magia em cadáveres sem vida e cheios de ódio pelos vivos. A transformação em um ghoul é a pior punição em Heresh e é um meio de remover permanentemente uma alma do ciclo da vida.
Os druidas são sacerdotes de Syllana, um Dragão Elemental da Terra e a encarnação viva da natureza. Assim, a eles foram garantidos os poderes sobre as magias dos elementos, as quais eles conjuram em tempos de perigo…
Os paladinos ouviram o chamado de Elrath. Seu voto é uma ligação mágica que abençoou eles com poderes tremendos. Eles são honrados pelas pessoas, respeitados pelos seus aliados e temidos pelos seus inimigos.
Este personagem já foi monstro, herói e classe dentro do universo Might & Magic:
Os Anjos foram NPCs, monstros ou unidades, e aparecem mais na série Heroes Of Might & Magic do que nos RPGs da franquia:
O Elemental do Fogo (Fire Elemental) aparece dentro do universo de games Might & Magic, tanto nos RPGs da série quanto nos jogos de estratégia:
Ventos poderosos que seguem as veias de abismos profundos, penhascos de montanhas altas, ou planos abertos podem recolher e transportar motes poderosas de energia elemental.
Isto foi observado para condensar e gerar Air Elementals (Elementais do Ar). Aparições espontâneas também são associadas com as tempestades mais violentas, furações e tornados que assolam a superfície de Ashan.
Uma rara variedade de Elementais Do Ar podem também nascer do suspiro final dos altos sacerdotes de Ylath, o Deus Dragão do Ar. Estes espíritos são inusualmente poderosos e geralmente vistos como lordes entre a sua raça.
O Elemental da Água, dentro do universo de jogos Might & Magic, aparece tanto nos RPGs da série quanto nos jogos de estratégia, nos Heroes Of Might & Magics, e no Duel Of Champions:
O Shaman é um personagem que já foi monstro e personagem jogável, dentro deste universo:
O Diabo, o famigerado habitante dos infernos, tem formas clássicas, como no Might & Magic 2 (o meu preferido e mais assustador), um Djinn (M&M3), um diabo com aspecto caótico (M&M9) e uma forma clássica e porém num estilo mais artístico e aterrador, como no Might & Magic: Duel of Champions:
O Spiked Demon não teve muitas aparições, porém apareceu tanto no primeiro Might & Magic como também no Might & Magic: Duel Of The Champions:
Os gráficos do Diabo foi aproveitada para criar o Horned Demon (Demônio Chifrudo) no Might & Magic 2:
O Nightmares são gerados das visões mais distorcidas e caóticas dos habitantes de Ashan:
Tribos de bárbaros nômades, Orcs estão espalhados porém orgulhosos sobreviventes de uma longa história de perseguição. Estes valentes guerreiros tiram sua força de suas origens demoníacas e magias xamanistas, que os permitem destruir seus inimigos decisivamente.
Demônios são a encarnação do Caos. Eles acreditam que o único valor moral é a liberdade individual (vai nessa), e eles acreditam que não precisam de justificar suas ações. Eles matam porque podem, ou porque querem…
PS. Você sabia que no Heroes Of Might & Magic 4 as criaturas do Inferno foram divididas nas facções do Caos e do Inferno?
Desde tempos imemoriais, os necromantes estudam as artes proibidas da Necromancia para se tornarem eternos. Eles aprendem como controlar e contactar os espíritos dos mortos e levantar os mortos das tumbas…
Os habitantes destes lugares (calabouços) mudaram ao longo to tempo… Entretanto, seu ódio permanece…
Por fim, vamos publicar a evolução dos próprios Might & Magics (os RPGs), do 1 até o 9:
Pronto.
Tem mais evoluções, porém este post já ficou grande o suficiente. Vamos fazer a segunda parte dele em breve e daí publicamos aqui também.
Até a próxima!
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!