Nós recebemos em nossa página de DOOM/Humor no Facebook, a Curtas do Doomguy, a seguinte figura que ilustra como “evoluiu” o design de mapas e fases de jogos de tiro em primeira pessoa em quase duas décadas.
A gente pegou, deu uma traduzidinha e publicamos na página e vamos arquivar aqui também. Repare como que antes, com muito menos recursos, conseguia-se fazer mapas muito mais ricos e interessantes do que os jogos de hoje em dia.
Veja só na figura abaixo. A esquerda temos um típico mapa do Doom (acho que é o E1M6) e, na direita, um típico mapa de um FPS moderno:
É interessante que esta figura ilustra justamente algo que John Romero fala neste sentido em certo ponto do vídeo “Jogando Doom Com John Romero“, que já publicamos aqui. Mais ou menos no minuto 38, ele começa a comentar sobre design e como ele construia os mapas dos clássicos da iD Software, como Doom, Doom 2 e Quake. Dê uma assistida no vídeo (se você manjar inglês) é muitíssimo interessante.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!