O Gordo Freeman não cansa de meter o pé de cabra nas cabeças dos etês.
O clássico e aclamado FPS de ficção científica Half-Life 2 está de graça, para Windows, 100% free to keep, em uma festa da uva do Steam que vai durar por tempo limitado, só até as 15:00 do dia 18 de novembro de 2024.
Half-Life 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa de ficção científica e a sequência do clássico Half-Life onde Gordon Freeman se junta à resistência para libertar a Terra das garras alienígenas de um império multidimensional. Foi desenvolvido pela Valve e lançado em 16 de novembro de 2004.
Este FPS se passa quando os Combine invadem a Terra e erguem uma fortificação na City 17, uma cidade na Europa Oriental que lembra os guetos da Segunda Guerra Mundial, liderada pelo Dr. Wallace Breen, um humano sabujo destes aliens. Felizmente, o misterioso G-man liberta Freeman para tentar dar um jeito nas coisas.
Publicado pela própria Valve e disponibilizado para Windows, Xbox, Xbox 360, PlayStation 3, Mac OS X, Linux e Android, Half-Life 2 foi um estrondoso sucesso de crítica, ganhando vários prêmios, e, mais importante, de mercado. Além disto, pelo menos até o momento desta publicação, conta com centenas de milhares de avaliações extremamente positivas no Steam. Half-Life 2 foi seguido diretamente por Episode One (2006) and Episode Two (2007) e ganhou uma prequela, Half-Life: Alyx, em 2020.
Atenção: você pode pegar o jogo de graça aqui. Aproveite, pois o Half-Life 2 pode custar normalmente R$ 32,93. Para adicionar o jogo à sua conta do Steam (crie uma, se já não o tiver feito), esteja logado no site e clique em “Adicionar à conta”.
Ah, tem mais jogos grátis aqui e aqui também! Aproveitando, entre também no nosso canal do Telegram para receber mais games neste esquema!
Acima, temos o trailer Steam do Half-Life 2.
Já acima, temos a análise do jogo feita pelo GmanLives, em inglês. Usei a resenha como uma das fontes desta publicação.
Após o período de instabilidade causado pelos eventos do primeiro Half-Life, uma organização interdimensional conhecida como Combine invade a Terra, derrotando as forças humanas na Guerra das Sete Horas e instalando uma cidadela na Europa Ocidental, aquela controlada em nome de seus novos mestres pelo Dr. Wallace Breen, um cientista humano. Um campo de energia impede os humanos de procriar, e nenhuma criança nasce. A Terra está se transformando em um estado policial sombrio e opressivo, o sonho de todo parasita da vida real.
Enquanto isso, Gordon Freeman, o homem que estava no centro dos eventos que ocorreram pouco antes da ascensão dos Combine, desperta de sua estase e é inserido em um trem para a City 17 pelo enigmático G-man. Gordon logo é levado para um grupo de resistência para realizar uma tentativa aparentemente fútil de derrubar a Combine e libertar a Terra.
O Half-Life 2 é um FPS notável por misturar combate, exploração e quebra-cabeças em uma narrativa imersiva apresentada totalmente pela perspectiva de Gordon Freeman. A progressão é linear, e o jogo mantém elementos de resolução dos puzzles e setpieces marcantes, como coordenar ataques a bases inimigas ou derrotar chefes gigantes.
Uma partida começa com o protagonista começa fugindo da Combine em City 17 e, no decorrer, encara diferentes cenários, pilotando um airboat por canais poluídos em um longo trajeto; explorando Ravenholm, uma cidade infestada por zumbis, onde o uso criativo da física se destaca; conduzindo um buggy por rodovias abandonadas, enfrentando os Combine e obstáculos ambientais; controlando antlions em Nova Prospekt, usando feromônios para comandá-los contra os inimigos; e enfrentando as forças alienígenas em batalhas de larga escala em City 17, liderando esquadrões de soldados humanos.
O arsenal é uma mistura de armas clássicas de Half-Life, como o pé de cabra e a espingarda, com novidades como o rifle Overwatch (evidentemente sem referências ao hero shooter da Blizzard), capaz de desintegrar inimigos com seu disparo secundário.Outras armas incluem pistolas, metralhadoras, granadas e um lançador de foguetes, essencial para derrubar helicópteros e gunships inimigos. Há também a Gravity Gun, que permite manipular objetos no ambiente, transformando itens comuns em armas improvisadas. É especialmente útil em Ravenholm, onde lâminas de serra e barris explosivos podem ser usados para enfrentar hordas de inimigos. Esta arma também permite repelir objetos, segurá-los como escudos ou até lançar de volta granadas inimigas.
Com o item de feromônio, é possível transformar antlions em aliados, chamando-os para o jogador ou enviando-os para atacar inimigos. O traje HEV recebeu melhorias, incluindo a capacidade de zoom e sprint, que compartilham energia com a lanterna e o suprimento de ar.
O jogo introduz desafios envolvendo física detalhada, como pesar um lado de uma gangorra com tijolos para usá-la como rampa. Muitos dos puzzles aproveitam essa simulação, incentivando o jogador a interagir ativamente com o ambiente para progredir.
Os ambientes frequentemente criam uma sensação de desvantagem, com inimigos posicionados em pontos estratégicos ou realizando ataques em massa. Gordon enfrenta uma variedade de ameaças, desde a fauna alienígena até as forças Combine, que utilizam soldados, helicópteros, gunships e máquinas gigantes como Striders. Embora isso contribua para a atmosfera opressiva, pode ser frustrante para o jogador, especialmente nos capítulos finais, onde a dificuldade aumenta abruptamente.
Além da campanha principal, Half-Life 2 também inclui modos multiplayer, como Counter-Strike: Source e Half-Life 2: Deathmatch, ambos desenvolvidos com a Source Engine do jogo, que trouxe avanços significativos em gráficos, física e animação.
A ambientação de Half-Life 2 é um de seus aspectos mais marcantes, contribuindo significativamente para a imersão do jogador. Diferentemente de Half-Life, que era ambientado exclusivamente nas instalações de pesquisa de Black Mesa, a sequência traz um escopo mais épico e global. A narrativa se desenrola em locais variados, como City 17, canais poluídos, Ravenholm e a prisão Combine Nova Prospekt, todos projetados para transmitir a opressão do domínio Combine.
City 17, o principal cenário do jogo, foi concebida como uma cidade fictícia no leste europeu, inspirada por locais como Praga, Moscou e Berlim Oriental. Sua arquitetura brutalista e atmosfera sufocante refletem o controle autoritário e opressor dos Combine. O diretor de arte, Viktor Antonov, búlgaro, desempenhou um papel crucial na escolha dessa ambientação. A concepção inicial incluía elementos como o navio quebra-gelo Borealis e teleportes entre planetas, mas foram descartados para manter a continuidade narrativa entre os níveis.
Cada ambiente é reforçado pela trilha sonora minimalista de Kelly Bailey, que intensifica momentos de tensão e ação. A Source Engine da Valve trouxe avanços para a época, permitindo animações faciais realistas, física avançada e a criação de cenários detalhados e imersivos.
A Valve elevou o nível de caracterização em Half-Life 2, expandindo significativamente os personagens secundários apresentados no original. Inspirados pela conexão que os jogadores estabeleceram com personagens menores em Half-Life, a equipe desenvolveu modelos mais detalhados e animações faciais realistas, estudando a psicologia das expressões faciais baseadas nas pesquisas de Paul Ekman.
Os personagens principais incluem:
Após os eventos do primeiro Half-Life, Gordon Freeman, um físico teórico, é retirado de sua estase pelo enigmático G-Man, um personagem cujas intenções permanecem desconhecidas. Aproximadamente 20 anos após a invasão alienígena na Black Mesa, a Terra foi subjugada por um império multidimensional conhecido como Combine, que conquistou o planeta após a devastadora Guerra das Sete Horas. Agora, Freeman desperta em um trem de passageiros a caminho de City 17, uma metrópole sob domínio alienígena.
Logo após sua chegada, Gordon é auxiliado por Barney Calhoun, membro da resistência infiltrado entre os policiais Combine. Barney o instrui a encontrar o laboratório do Dr. Isaac Kleiner, mas Freeman é rapidamente perseguido por oficiais Combine. Resgatado por Alyx Vance, uma figura central da resistência, Gordon é guiado até o laboratório de Kleiner.
A tentativa de Kleiner de teleportar Gordon para a base da resistência falha, resultando em uma breve teletransportação para a Cidadela — sede de Wallace Breen, ex-administrador da Black Mesa e agora líder humano subordinado aos Combine. De volta ao laboratório, Gordon descobre que a Combine foi alertada sobre sua presença e, para escapar, ele é forçado a seguir pelos canais da cidade, eventualmente pilotando um airboat.
Na base da resistência, Freeman se reúne com Dr. Eli Vance e conhece Dr. Judith Mossman. Alyx apresenta Gordon ao robô Dog e entrega-lhe a Gravity Gun, uma ferramenta essencial para manipular o ambiente e enfrentar os desafios adiante. No entanto, a base é atacada pelas forças Combine, que capturam Eli e Judith.
Gordon é então obrigado a atravessar Ravenholm, uma cidade-fantasma infestada por zumbis, onde recebe ajuda do Padre Grigori, o único habitante restante. Após escapar, ele chega a um posto avançado da resistência, onde recebe um buggy para dirigir por rodovias costeiras marcadas pela baixa drástica dos níveis de água. O objetivo é alcançar Nova Prospekt, uma prisão Combine onde Eli e Judith estão cativos.
Reunido com Alyx na prisão, Gordon localiza Eli, mas descobre que Judith é uma espiã dos Combine. Antes que possam detê-la, Judith usa um teletransportador para levar Eli à Cidadela. Gordon e Alyx tentam escapar usando o mesmo teletransportador, que explode, mas consegue enviá-los de volta ao laboratório de Kleiner.
Ao retornarem, descobrem que uma semana se passou desde o ataque a Nova Prospekt, período durante o qual a resistência iniciou uma rebelião armada contra os Combine. Juntos, Gordon e Alyx, com o auxílio de Barney e Dog, lutam para chegar à Cidadela. Lá, o sistema de segurança neutraliza o arsenal de Gordon, mas acidentalmente supercarrega a Gravity Gun, permitindo que ele continue avançando pela torre.
Gordon é levado em uma cápsula de transporte até o escritório privado de Breen, no ápice da Cidadela, onde Judith, Eli e Alyx estão como prisioneiros. Breen revela seu plano de usar os reféns como moeda de troca em negociações com os Combine, mas Judith, enfurecida pela traição, liberta os cativos. Breen tenta escapar usando um teletransportador no topo da Cidadela, mas Gordon destrói o reator da instalação, causando uma explosão que aparentemente destrói Breen.
Nos momentos finais, enquanto o reator entra em colapso, o G-Man reaparece, congela o tempo e elogia Gordon por suas ações, antes de devolvê-lo à estase, deixando os eventos futuros envoltos em mistério.
1998. HALF-LIFE manda um choque na indústria de jogos com sua combinação de ação batedora e história contínua e imersiva. O título de estreia da Valve ganha mais de 50 prêmios de jogo do ano no seu caminho a ser denominado o “Melhor jogo de PC de todos os tempos”, pela PC Gamer, e lança uma franquia de mais de oito milhões de unidades físicas vendidas no mundo inteiro.
AGORA. Tomando o suspense, desafio e carga visceral do original, e adicionando novos e surpreendentes realismo e responsividade, Half-Life 2 abre a porta para um mundo onde a presença do jogador afeta tudo ao seu redor, do ambiente físico aos comportamentos e até emoções dos amigos e inimigos.
O jogador novamente pega o pé de cabra do cientista pesquisador Gordon Freeman, que se encontra numa Terra invadida por aliens, com seus recursos esgotados, com sua população se encolhendo. Freeman é enviado ao nada invejável papel de resgatar o mundo dos males que ele liberou tempo atrás, em Black Mesa. E muitas pessoas com as quais ele se importa estão contando com ele.
A jogabilidade intensa e de tempo real de Half-Life 2 só é possível por conta da Source, a nova tecnologia proprietária de engine da Valve. A Source traz grandes melhorias em:
O Half-Life 2 é um jogo um normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) na loja do Steam, que é para onde nosso link de download leva.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!